Séries sobre política

5/5 - (4 votes)

Com os mais variados enredos, as séries são uma forma de entretenimento que atrai diferentes tipos de público.

Mas um tipo de série em especial vem chamando ainda mais atenção, especialmente entre nós, aficionados pelos jogos de poder: Os dramas políticos.

De enredos históricos a contemporâneos, da política norte americana com todas as suas redes de influência, à nossa política tupiniquim, separamos algumas tramas imperdíveis.

Leia também: Livros sobre política e campanhas eleitorais

Navegação

Boss

Séries sobre política, eleições e campanhas eleitorais

Boss retrata o dia a dia do prefeito de Chicaco, Tom Kane, diagnosticado com uma grave doença degenerativa.

Lhe restando apenas alguns anos de vida, Kane se agarra ao seu cargo, mas cada vez mais sua saúde coloca em risco sua carreira, biografia, e a vida de sua equipe.

A série foi lançada em 2011 pelo canal norte americano Starz, e conta com duas temporadas.

Designated Survivor

Séries sobre política, eleições e campanhas eleitorais

Como protocolo de segurança, pelo menos um dos membros do gabinete americano deve ficar em segurança nos eventos da alta cúpula. Thomas “Tom” Kirkman é um inexpressivo secretário de estado que foi designado para esse pouco desejado papel.

Contudo, uma explosão mata todos os altos membros do governo e joga todo o peso da presidência do Estado Unidos no então menos influente ministro.

A série que estreou em 2016 e teve duas temporadas produzidas pela rede televisiva ABC. Atualmente, está disponível na Netflix.

House of Cards – Netflix

Séries sobre política, eleições e campanhas eleitorais

O palco do poder político esconde muito mais detalhes do que aquilo normalmente mostrado ao público. Em House of Cards, série que estreou em 2013, esse tema é explorado e os porões da Casa Branca são expostos ao público.

O thriller político de Frank e Clair Underwood leva a política e o poder às últimas consequências.

A série, que é obrigatória para todos os envolvidos na política, está disponível na Netflix e já conta com 5 temporadas lançadas.

House of Cards – BBC

Séries sobre política, eleições e campanhas eleitorais

O popular drama da Netflix é uma adaptação da série britânica produzida pela BBC na década de 90.

Os livros que originaram a série foram escritos por Michael Dobbs, um ex-chefe do estado maior britânico. Portanto, espera boas doses de realismos nas cenas.

A saga conta as manobras políticas de Francis Urquhart, então whip do partido conservador que é alçado ao posto de primeiro ministro depois de uma série de chantagens e traições.

A série é emocionante e é composta de apenas 3 temporadas de 4 episódios.

O Mecanismo

Séries sobre política, eleições e campanhas eleitorais

A Operação Lava Jato abriu uma verdadeira caixa preta da corrupção brasileira. Gigantescos escândalos de corrupção, envolvendo importantes políticos e empresas estatais, vieram à tona. Esses escândalos alcançaram cifras na casa dos bilhões, acumulados em desvios e em lavagem de dinheiro, chegando a abranger outros países.

Em “O Mecanismo”, série brasileira exibida em 2018, o trâmite da Lava Jato é romanceado, de forma a mostrar para o grande público, as nuances dos grandes casos de corrupção ocorridos no Brasil nos últimos anos.

The West Wing

Séries sobre política, eleições e campanhas eleitorais

A série pioneira nos grandes dramas políticos americanos foi “The West Wing”. Em sete temporadas, o espectador é convidado a conhecer a rotina interna da Casa Branca de Josiah Bartlet.

Em sua primeira temporada, West Wing ganhou 9 emmys, um recorde para a época. Até hoje, o drama político é a 8ª produção mais premiada da televisão americana.

Na opinião deste humilde redator, é uma das produções políticas mais próximas da realidade.

Yes, Prime Minister

Séries sobre política, eleições e campanhas eleitorais

Para encerrar nossa seleção de séries política, trazemos talvez a única serie de comédia do tema já produzida. Yes, Prime Minister foi ao ar na década de 80, pela BBC, e trouxe um tom jocoso às relações no alto gabinete britânico.

Com três temporadas de sete episódios, é um divertido passeio pela cultura formal e sarcástica das rodas políticas inglesas.

Leia também: Livros sobre política e campanhas eleitorais

Leia também: 21 séries de TV sobre empreendedorismo

Saiba mais

Ficou interessado no assunto? Confira nosso blog ou entre em contato com um de nossos especialistas para saber mais sobre o universo da política!

Converse com um especialista em pesquisas de opinião pública e mercado do Instituto OPUS

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo