×

4 dicas para melhorar o relacionamento com os clientes

4 dicas para melhorar o relacionamento com os clientes
5 (100%) 4 voto[s]

Você deseja melhorar a relação da sua empresa com os clientes? Conheça algumas condutas que irão satisfazer os seus clientes e alavancar a qualidade do serviço ou produto que sua empresa oferta.

A relação que uma empresa tem com o seu cliente é um ponto crucial para que tudo fique equilibrado, pecar nessa questão pode ser devastador em um futuro próximo. Se pararmos para refletir não adiantará de nada a empresa oferecer um bom serviço ou produto se no final não ouve e nem satisfaz os seus consumidores. Você já deve ter ouvido por aí que “o cliente tem sempre razão” e, tem mesmo. É certo que o objetivo final de um empreendedor é o lucro, mas, para que ele atinja este ponto, o cliente é muito importante, afinal, quem faz o negócio é o consumidor.

Além de investir e empregar efetivamente um  bom método de atendimento ao cliente, é necessário que haja um monitoramento do serviço que o seu consumidor recebe, bem como o produto. Não adianta nada, qualificar sua equipe ou ter um objetivo se o mesmo não é colocado em prática. Um método, como por exemplo, o cliente oculto pode ajudar.

Público alvo pesquisa de mercado

O cliente oculto é um ferramenta de gestão e abordagem estratégica que avalia a qualidade dos produtos e serviços que irão ser ofertados. Ele se baseia na utilização de pessoas que podem se passar como um cliente e avaliar para você, a qualidade do atendimento, experiencia do cliente com o serviço ou produto ofertado, etc. Utilizar dele é essencial para avaliar os resultados que sua empresa produz, sendo eles positivos ou não.

Desenvolvemos algumas dicas que podem, de modo profundo, colaborar para o desenvolvimento da sua empresa. Portanto, se o seu desejo é alcançar um nível de excelência no relacionamento com o seu cliente, separamos quatro dicas que podem te ajudar nessa jornada. Continue a sua leitura e veja como é essencial cuidar do protagonista do seu negócio.    

Conheça o seu cliente

O primeiro passo é conhecer o seu público-alvo, quando sabemos quem é o cliente e a sua segmentação, podemos oferecer um melhor serviço e, principalmente, melhores soluções para o seu potencial consumidor, além de poder atingi-lo com mais eficácia. Nunca se esqueça que as pessoas consomem, em geral, para suprir e solver as suas necessidades, lei básica da economia e, portanto, a empresa tem que estar preparada para essa atribuição.

É importante pesquisar e analisar de maneira especial o seu cliente, o que ele valoriza e quais são as suas principais necessidades e expectativas, quanto mais conhecimento você tiver, melhor será o direcionamento do seu atendimento.

Além disso, é relevante delimitar o que você vai oferecer para que saiba a quem vai oferecer e, bem como, observar as tendências do mercado, já que elas podem afetar diretamente o seu negócio.

Grupo Focal

Tenha foco no cliente

Como já demostramos anteriormente o cliente é a peça chave do seu negócio, sendo assim, você tem que ter um olhar em especial para ele.  Está é uma dica que pode parecer óbvia, mas acredite, muitas empresas não dão o devido valor a ela e sofrem graves consequências. Portanto, entender que o seu cliente é o foco e a subsistência para a sua empresa é primordial.

Aqui, é necessário trabalhar o seu lado empático e se colocar no lugar do seu cliente para que as decisões sejam a mais satisfatória possível para os dois lados.

Alie ferramentas ao treino e qualificação da sua equipe

Treinar e qualificar a sua equipe para que o seu cliente tenha um atendimento diferenciado é primordial. Um atendimento adequado começa por funcionários alinhados e capacitados, lembre-se que eles serão a porta de entrada para os seus clientes. Imagine-os como cartões de visitas para a sua empresa e vai ver como é imprescindível esse investimento.

Sendo assim, invista em treinamentos regulares e faça um acompanhamento frequente nessa área, existem vários métodos para avaliar estes atendimentos, um deles, é o cliente oculto.

Tenha agilidade, seja paciente e saiba ouvir

O cliente precisa se sentir confortável e seguro ao contratar ou comprar algum produto ou serviço que uma empresa disponibiliza. E quando eles encontram uma empresa que oferece isso, eles sabem reconhecer e, podem até trazer, de forma orgânica, novos potenciais clientes.

Assim, ter agilidade, ser paciente e ouvir o cliente é retorno positivo certo. Para tanto, existem muitas ferramentas e tecnologias que podem auxiliar a empresa nessa área, podemos dar como exemplo, as mídias sociais, que servem não só como uma vitrine para uma empresa, como são ótimas plataformas de comunicação.

Nunca se esqueça que um atendimento diferencial que privilegia de fato o seu cliente, traz, no geral, pontos positivos para a empresa e fideliza os seus clientes.

Ferramentas para melhorar o atendimento ao cliente

Uma forma eficaz e barata de melhorar o atendimento é através da avaliação por cliente oculto. Essa ferramenta gerencial coloca um avaliador “à paisana” nos principais pontos de contato com os consumidores e avalia o atendimento, execução do treinamento, cordialidade, agilidade e até mesmo se seus colaboradores estão no celular durante o expediente.

Já conhece a metodologia? Preparamos esse guia completo explicando passo a passo do funcionamento do cliente oculto.