Como atrair mais clientes para sua loja?

Rate this post

Existem estabelecimentos onde os consumidores fazem fila em suas portas para adquirir seus produtos ou serviços. E ainda assim, aparentemente, não se preocupam em passar horas em uma lista de espera para consumir um bem, contratar um serviço ou vivenciar uma experiência. Por que isso acontece?!

Já adianto que o ponto de partida é conhecer seu cliente. Conhecer quem consome no seu estabelecimento e ao invés de consumir no seu concorrente é importante. Tão importante quanto, é conhecer seu cliente em potencial. A partir daí, nós do Instituo Opus preparamos uma lista com dicas valiosíssimas para te ajudar a atrair mais clientes para sua loja.

Como atrair mais clientes para sua loja?

Navegação

Fortalecimento da identidade

Você tem claro em sua mente qual a imagem você passa para o seu cliente e para os demais? Várias empresas investem muito tempo e dinheiro elaborando layouts chamativos e não se preocupam se estão de fato transmitindo sua identidade para o consumidor.

Diferente do que se espera, volumosas somas de dinheiro e noites de sono perdidas não são necessárias para que o consumidor se identifique com você. Basta ter criatividade! É necessário instigar a curiosidade de quem passa na frente do estabelecimento e criar um ambiente aconchegante.

Seu objetivo deve ser tornar-se um lugar onde o seu cliente não vai apenas para injetar dinheiro na economia. A partir do momento que o cliente se identifica, ele passa a se sentir mais à vontade no ambiente que você construiu. Como se fosse uma extensão da própria casa. Quanto mais à vontade seu cliente se sentir, mais tempo ele vai passar no seu estabelecimento. Mais tempo no seu estabelecimento, logicamente, maiores são as chances de consumir. Isso tudo sem considerar que quanto mais tempo ele passa com você, menos tempo ele passa no estabelecimento de outra pessoa.

Fortalecimento da Imagem

Diferenciação da experiência

No ambiente do marketing corporativo, pesquisadores, analistas e gestores investiram e não mediram esforços em busca da diferenciação de produto. Diferenciar um produto, inclui fazer modificações no próprio produto em relação aos dos competidores e mostrar para o consumidor que isso o torna melhor.

No entanto, o consumidor da atualidade está cada vez mais desvinculado dos aspectos materiais da ação de consumir. Hoje, apesar de preço, quantidade e o status que determinado produto ou serviço conferem, as experiências de consumo têm ganhado cada vez mais relevância.

Cada vez mais os seus clientes cativos e potenciais se preocupam menos com o “ter” e mais com o “ser”. Ou seja, produtos e serviços começam a deixar de serem enxergados como um fim e passam a ser vistos como um meio para alcançar um nível maior de bem-estar. Portanto, transparência, no sentido de levar o consumidor onde de fato ele deseja ir, originalidade e entretenimento devem nortear a oferta de produtos e serviços.

Programa de fidelidade

Acreditamos que você fez seu dever de casa, contratou uma pesquisa de mercado, conhece seu cliente e consegue fazer do seu estabelecimento uma segunda casa para ele. Em todo relacionamento é necessário investir tempo, no relacionamento com o cliente não seria diferente. Como então fazer com que ele se torne fiel a você? A resposta é óbvia, lançar um programa de fidelidade!

Para seu consumidor cativo, que já ia comprar seus produtos, o programa de fidelidade é capaz de atuar na percepção do diferencial entre Valor recebido e preço pago de forma bastante positiva. Isso faz com que ele se torne mais fiel e ainda é capaz de aumentar seu tíquete médio

Para os consumidores que te conhecem, mas ainda não consomem seus produtos, passa a ser um diferencial positivo. Assim como para os que não conhecem seu estabelecimento, se torna uma boa razão para conhecer. Nessa dinâmica você começa a notar seu volume de vendar crescer!

Diálogo com o cliente

Relacionamento é uma questão de confiança, mas também de diálogo! Os passos percorridos pela nossa lista até aqui tratam das etapas onde você dialoga com o consumidor antes e durante o processo de compra. No entanto, a experiência de consumo não para por aí. E não sou eu quem estou dizendo, uma pesquisa do IBOPE apurou que serviços de pós-vendas e garantias é de suma importância para 74% dos consumidores brasileiros. Ou seja, é necessário continuar o diálogo com o cliente depois que ele bota os pés fora do seu estabelecimento.

O setor de e-commerce em geral utiliza e-mails de relacionamento, notificações no smartphone e afins. No entanto, não é porque você é proprietário de um espaço físico que não possa adotar práticas semelhantes. Muitas lojas já possuem cadastro informatizado de seus clientes, basta usá-lo para manter o relacionamento!

Investir no atendimento

Todo empreendedor sabe que um bom atendimento ao cliente é fundamental para o sucesso de seu negócio. Inclusive, muito se diz a respeito sobre atendimento diferenciado, mas o que você tem feito para garantir que seus colaboradores realizem um bom atendimento?

Quando dizemos que é necessário investir no atendimento ao cliente, estamos dizendo que é necessário traçar um padrão e treinar os colaboradores para que esse padrão seja alcançado. No entanto, já adianto que não é necessário contratar um workshop da moda com o coach do momento.

Após vivenciar inúmeras negociações, de sucesso e insucesso, você já deve ter elaborado uma tática de vendas bastante assertiva. Dessa forma, basta passar o conhecimento adiante. No entanto, é possível se aprofundar um pouco. Existem vários métodos de venda amplamente difundidos no mercado como SPIN selling, The Sandler Selling System, SNAP selling e etc..

Você pode escolher qual se encaixa mais no seu modelo de negócios ou até mesmo internalizar no seu processo aquilo que acha mais relevante em cada um deles. O importante é transmitir o conhecimento para equipe.

Estar presente na Internet

Você já parou para pensar em como é importante nos dias atuais a sua empresa ter uma boa presença na Internet? É óbvia a realidade de que as empresas que criam sites de vendas ou blogs que produzem um conteúdo de alta qualidade conseguem conquistar clientes muito mais rapidamente e em maior escala.

Isto se deve ao fato de que no ambiente virtual a sua marca sempre terá maior visibilidade do que em ambiente físico e pode alcançar possíveis clientes que estão mais distantes de você, mas que mesmo assim se interessam em comprar o seu produto. Se você tem uma loja e pretende lançar seu negócio no ambiente virtual, este artigo é muito útil caso você nunca tenha criado um site.

Não perca tempo e trate de se informar mais sobre o assunto e logo você verá as vantagens de ter sua página na Internet e o aumento de seu lucro com as vendas que virão.

Avaliação e melhorias

Se você já conhece seu cliente, possui um negócio com uma identidade sólida e um programa de fidelidade eficiente, canais bens desenvolvidos de comunicação e investe no atendimento do seu cliente, você está de parabéns. Mas todo esse esforço aí esta dando certo?

Lembre-se que, a partir do momento que você deixa de mensurar qualquer aspecto do seu negócio, ele deixa de ser gerenciável. Por isso, cada vez mais, empreendedores, de diversos nichos de mercado e tamanhos diferentes, tem contratado avaliações a paisana de seus estabelecimento. São os clientes misteriosos!

Essa é uma estratégia que utiliza o olhar de um profissional treinado com o exato perfil pessoal e socioeconômico do seu cliente. Assim, é possível identificar todos os itens dessa lista, bem como seus pontos fortes e fracos. Com o relatório em mãos, basta implementar as melhorias.

Nós do Instituto Opus somos especialistas em avaliações por meio de cliente oculto e soluções de mercado. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo