Satisfação do Cliente: Como traduzir sentimento em indicadores!

Rate this post

A diferença entre uma empresa de sucesso e um fracasso total, mantendo tudo o mais constante, é a satisfação do cliente. Uma vez que, clientes satisfeitos voltam sempre, compram mais e são grandes agentes de marketing.

Preocupar-se com o sucesso do cliente não é mais um diferencial, hoje é uma obrigação de todo negócio! Para isso, a realização de pesquisas de satisfação do cliente é um método muito eficiente para descobrir se sua empresa está atendendo as expectativas.

Contudo, como identificar e transcrever o sucesso do cliente em informações objetivas?

Navegação

Net Promoter Score – NPS

Existem muitos indicadores que podem fornecer informações relevantes sobre a qualidade do atendimento ao cliente. No entanto, nenhum deles apresenta uma relação de força e simplicidade tal como o Net Promoter Score – NPS.

Criado em 2003 por pesquisadores da Harvard Business School, o NPS surgiu como um método de mensurar a capacidade de uma organização de conquistar a lealdade de seus clientes. No entanto, empresas como a Apple, American Express e Facebook, expandiram seu uso e o indicador se tornou base de um sistema de gestão capaz de transformar um organização.

Como usar o NPS na pesquisa de satisfação

O NPS pode ser calculado mediante a realização de uma pergunta simples, sendo essa: Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa para um amigo?

A partir dessa pergunta, é possível apurar quem são seus clientes Detratores, Neutros e Promotores da seguinte forma:

  • Clientes Detratores: Avaliações de 0 a 6. Esses são os clientes decepcionados. Acreditam que sua empresa não foi capaz de cumprir sua demanda, entregar o que prometeu ou sequer trazer melhorias para suas vidas. Além disso, muitas vezes criticam abertamente seu negócio, produtos e serviços.
  • Clientes Neutros: Avaliações de 7 a 8. São indiferentes e só compram seu produto ou usam seu serviço quando necessário.
  • Clientes Promotores: Avaliações de 9 a 10. Esses clientes são entusiastas de seu negócio, fazem elogios em público, dão sugestões de melhoria e são leais.

O cálculo do NPS, por outro lado, desconsidera os clientes neutros. Para chegar ao valor do indicador basta subtrair o percentual de clientes detratores do percentual de clientes promotores. Por exemplo: considerando uma base 100 clientes, com 85% de promotores e 15% de detratores, seu NPS é de 70%.

A partir daí é possível identificar em qual faixa de avaliação seu negócio se encontra de acordo com o valor do NPS. Sendo elas:

  • 0 ou menos: Zona crítica
  • 0 a 50: Zona de aperfeiçoamento
  • 50 a 75: Zona de qualidade
  • 75 a 100: Zona de perfeição

Como estamos tratando de uma pesquisa de satisfação com o cliente, ainda que realizada de maneira informal, é interessante combinar o NPS com uma pergunta qualitativa. Por exemplo, perguntando o motivo da avalição do cliente na pergunta anterior.

Fonte

Como pesquisar a satisfação do cliente?

Agora que você sabe como construir um indicador chave a partir das informações coletadas em sua pesquisa de satisfação, apresentamos aqui como você pode colocar sua pesquisa em prática.

Fazer você mesmo – Presencialmente

Para empresas que possuem pontos de vendas, comece preparando um questionário com perguntas a respeito do atendimento, qualidade e outras informações que acredita serem relevantes. Ressaltamos a importância de não tornar o questionário muito extenso.

A pesquisa deve avaliar os pontos que você acredita serem críticos. Portanto, é a hora de exercitar o autoconhecimento do negócio. Faça questões fechadas, utilize a Escala Likert e finalize com uma questão aberta.

Exemplo de pesquisa informal

Considere a avalição de um restaurante:

  • A comida demorou para ser entregue?
  • Sua comida foi servida em uma temperatura adequada?
  • Avalie em uma escala de 0 a 5 sendo o sabor da comida. Sendo 0 pouco saborosa e 5 MUITO saborosa.
  • O atendimento do garçom foi cordial e atencioso?
  • Quanto ao tempo para a entrega de seus pratos, o que lhe pareceu?
  • Avalie o atendimento em uma escala de 0 a 5. Sendo 0 insatisfatório e 5 excelente.
  • Avalie o ambiente em uma escala de 0 a 5. Sendo 0 desagradável e 5 excelente.
  • Use os espaços abaixo para fazer sugestões, críticas ou elogios.
  • Nome:
  • E-mail:

Fazer você mesmo – Online

Pesquisas on-line gratuitas são ideais para quem tem e-commerce. No entanto, podem se estendidas a outros tipos de atividades. A lógica a ser seguida é a mesma da pesquisa realizada presencialmente que abordamos acima. Contudo, os atrativos desse tipo de pesquisa são vários. Os seguintes de destacam:

  • Ferramentas ágeis e interativas;
  • Design agradável e intuitivo;
  • Ferramentas de apoio para análise estatística;
  • Modelos de questionários prontos;
  • Muito mais rápido.

Limitações de “fazer você mesmo”

Tanto a pesquisa on-line quanto a pesquisa realizada feita pelo próprio responsável pelo negócio, embora possam fornecer insights valiosos, possuem algumas limitações.

Pensando no processo através da ótica do cliente, muitas vezes, a urgência do dia a dia impede a participação nas pesquisas presenciais. Além disso, em alguns casos, responder um questionário após o atendimento pode comprometer a experiência de consumo. As pesquisas on-line, por outro lado estão sujeitas a terem seus questionários respondidos pela mesma pessoa.

Agora, em termos técnicos, a aplicação de uma pesquisa de satisfação feita pela própria empresa, geralmente apresenta furos metodológicos e científicos. Em pesquisas assim, é comum acontecer o famoso viés de seleção, com isso o poder dos insights retirados da pesquisa é limitado.

Outra desvantagem é o tratamento estatístico inadequado dos dados. Nesse caso, mesmo que não ocorra nenhum problema com a amostra, a análise retirada muitas vezes é subutilizada. Por isso, quando possível, é importante contar com a ajuda de uma consultoria especializada.

Satisfação do Cliente

Consultoria especializada

As consultorias especializadas em Customer Success apresentam as seguintes vantagens:

  • Metodologia correta e científica;
  • Questionários adequados e certeiros;
  • Tratamento estatístico dos dados;
  • Apresentação de relatórios detalhados;
  • Sugestão de ações com base nos resultados da pesquisa.

Como pode ser visto, a consultoria especializada é capaz de garantir a qualidade das informações. Além disso, os insights fornecidos são muito mais robustos. Mas, ainda assim, a pesquisa está sujeita aos problemas oriundos da abordagem do cliente no momento da sua experiência de consumo.

É por isso que aliado a pesquisa de satisfação, muitas vezes é realizada uma avaliação por um cliente oculto.

Cliente Oculto

O cliente oculto é um consumidor treinado que vai até o seu estabelecimento comprar um produto ou adquirir um serviço. No entanto, ninguém sabe quem ele é, muito menos que está avaliando, milimetricamente, cada característica do local e interação social. Sobretudo, o que condiz ao atendimento.

Muitas pessoas acreditam que a desvantagem da realização de uma pesquisa de satisfação por uma consultoria especializada, é o preço. De fato, é um serviço pago. No entanto, seus custos não são proibitivos.

O Instituo Opus tem experiência em pesquisas de opinião e avaliações por cliente oculto. Por isso, podemos afirmar que esse é um serviço que pode e deveria ser amplamente utilizado por empresas de todos os portes! Os produtos gerados pelas pesquisas ajudam empresas a se conectar com seus clientes, alcançar melhores níveis de satisfação do cliente e, com isso, aumentar seus resultados.

Saiba mais sobre esse serviço clicando no botão abaixo.

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo