Como motivar uma equipe de vendas? Confira dicas essenciais

5/5 - (1 vote)

Uma equipe de vendas é de suma importância para qualquer empresa e é preciso aprender a motivá-la!

Um time entusiasmado é uma força vital para o seu negócio. Colaboradores infelizes resultam em queda da produtividade e, consequentemente, na saúde operacional e financeira da empresa.

A pergunta que fica é: como motivar uma equipe de vendas? Separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo e formar um time de alta performance.

1)    Gerencie com ética e coerência

A ética e a coerência são fundamentais para uma administração de sucesso.

Esteja presente no dia a dia, acompanhando todas as decisões a serem tomadas, garantindo a meritocracia e a igualdade de oportunidades e sempre reforçando a relação de confiança entre colaboradores e gestores.

2)    Reconheça e valorize

Reconhecer o talento e valorizar a dedicação de seus funcionários são práticas fundamentais para motivar a equipe de vendas.

Aposte na proximidade, na observação e no diálogo, para que consiga perceber as peculiaridades de cada profissional.

Após compreender o perfil de cada colaborador, trace um plano de desenvolvimento individual que terá o objetivo de potencializar o desempenho de cada um de seus trabalhadores.

3)    Estabeleça metas claras e alcançáveis

Metas impossíveis de alcançar acabam com a motivação de qualquer um.

Saiba traçar objetivos realistas e dê os direcionamentos ideais para que seu time tenha confiança em atingir o combinado.

Uma boa dica é utilizar a tática de Alex Ferguson: em vez de dizer “temos que fazer 4 gols no segundo tempo”, diga “temos que fazer um gol no primeiro minuto”. Além de parecer mais simples e possível, estimula a equipe a superar a meta.

4)    Faça bom uso do feedback

O feedback é um fator indispensável à gestão do capital humano e precisa ser aplicado em todos os níveis hierárquicos.

Através de conversas sinceras e estruturadas, o gestor deve orientar, incentivar e acompanhar o progresso de seus liderados.

5)    Ofereça recursos e soluções tecnológicas

Com bons recursos tecnológicos, o impacto na alta performance do colaborador torna-se muito maior. Antes de cobrar, crie condições que permita um desempenho excepcional!

Cuide do layout, da infraestrutura e principalmente da aquisição de softwares de gestão, sistemas operacionais e equipamentos que garantam a transformação digital da empresa.

6)    Compartilhe conhecimento por meio de reuniões

Outra forma de tornar seus vendedores mais motivados é promover reuniões com o objetivo de incentivá-los a dividir seus aprendizados e experiências.

Para isso, peça para que cada um da equipe compartilhe com os demais alguma situação vivida com um cliente, fácil ou não de ser resolvida, para que haja a troca de informações e um agregue conhecimento ao outro.

Dessa maneira, além de integrar seus colaboradores, você os motivará por meio da valorização de seus conhecimentos e pelo respeito a suas experiências.

7)    Incentive por meio de benefícios e bonificações

Oferecer vantagens em troca do alcance às metas é uma ótima forma de motivar sua equipe de vendas.

O incentivo pode ser um benefício extra ou até mesmo uma bonificação no salário. Pode ser realizado individualmente, de maneira a criar competição entre os vendedores, ou, até mesmo, em forma de bonificação ao grupo, incentivando o trabalho em equipe.

O importante é movimentar seu time e mantê-lo sempre engajado para novas conquistas.

8)    Propicie oportunidades de crescimento

Nada é mais motivador que saber que há uma possibilidade de crescimento na empresa e poder trabalhar para conquistá-la.

Crie oportunidades para que seus colaboradores aprimorem suas habilidades e se desenvolvam na carreira.

Cada profissional possui uma aptidão maior para certas áreas de sua formação. Incentive seus colaboradores a procurar por algo que gostem e sintam prazer em se capacitar. Treinamentos e cursos fazem parte desse desenvolvimento, mas o gestor deve ser cuidadoso para oferecer as capacitações certas para cada perfil profissional.

9)    Apresente os resultados

Mostrar os resultados do trabalho para a sua equipe é uma ótima forma de motivá-la!

Faça o esforço de apresentar como a atuação de cada funcionário colaborou para o alcance do resultado final, reforçando como o empenho individual é importante para o sucesso da empresa.

10) Favoreça a liberdade de trabalho

Permita que cada vendedor crie sua rotina!

É importante que a empresa estabeleça metas e que os vendedores as atinjam. Porém, quando cada colaborador organiza sua própria agenda, eles tendem a ser mais produtivos, empenhando-se ainda mais para alcançar os objetivos propostos.

O acompanhamento deve sempre ser feito apenas para garantir que os objetivos finais sejam alcançados, sem restringir a liberdade do vendedor.

Riscos de não motivar sua equipe de vendas

No aspecto corporativo, motivar sua equipe de vendas é um fator determinante e essencial para o sucesso.

Ao não engajar seus funcionários, a empresa pode sofrer de um alto turnover, o que leva os vendedores a quererem trocar de firma ou até de cargo.

Em qualquer uma das situações, a falta de motivação pode ser o núcleo do problema.  

O que é turnover?

Turnover é um indicador que mensura a quantidade de funcionários que deixam uma empresa durante um determinado período.

Essa métrica fornece uma avaliação abrangente da cultura empresarial, assim como indica se a seleção de pessoas está sendo realizada da maneira adequada.

Muitas vezes, o alto turnover se torna um fator constante, seja porque o funcionário se sente desmotivado e não produz o suficiente ou porque não se adaptou ao ambiente corporativo.

De toda forma, se o colaborador decidiu junto ao líder, fazer parte do time, cuide para que ele se mantenha ativo e esperançoso com o negócio.

Além do treinamento: outros caminhos para motivar sua equipe de vendas

Motivar a equipe de vendas é fundamental para manter seus vendedores sempre ativos, atrás de novas oportunidades e evoluindo. Com isso, os colaboradores serão peças fundamentais para elevar o nível da empresa, destacando-a dos concorrentes.

Agora que você já possui as principais dicas de como motivar uma equipe de vendas, separamos alguns outros caminhos para que possa ir além e engajar ainda mais o seu time! Confira:

  1. Trabalhe a transparência de informações;
  2. Seja um líder acessível;
  3. Mostre sempre justiça em suas decisões;
  4. Demostre confiança e autonomia;
  5. Escolha perfis de funcionários alinhados com o propósito da empresa;

Invista nos seus vendedores e veja os resultados se refletindo na qualidade dos profissionais e no faturamento da sua organização!

Avalie o desempenho de sua equipe de vendas por outros olhos

Já pensou descobrir o que os seus clientes acham do atendimento da sua empresa?

Imagine entender a percepção dos consumidores a respeito de sua firma, a fim de analisar se seus investimentos e melhorias estão sendo realmente efetivos.

Isso tudo é possível através da avaliação por cliente oculto!

Esse serviço oferece à sua empresa uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados nos diferentes setores da instituição. Assim, é possível implantar as melhorias necessárias e estratégias ainda mais efetivas, com o objetivo de captar e fidelizar mais clientes!

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo