×

Pesquisas Eleitorais

Processo de Pesquisa
Cronograma de Pesquisa

O Instituto OPUS possui grande experiência com pesquisas eleitorais. Desde 2011 trabalhamos em conjunto com partidos, candidatos e jornais para mapear a situação eleitoral local. Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto OPUS sempre traz informações estratégicas inéditas.

A cultura de pesquisas eleitorais no Brasil consolidou-se, apenas na pesquisa de intenção de voto e de rejeição. Esse tipo de pesquisa eleitoral, denominada “corrida de cavalos”, não é suficiente para o planejamento de uma campanha eleitoral.

O Instituto de Pesquisas OPUS dedica-se a métodos mais sofisticados para leitura do cenário político.

Nossa metodologia de pesquisa eleitoral quantitativa vai além da intenção de voto. Incluímos no questionário um diagnóstico socioeconômico, avaliação detalhada da gestão pública, influência de apoios políticos, necessidades da população e abrangência dos meios de comunicação.

Nossa equipe de campo é composta por aplicadores treinados pelo Instituto OPUS e toda coleta de dados é realizada com tablets. Desta forma os resultados primários são acompanhados em tempo real. Todo o trabalho de campo é supervisionado. Somos meticulosos na coleta dos dados.

Com os dados coletados, é iniciada a fase de análise. Nesta etapa são confeccionadas as tabelas, gráficos e mapas. Nossas pesquisas eleitorais contam com diversos cruzamentos de dados, e todas as observações são incluídas no relatório de pesquisa.

Entendemos a dinâmica de uma campanha eleitoral. Por isso, entregamos o resultado da pesquisa eleitoral em até dois dias após a final do período de campo. Todo o processo, entre a contratação, confecção do questionário, trabalho de campo e apresentação dos resultados não costuma levar mais que 5 dias.

Informações de Contato Instituto OPUS