O que é empate técnico em pesquisas eleitorais

5/5 - (3 votes)

Empate técnico é quando a intenção de voto de dois ou mais candidatos estiver dentro da margem de erro da pesquisa. Essa margem pode variar de pesquisa para pesquisa, devendo levar em conta, o método empregado, número de questionários, período de campo da pesquisa, entre outros fatores.

O que é margem de erro

Os livros texto de estatística definem margem de erro da seguinte forma:

Margem de erro é uma estatística que mostra o tamanho do erro amostral aleatório em uma pesquisa.

Em termos mais próximos do nosso cotidiano, são quantos pontos percentuais um resultado pode variar para ser estaticamente igual ao outro.

A magnitude da margem de erro depende, entre outros fatores, do tamanho da amostra utilizada na pesquisa. Uma das formas de calcular o número de questionários de um levantamento é dada pela seguinte equação:

Fórmula cálculo amostra pesquisa quantitativa

Esta é a chama regra de bolso. Ela fornece o número de questionários (“n”) para a margem de erro desejada (“e”) considerando 95% de certeza nos resultados. Existem outras equações para o cálculo de amostra, mas por motivos didáticos vamos nos ater a ela neste artigo.

Utilizando a fórmula acima, temos que uma pesquisa com 400 questionários possui margem de erro de 5 pontos percentuais, 1100 questionários preveem 3 pontos percentuais de margem de erro, e assim sucessivamente.

Exemplos de empate técnico em pesquisas eleitorais

A eleição presidencial de 2014 foi uma das mais disputadas na história do Brasil. Durante todo o processo eleitoral, as intenções de votos para os presidenciáveis se alteraram bastante, o que possibilitou a construção de vários cenários diferentes.

O Datafolha fez uma série de pesquisas presidenciais naquele ano, que mostravam o crescimento de Aécio Neves e a perda de votos de Marina Silva, como é possível observar na imagem abaixo.

Gráfico empate técnico pesquisa eleitoral

A sombra sob a linha principal indica a margem de erro da pesquisa, que neste caso era de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. A partir da quarta pesquisa realizada pelo instituto, as intenções de voto dos dois candidatos passaram a se sobrepor. Esta é situação em dizemos que dois (ou mais) candidatos estão empatados tecnicamente.

Nesta outra situação, temos dois conjuntos de empate técnico. Na primeira pesquisa realizada pelo Datafolha, também em 2014, temos Aécio e Marina empatados tecnicamente. Já no segundo levantamento realizado pelo mesmo instituto, Marina já aparece empatada tecnicamente com Dilma Rousseff.

O que é empate técnico

No caso da primeira intenção de voto de Marina Silva (21%), qualquer valor entre 19% e 23% é possível estatisticamente. O mesmo é válido para todos os outros cenários. Por isso é sempre importante considerar a margem de erro ao se analisar uma pesquisa survey.

Saiba mais

Caso tenha ficado alguma dúvida e deseje entender melhor sobre o assunto, entre em contato com um especialista da Opus – instituto especializado em pesquisas de mercado e de opinião pública!

Converse com um especialista em pesquisas de opinião pública e mercado do Instituto OPUS

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo