Painel de dados eleitorais

4,2 bilhões de votos e 1,9 milhão de candidaturas organizadas para análise

Os dados do painel foram úteis?

O painel que você acessou era exclusivo para clientes, mas dado o sucesso da ferramenta, liberamos de forma gratuita na internet.

A única coisa que pedimos é que nos ajude a compartilhar esta página com seus amigos e colegas de profissão.

Ver que esses dados estão ajudando outras pessoas nos motiva a produzir mais conteúdo gratuito.


Sobre o Instituto OPUS

O Instituto OPUS é referência em pesquisas de opinião pública em todo o território nacional.

Desde a fundação, em 2011, já foram realizados mais de 500 projetos de pesquisa quantitativa e qualitativa em todas as regiões do Brasil.

As pesquisas eleitorais e de opinião pública do Instituto OPUS já foram destaque em diversos veículos de comunicação em todo o Brasil

Sede do Instituto de Pesquisa OPUS
Sede do Instituto OPUS

Sobre o painel de votação

O Tribunal Superior Eleitoral publica após cada eleição o banco de dados com resultado oficial. Neste arquivo consta a votação recebida por cada candidato em cada zona, seção e local de votação.

Entretanto, a base é pouco intuitiva e não permite análises temporais. Essa foi a motivação para a criação deste painel.

Inicialmente, usávamos estes dados apenas para diagnóstico interno para nossos clientes, mas a recepção foi tão boa que decidimos liberar a ferramenta sem custo. Especialmente porque esses dados são públicos e não é justo que apenas um grupo seleto de profissionais tenham acesso a essas informações.

Informações legais sobre os dados

Os dados deste relatórios são oficiais e fornecidos pela Justiça Eleitoral, que autorizou a publicação.

Possíveis incorreções são de responsabilidade exclusiva da Justiça Eleitoral e do responsável pelo cadastro no CANDex de cada candidato.

Alguns candidatos têm mais de uma ficha na mesma eleição porque tentaram se inscrever mais de uma vez. Ou porque mandaram o mesmo pedido de inscrição mais de uma vez à Justiça Eleitoral. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não exclui nenhum desses registros de sua base de dados. Quando algum dado estiver em branco significa que a informação não está disponível.

As informações de votação por município e regiões foram construídas a partir de bases distintas do IBGE e TSE e podem ocorrer inconsistências devido a alteração do nome da cidade e grafias distintas entre as bases.

A Justiça Eleitoral não fornece um identificador único que permite acompanhar seu desempenho de cada candidato ao longo de todas as eleições que participou. Para isso, foi necessário um processo de engenharia de dados para construir essa relação. Embora a lógica aplicada funcione para a grande maioria dos casos, sabemos que não é perfeita. Pedimos a compreensão do usuário neste sentido.

Rolar para o topo