Pesquisa Eleitoral em Belo Horizonte

Instituto de Pesquisa Eleitoral em Belo Horizonte

Belo Horizonte é a capital política, cultural e econômica de Minas Gerais. Portanto é natural que haja grande demanda por pesquisas eleitorais.

O Instituto OPUS conduz pesquisas qualitativas e quantitativas em todas as cidades mineiras. Abaixo, detalhamos os principais tipos de pesquisas eleitorais realizadas pelo Instituto. Para mais informações, entre em contato.

Neste artigo detalhamos como garantimos a qualidade dos dados e das pesquisas eleitorais que coordenamos.

Contato Instituto OPUS PesquisaPesquisa Eleitoral em Belo Horizonte

Essa é a forma mais tradicional de pesquisa eleitoral. Tem por objetivo identificar os índices de intenção de voto, rejeição, influência de apoio e opinião popular nos principais temas da campanha.

O Instituto OPUS entende a dinâmica de campanha, e por isso somos ágeis na entrega dos resultados. De maneira geral, a apresentação da pesquisa é realizada apenas dois dias depois do final do período de campo. Em casos especiais, a apresentação pode ocorrer no dia subsequente ao final da aplicação.

Entre em contato e solicite uma reunião sem compromisso.

Pesquisa de Diagnóstico Eleitoral em Belo Horizonte

A pesquisa de diagnóstico utiliza a mesma metodologia survey da pesquisa eleitoral, mas conta com questionário mais amplo. O principal objetivo deste trabalho é fundamentar a candidatura e imagem do candidato e traçar estratégias de atuação política.

Toda campanha eleitoral, independente do cargo, ou do poder (executivo ou legislativo) deve realizar um levantamento do tipo. Assim é possível identificar pontos forte e fracos do candidato e de seus adversários.

De maneira geral, os relatórios de pesquisa de diagnóstico eleitoral têm mais de 80 páginas, entre mapas, tabelas, cruzamentos e textos.

Contato Instituto OPUS PesquisaAvaliação de Governo e Mandato em Belo Horizonte

A pesquisa de avaliação de governo e mandato tem por objetivo identificar a aprovação popular dos detentores de cargos públicos.

Ela deve ser conduzida de 2 a 4 vezes por ano. Assim, o político tem acesso ao sentimento exato das ruas e de seus eleitores. Muitas vezes, os governantes são protegidos de informações sensíveis pelos seus assessores. Embora aconteça de boa-fé, a falta de informações confiáveis pode ser fatal para a campanha à reeleição.

Tracking Eleitoral em Belo Horizonte

O tracking eleitoral é uma modalidade de pesquisa qualitativa survey de alta periodicidade. Nesta configuração, é realizada uma média móvel dos últimos dias de campo. A periodicidade pode ser diária, a cada 4 dias ou semanal.

Esse tipo de levantamento é indicado para campanhas acirradas e em cidades com mais de 50 mil eleitores. A equipe com esse tipo de levantamento obtém uma vantagem estratégica significativa em relação aos adversários.

Pesquisa Qualitativa

Diferente dos tipos de pesquisa survey comentados acima, a pesquisa qualitativa não utiliza o questionário como principal instrumento de coleta. Na pesquisa qualitativa, os participantes seguem um roteiro, e podem opinar livremente sobre os temas em discussão.

Esse tipo de trabalho é conduzido em ambiente controlado, com gravação de áudio e vídeo. Desta forma, todas as reações, por mais discretas que sejam, são capturadas e interpretadas.

Contato Instituto OPUS Pesquisa

Rolar para o topo