Pesquisas eleitorais

Informações precisas para o sucesso do seu projeto político

Instituto de pesquisa eleitoral

Nosso processo de pesquisa

Contato inicial

Conversamos sobre a sua necessidade, os principais desafios e oportunidades políticas

Elaboração do questionário

Montamos o questionário com as perguntas mais pertinentes à sua realidade, momento e estratégia política.

O questionário é sempre montado em conjunto e não há limite de alterações ou revisões.

Coleta dos dados

Nossa equipe vai a campo realizar a entrevistas.

Todo o processo é supervisionado através de coordenação de campo e da equipe de qualidade no escritório.

Análise dos dados

Os dados são processados pela nossa equipe de analistas.

Todas as informações são estratificadas pelas principais variáveis socioeconômicas e regiões geográficas. Sempre complementamos a análise com mapas e gráficos especiais.

Apresentação dos resultados

Pronto!

Hora de transformar as informações da pesquisa em ações concretas e resultados. Nossa equipe sempre está disponível para discutir os dados quantas vezes foram necessárias.


Prazos e cronogramas

Entendemos que na dinâmica eleitoral, o tempo sempre está contra o candidato. Por isso, nos esforçamos para entregar os resultados no menor tempo possível.

Em até 5 dias após a contratação da pesquisa eleitoral, conseguimos entregar o resultado final, contendo todas as análises, gráficos e tabelas que compõe o nosso relatório.


Controle de qualidade e segurança dos dados

Treinamento para aplicadores

Todos os aplicadores do Instituto OPUS passam por treinamento completo sobre a execução das pesquisas eleitorais, incluindo noções de metodologia de pesquisa e planejamento amostral.

Coordenação de campo

Os aplicadores sempre contam com a supervisão de um coordenador de campo com ampla experiência na coleta de dados primários.

Aplicação com tablets

Todas as entrevistas são realizadas com auxílio de tablets. A adoção dos equipamentos garante a perfeita execução do questionário de pesquisa e promove agilidade na entrega dos resultados, uma vez que o banco de dados fica disponível para análise imediatamente após o término da aplicação.

Gravação silenciosa

Durante a execução das entrevistas, o sistema de aplicação realiza uma gravação silenciosa.

O áudio é utilizado para verificar se houve algum erro de leitura ou de marcação na aplicação do questionário, assim como mensurar o tempo de cada coleta.

Coleta de geolocalização

Ao término de cada entrevista, o sistema faz a coleta automática das coordenadas do local onde foi realizada a aplicação.

Este dado é utilizado para verificar a distribuição geográfica das entrevistas e a adequação ao plano amostral.

Checagem em tempo real

Todas as informações coletadas durante as entrevistas, como as perguntas, respostas, áudios e coordenadas geográficas são transmitidas em tempo real através da rede 4G para a sede do Instituto OPUS

Para cada pesquisa, é designado um checador, que verifica todas as informações recebidas para garantir a qualidade da pesquisa eleitoral e a adequação ao plano amostral.


Registro no Conselho de Estatística

Em cumprimento ao decreto federal Nº 80.404/77, à resolução CONFE Nº 87/1977 e à lei federal Nº 6.839/1980, o Instituto OPUS está registrado no Conselho Regional de Estatística da 6ª região (CONRE6) sob o número 8.388.

Acordo de cooperação técnica com a UFV

Em 12 de dezembro de 2019, o Instituto OPUS e a Reitoria da Universidade Federal de Viçosa assinaram um termo de cooperação técnica para desenvolvimento de projetos e ações de pesquisa e treinamento.

Criptografia

Os dados brutos coletados para a pesquisa eleitoral, as análises e relatórios são armazenadas com criptografia client-side AES e chave de 256 bits.

Lei Geral de Proteção de Dados

Todos as pesquisas eleitorais realizadas pelo Instituto OPUS estão em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018).


Falar com um especialista em pesquisa eleitoral

A filosofia das pesquisas eleitorais do Instituto OPUS

O Instituto OPUS possui grande experiência com pesquisas eleitorais. Desde 2011 trabalhamos em conjunto com partidos, candidatos e jornais para mapear a situação eleitoral local. Uma pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto OPUS sempre traz informações estratégicas inéditas.

A cultura de pesquisas eleitorais no Brasil consolidou-se, apenas na pesquisa de intenção de voto e de rejeição. Esse tipo de pesquisa eleitoral, denominada “corrida de cavalos”, não é suficiente para o planejamento de uma campanha eleitoral.

O Instituto de Pesquisas OPUS dedica-se a métodos mais sofisticados para leitura do cenário político.

Nossa metodologia de pesquisa eleitoral quantitativa vai além da intenção de voto. Incluímos no questionário um diagnóstico socioeconômico, avaliação detalhada da gestão pública, influência de apoios políticos, necessidades da população e abrangência dos meios de comunicação.

Nossa equipe de campo é composta por aplicadores treinados pelo Instituto OPUS e toda coleta de dados é realizada com tablets. Desta forma os resultados primários são acompanhados em tempo real. Todo o trabalho de campo é supervisionado. Somos meticulosos na coleta dos dados.

Com os dados coletados, é iniciada a fase de análise. Nesta etapa são confeccionadas as tabelas, gráficos e mapas. Nossas pesquisas eleitorais contam com diversos cruzamentos de dados, e todas as observações são incluídas no relatório de pesquisa.

Entendemos a dinâmica de uma campanha eleitoral. Por isso, entregamos o resultado da pesquisa eleitoral em até dois dias após a final do período de campo. Todo o processo, entre a contratação, confecção do questionário, trabalho de campo e apresentação dos resultados não costuma levar mais que 5 dias.

Rolar para o topo