Coleta de dados para pesquisa acadêmica.

Sabemos o quão desafiador é a construção de uma dissertação de mestrado, tese de doutorado ou trabalho acadêmico, especialmente quando é necessário realizar uma coleta de dados primários.

As bancas de avaliação estão cada vez mais exigentes, e o uso quase que obrigatório de testes estatísticos e econométricos demanda que o trabalho de campo seja impecável, sob risco de colocar todo o estudo em risco.

A depender do problema de pesquisa, muitas vezes o plano amostral é complexo e exige profissionais com vasta experiência na coleta de dados para trabalhos acadêmicos.

Como agravante, muitas vezes o pesquisador já está sobrecarregado com as matérias do programa ou outras atividades extracurriculares, o que impõe uma camada extra de dificuldade na execução da pesquisa.

Quando o pesquisador se encontra nessa situação, umas das únicas alternativas viáveis para execução da pesquisa é a contratação de uma empresa profissional de pesquisa para a coleta dos dados.

Nesta seara, o Instituto OPUS se destaca, com uma gama de clientes atendidos em Universidades de ponta no Brasil e nos Estados Unidos.

A depender dos objetivos da pesquisa e desenho amostral, diversos métodos de coleta podem ser empregados. O mais utilizados são:

Formas de coleta mais utilizadas para pesquisa acadêmica

  • Residencial face-a-face
  • Ponto de fluxo
  • Telefônica
  • Painel
  • Entrevista em profundidade
  • Grupo focal

Treinamento da equipe de campo

Nossa maior preocupação durante a coleta de dados para pesquisas acadêmicas é o treinamento da equipe de entrevistadores.

Entendemos que todos os envolvidos na pesquisa devem estar sensibilizados sobre os objetivos primários e secundários.

Para isso, sempre convidados os pesquisadores a dar um pequeno treinamento à equipe de campo. Esse treinamento é opcional e pode ser dado de forma remota, mas sempre partimos do pressuposto que quanto mais conhecimento sobre o tema da pesquisa, melhor a qualidade da aplicação.

Simultaneamente, buscamos sempre designar aplicadores que já tenham algum conhecido prévio sobre o tema da pesquisa.

Controle de qualidade das entrevistas para trabalhos acadêmicos

Além de promover uma rodada de treinamento específico sobre a pesquisa, temos um rígido controle de qualidade durante a coleta de dados para a pesquisa.

Todos os trabalhos de campo contam com um coordenador com vasta experiência em pesquisa e um analista de qualidade que realiza uma análise crítica das entrevistas.

O analista de qualidade examina as gravações das entrevistas, tempo de aplicação, coordenadas geográficas, leitura do questionário e procura por possíveis erros de marcação.

Desta forma, podemos garantir que o plano amostral seja cumprido à risca. Para conhecer mais sobre os métodos de controle de qualidade, recomentados a leitura deste artigo.

Participação do pesquisador no processo de coleta

Entendemos que o pesquisador é o idealizado do trabalho, e que é ele quem conhece o problema de pesquisa a fundo, em todas as suas nuances e peculiaridades.

Por isso, sempre convidamos o pesquisador a participar do processo de coleta.

Embora alguns pesquisadores prefiram apenas receber o trabalho final sem se envolver com a parte operacional, a grande maioria dos nossos clientes gosta de acompanhar de perto o trabalho de campo.

Não apenas entendemos esse anseio, como o encorajamos.

Comitês de ética em pesquisa e órgãos de fomento

Caso seu trabalho receba financiamento de órgãos de fomento, estamos à disposição para te ajudar com a parte burocrática da prestação de contas.

Podemos emitir notas fiscais em nome do financiador e incluímos as informações burocráticas da sua pesquisa no contrato de prestação de serviços e no boleto. Desta forma, sua prestação de contas será aprovada sem ressalvas.

Caso a sua pesquisa passe por comitê de ética em pesquisa ou necessite de assinatura de termo de consentimento livre e esclarecido, converse com a nossa equipe. Estamos preparados para realizar a sua pesquisa de acordo com as exigências do seu órgão de fomento.

Financiamento internacional

Caso o seu financiador esteja fora do Brasil, contamos com gateways de pagamento nos Estados Unidos, Europa e Ásia e aceitamos pagamento via cartão de crédito internacional.

Enviamos invoice em inglês e estamos disponíveis para reuniões em inglês.

Entre em contato com nossos especialistas. Estamos à disposição para realizar a coleta de dados para a sua pesquisa acadêmica com seriedade.

Empresa que faz coleta de dados para pesquisa acadêmica

O Instituto OPUS realiza coleta de dados para pesquisa acadêmica em todos os estados do Brasil, nas mais diversas formas de aplicação.

Preencha o formulários abaixo e receba o contato de um consulto em até 1 dia útil.

Rolar para o topo