Pesquisa Qualitativa no Rio de Janeiro

Pesquisa Qualitativa no Rio de Janeiro

As pesquisas qualitativas são importantes ferramentas para a tomada de decisão. O método qualitativo possui uma abordagem exploratória, que consegue identificar a raiz dos sentimentos dos participantes.

Essa riqueza de detalhes é impossível de se obter utilizando uma pesquisa quantitativa comum.

O Instituto OPUS realiza trabalhos de pesquisa qualitativa no Rio de Janeiro, com qualidade e seriedade. Empregamos toda a nossa experiência em pesquisa para entregar para os nossos clientes e parceiros informações relevantes.

Consulte condições sobre a utilização de salas-espelho, transmissão da pesquisa qualitativa por internet ou tradução simultânea para inglês, espanhol ou francês.

Caso haja necessidade, possuímos estrutura de gravação de áudio e vídeo portáteis, o que possibilita a execução de pesquisas qualitativas em cidades do interior, sedes empresariais ou locais especiais, sempre visando atender às necessidades específicas de cada projeto.

Instituto Pesquisa Qualitativa

Pesquisa Qualitativa com Grupo Focal no Rio de Janeiro

A pesquisa qualitativa através de grupos focais são a modalidade de coleta de dados mais utilizada nos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto OPUS.

Os focus groups são conduzidos em encontros de 6 a 10 participantes, mais um mediador. É importante que os convidados sejam de backgrounds semelhantes para que ocorra troca de informações relevantes entre os convidados.

Os encontros são filmados, assim todas reações dos convidados são utilizadas como subsídio para a análise. Nos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto OPUS, chegamos a utilizara até 3 câmeras para cada grupo. Dessa forma sempre haverá uma forma de captar as mínimas reações de cada participante.

Pesquisa Qualitativa com Entrevista em Profundidade no Rio de Janeiro

Outra forma de coleta de dados para pesquisas qualitativas é através da realização de entrevistas em profundidade, ou EPs. As entrevistas são recomendadas para a coleta de dados sensíveis, que podem gerar constrangimento ao participante caso sejam compartilhados com as demais pessoas.

As entrevistas são conduzidas por um mediador e podem ter de 30 minutos a mais de duas horas de duração.

Pesquisa Qualitativa por Etnografia no Rio de Janeiro

O último método de coleta para levantamentos qualitativos é a etnografia.

De todas, é a mais complexa, pois se trata da observação participante de um etnógrafo durante um extenso período de campo, que pode variar de 3 meses a vários anos. O pesquisador se insere no grupo que pretende estudar e passa a acompanhar o dia a dia do público alvo da pesquisa.

As conclusões são muito mais detalhadas e ricas, pois além da própria exposição prolongada na comunidade, durante o período de campo do trabalho ocorrem diversas entrevistas em profundidade, e minigrupos de discussão, muitas vezes de forma espontânea e informal.

Preencha o formulário abaixo e um dos nossos consultores entrará em contato.


Rolar para o topo