×

Diagrama de Sankey: o que é, e como fazer no Excel

Autor:

Sobre: Economista pela Universidade Federal de Viçosa e mestrando em economia com ênfase em desenvolvimento.

Postagens: 19

O Diagrama de Sankey é forma de visualização de dados desenvolvida durate a revolução industrial. O método de análise foi criado pelo capitão irlandês Matthew Sankey.

Na análise inicial, o objetivo foi mapear a eficiência de motor a vapor. Entretanto, devido a versatilidade e facilidade de interpretação, diversas novas aplicações foram desenvolvidas.

Primeiro diagrama de sankey

Alguns campos de conhecimento que utilizam o diagrama de Sankey são finanças, economia, política, sociologia e engenharia. Até a invasão da Rússia pelas tropas Napoleônicas foi representada utilizando o diagrama.

O que é o diagrama de Sankey

O diagrama de Sankey é uma representação visual da relação entre duas variáveis, que possui um ponto de partida e pelo menos um ponto de chegada.

No Sankey a seguir, é possível observar a relação entre a avaliação do governo municipal e a intenção de voto para prefeito.

Se quiser aprender a fazer esse diagrama utilizando uma tabela dinâmica do Excel, veja o tutorial que preparamos no final deste artigo.

Como fazer diagrama de sankey

Um diagrama de Sankey pode possuir diversos níveis de informação, como nesta representação da matriz energética no Reino Unido.

Diagrama de sankey matriz energética reino unido

Através dele, podemos identificar as diferentes fontes de energia utilizadas no país, e como cada uma delas encontra aplicação na atividade econômica.

Um dos insights fornecidos pelo diagrama, é que o país é dependente da importação de petróleo. Além disso, este insumo é majoritariamente destinado para o transporte, sendo apenas uma pequena porção utilizada na indústria.

Como montar um diagrama de Sankey no Excel

Preparamos tutorial mostrando como fazer um diagrama de Sankey utilizando a ferramenta de tabela dinâmica do Excel e uma ferramenta gratuita disponível na internet.

É bastante simples. Você precisa apenas da base de dados, que pode ser coletada através de uma pesquisa de campo ou de . Veja só:

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *