×

O que é uma Pesquisa Survey

O que é uma Pesquisa Survey
4.3 (85.26%) 19 voto[s]

A pesquisa survey é um tipo de investigação quantitativa. Ela pode ser definida como uma forma de coletar dados e informações a partir de características e opiniões de grupos de indivíduos. O resultado encontrado, desde que o grupo seja representativo da população, pode ser extrapolado para todo o universo em estudo.

Leia também: Pesquisas qualitativas: O guia definitivo

O instrumento normalmente utilizado como forma de se obter dados para esse tipo de pesquisa, é o questionário estruturado.

Quando usar uma pesquisa survey

Não há uma maneira precisa, de definir em qual circunstância deve-se usar ou não, determinado tipo de pesquisa. Até porque, é possível usar mais de uma forma de investigação para o mesmo trabalho.

No entanto, a depender de alguns contextos, é possível definir qual estratégia de pesquisa é mais ou menos viável. Para o caso da aplicação ou não, de uma pesquisa survey, esta decisão pode ser tomada a partir de algumas perguntas.

Em geral, essas perguntas são: “o quê?”, “como?” “por que” e “quanto?”. A partir delas é possível estruturar um questionário, que será respondido por um grupo de pessoas representativo do universo da pesquisa.

Existem diferente tipo de pesquisa survey, como já escrevemos neste artigo. Nesta outra publicação, descrevemos quais são as etapas de um processo de pesquisa quantitativa.

Exemplos de pesquisas Survey

As pesquisas do tipo survey são frequentes na mídia e nas decisões empresariais. As mais comum são as pesquisas eleitorais. Outros levantamentos do tipo são as mensurações de audiência televisiva, realizadas pelo IBOPE, as pesquisas Top of Mind, os censos, e as pesquisas de satisfação.

Quando NÃO realizar uma pesquisa survey

De maneira semelhante ao caso que indica a aplicação, também não há uma forma que classifique de maneira exata, quando uma metodologia de pesquisa não deve ser aplicada. Assim, o contexto da pesquisa deve considerado, na hora de desconsiderar um método para a pesquisa.

O survey é pouco aconselhável em casos nos quais haja a necessidade de explorar a razão por trás das respostas ou entender dinâmicas sociais complexas. Exemplos desse tipo de aplicação são pesquisas não estatísticas, cujo o objetivo é testar a reação das pessoas sobre produtos ou políticos. Nestes casos, o recomentado é a condução de uma pesquisa qualitativa.

Contato Instituto OPUS Pesquisa