Clima Organizacional

5/5 - (3 votes)

O clima organizacional é gerado a partir dos sentimentos e percepções que os colaboradores possuem sobre sua organização.

Como é um conceito percebido, ele pode variar de indivíduo para indivíduo. A medição do clima organizacional é muito importante, pois a partir dela podemos avaliar a motivação e o comportamento dos integrantes de uma organização, que estão diretamente relacionados com sua produtividade.

A partir de sua avaliação é possível identificar se a organização possui um clima positivo ou negativo. Dessa maneira, se for negativo, medidas corretivas devem ser tomadas.

Navegação

Como ter um bom clima organizacional?

Para possuir um bom clima organizacional, a empresa deve conhecer os seus integrantes e garantir que eles a conheçam. Por consequência, é de extrema importância que os colaboradores saibam da visão, da missão e dos valores da companhia.

Somado a isso, o conhecimento sobre as metas da empresa também deve ser claro, assim como as metas traçadas para o próprio funcionário.

Quando essas informações são passadas de forma clara, os indivíduos não se sentem perdidos em relação aos seus objetivos e as suas contribuições dentro da organização.

Outro fator importante para um bom clima organizacional é certificar se os funcionários possuem conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para executar suas funções e cumprir suas metas.

Caso o contrário seja identificado, treinamentos podem ser oferecidos aos próprios. Além disso, essas qualidades devem ser remuneradas de forma condizente.

Além disso, uma boa comunicação interna da organização pode identificar e prevenir um clima organizacional negativo. Logo, canais de comunicação para que os colaboradores expressem suas ideias podem ser criados.

Dessa maneira, podemos descobrir os fatores que os têm motivado ou desmotivado com maior frequência.

Como realizar uma pesquisa de clima organizacional (PCO)?

Para realizar uma pesquisa de clima organizacional, o ideal é que uma empresa externa seja contratada, dessa forma o setor de recursos humanos pode ficar responsável apenas pelo acompanhamento da pesquisa e dos resultados. Além disso, quando a pesquisa é feita por empresas terceirizadas os funcionários costumam ficar mais à vontade para participar da pesquisa.

O próximo passo para elaborar uma PCO é avaliar o tamanho e a estrutura da organização.

Em empresas muito grandes, que são divididas em diversos setores, mais de um questionário pode ser formulado. Isso ocorre porque os indivíduos pertencentes a setores distintos, possuem diferentes demandas em relação à organização.

Outro fator a se considerar em relação ao tamanho da organização, é que ele pode alterar o tipo de pesquisa que será realizada.

Quando as empresas possuem um número de colaboradores muito elevado uma pesquisa quantitativa pode ser utilizada. Esse tipo de pesquisa permite que a pesquisa seja realizada de forma censitária ou por meio de amostragem.

Da mesma forma, pesquisas qualitativas também se aplicam a climas organizacionais. Essas podem ser realizadas por meio de entrevistas individuais com os colaboradores ou através de grupos focais.

A partir dos resultados dessas pesquisas, podemos compreender comportamentos, identificar hipóteses e descobrir opiniões e expectativas dos colaboradores em relação a organização.

O Instituto Opus pode te ajudar a definir o melhor modelo de pesquisa para a sua empresa. Ficou interessado? Entre em contato!

 Resultados negativos de uma PCO:

Os comportamentos abaixo interferem tanto o desempenho individuais dos membros quanto nos resultados da organização.

  • Dificuldade de relacionamento entre pessoas de uma equipe;
  • Conflito entre áreas distintas dentro da mesma empresa;
  • Não identificação com a função de trabalho;
  • Falta de perspectiva;
  • Insatisfação com a liderança;
  • Faltas e atrasos em excesso;
  • Insatisfação com a remuneração;
  • Falta de competência para realizar funções.

A longo prazo, um clima organizacional ruim pode causar um aumento de perdas na produção, perda de integrantes talentosos por estarem insatisfeitos, falta de compromisso, aumento no gasto de contratação de novos funcionários, diminuição da criatividade, entre outros.

Portanto, como funcionários e suas relações dentro da organização estão sempre em mudança é necessário realizar uma pesquisa de clima organizacional com certa periodicidade. Dessa maneira, comportamentos negativos são identificados com uma maior frequência.

Quanto tempo leva uma pesquisa de clima organizacional?

O tempo da pesquisa de clima organizacional está relacionado a natureza da pesquisa.

Pesquisas quantitativas geralmente são as mais rápidas, pois suas questões são fáceis de responder e seus dados, fáceis de serem analisados e comparados. O que pode diferir no tempo da pesquisa é o tamanho da amostragem selecionada para participar.

Já pesquisas qualitativas, por obterem resultados mais diversificados e complexos, geralmente levam mais tempo para serem realizadas.

Por fim, ao final da pesquisa, é importante que a resolução dos problemas encontrados na PCO seja comunicada aos integrantes da empresa, de forma a fornecer um feedback das falhas encontradas no clima organizacional e de que maneira serão solucionadas.

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo