Como preparar um candidato para um debate na TV ou rádio

5/5 - (1 vote)

Os debates políticos na TV e no rádio são uma oportunidade fantástica para candidatos pavimentarem o caminho para um bom desempenho nas urnas.

Este é um momento importante no qual o eleitor tem contato com as ideias do candidato foram do ambiente pasteurizado da propaganda gratuita na televisão.

Talvez o momento mais importante de uma campanha acirrada seja o último debate, geralmente realizado na quinta feira antes da eleição. É o momento perfeito para sensibilizar o eleitor sobre as possibilidades que aquela vitória promete.

A seguir, estão 7 dicas para se preparar para um debate político

Navegação

A preparação termina no dia anterior

É fundamental que o candidato esteja focado e descansado no dia do debate. A preparação deve ser finalizada no dia anterior e o ideal é que o político não tenha agenda externa no dia.

Durante o debate político na televisão não apenas a fala será analisada, mas também o semblante, a postura e toda a comunicação não verbal dos concorrentes.

A preparação deve conter perguntas específicas para cada oponente, abordando todos os temas, possibilidades de respostas e contra pontos de acordo com o posicionamento de cada participante.

Esteja familiarizado com as regras.

Por mais capacitado para gestão pública que um candidato seja, caso ele não domine as regras do debate tudo pode ser colocado a perder.

Entender o tempo das perguntas e réplicas, bem como quem pode ser perguntado e sobre quais assuntos é muito importante para o desempenho do político.

Ser corrigido ao vivo pelo mediador mina a credibilidade do postulante. Por mais que o desempenho do debate não tenha relação com o desempenho no governo, a situação de fragilidade e aparente incompetência prejudica a percepção do eleitor indeciso em relação ao político.

Preparação para debate político

Analise estrategicamente quem deve responder às suas perguntas.

A grande maioria dos debates políticos no Brasil tem a estrutura de pergunta, resposta, réplica e tréplica.

Isso significa que quem é perguntado sempre tem a última palavra. Por isso, é necessário cuidado na escolha dos alvos das perguntas. 

Deixar que um oponente direto feche a fala sobre um tema importante para a sua campanha pode ser um grande equívoco estratégico.

É importante refletir que ao escolher um candidato para responder à sua pergunta, você está elegendo seus oponentes, mostrando aos eleitores com quem você se importa.

Portanto, fazer uma pergunta para um oponente direto pode ser uma decisão arriscada.

Não deixe que a pergunta do seu oponente paute a sua participação

As perguntas do adversário servem como porta de entrada para o debate. 

Elas devem ser respondidos rapidamente e o restante do tempo usado para reforçar pontos que são importantes dentro da agenda do candidato. 

Não deixe que o seu oponente paute o tempo que você tem na frente de milhões de eleitores. Use essa oportunidade para reforçar o seu posicionamento estratégico, seus valores e propostas.

A conversa é com o povo, e não com os seus oponentes. O debate não é um ato de enfrentamento, mas sim um espetáculo que o público acompanha de suas casas.

Foque nos dois primeiros blocos do debate

A maioria dos debates acontece em dias de semana e começa depois das 22:00. Grande parte dos eleitores dorme cedo e não acompanha a transmissõa até o final.

Tenho foco nos dois primeiros blocos, pois nesse intervalo o impacto da participação será maior.

Use as redes sociais ao seu favor

Meme debate presidencial

Ao longo do debate, use as redes socais ao seu favor. Caso a sua campanha tenha recursos, mantenha uma equipe de comunicação pra produzir materiais para as redes socais durante a transmissão.

Conseguir viralizar um recorte ou meme pode amplificar a mensagem para um público que não acompanhou a transmissão ao vivo, além de reforçar o posicionamento estratégico da campanha.

Após o término do debate, todos os candidatos produzem materiais para dizer que saíram vencedores, portanto, ter um equipe para criar a mesma narrativa é fundamental para não ficar atrás na batalha pela opinião pública.

Monte Grupos de pesquisa

Durante o debate, considere montar grupos de discussão para acompanhar o desempenho dos políticos.

Os grupos podem sinalizar à equipe do candidato se houve dificuldade de entendimento de uma fala, ou se a linha adotada pelo candidato está adequada.

Em alguns debates, há nítida diferença de posicionamento dos candidatos entre um bloco e outro, ou até mesmo correções do tipo “No bloco anterior, ao responder a pergunta de fulano, acho que faltou dar mais detalhes sobre como pretendo realizar a ação X…”

Na maioria das vezes, essa correções de curso são fruto de percepções colhidas durante grupos de pesquisa qualitativa realizadas pelas equipes dos candidatos.

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo