Pré teste de questionários de pesquisa

4.1/5 - (10 votes)

O pré-teste é a aplicação de questionário em sua versão preliminar. Ele é fundamental para que uma pesquisa seja realizada sem grandes dificuldades pelos aplicadores e compreendida pelos entrevistados, aumentando a eficiência e a eficácia da pesquisa.

Além disso, o pré-teste, evita que tempo e dinheiro sejam desperdiçados devido a um questionário mal estruturado e que não atinge os objetivos propostos.

Navegação

Como realizar um Pré-Teste?

Para a aplicação do pré-teste é necessária uma pequena amostra de indivíduos do público alvo do universo a ser pesquisado. 

Durante a entrevista, o contato com os entrevistados possibilita que erros de compreensão das questões sejam identificados. Também é importante que a pesquisa seja realizada em um ambiente no qual a atenção do entrevistado não seja prejudicada.

Pré-teste cognitivo

Outra possibilidade é o pré-teste cognitivo. Nele o entrevistador pergunta para o entrevistado qual foi a sua compreensão de cada questão apresentada.

Diante da sua resposta é possível obter sua real percepção do questionário, a partir da possibilidade que o entrevistado pode fazer sua própria avaliação de termos e expressões da pesquisa.

Assim é possível evitar respostas destoantes, ou influenciadas pelos próprios aplicadores, prevenindo resultados não eficazes.

O que identificar no Pré-teste?

Alguns dos principais quesitos que devem ser identificados em um pré-testes são: se há um claro entendimento da questão tanto pelos aplicadores quanto pelo entrevistado.

A má compreensão da pergunta, pode ser causada por erros de ortografia ou por incoerência nas questões, dessa forma o pré-teste possibilita um ajuste das questões antes da aplicação da pesquisa completa.

Por fim, além de propiciar ajustes em questões já existentes, o pré-teste pode também indicar a necessidade de inclusão de novas questões, que possam surgir a partir de dúvidas não esclarecidas pelas respostas encontradas.

Leia também: Controle de qualidade em pesquisas quantitativas

Saiba mais

Caso tenha ficado alguma dúvida e deseje entender melhor sobre o assunto, entre em contato com um especialista da Opus – instituto especializado em pesquisas de mercado e de opinião pública!

Converse com um especialista em pesquisas de opinião pública e mercado do Instituto OPUS

Gostou do nosso conteúdo?

11 Comentários

    • Olá Camila!
      Bacana o seu interesse, mas acredito que você confundiu um pouco os testes. Esse é um material para teste de questionários de pesquisa quantitativa.

      Resposta
    • Olá Irene.

      Esse artigo foi publicado a muitos anos e não tenho as referências exatas que utilizamos.

      Resposta
    • Boa tarde Valdomiro,

      Acredito que o pré-teste que estamos discutindo neste artigo é diferente do que você está buscando.

      Resposta
  • O meu questionário, e do tipo de perguntas diretas e fechadas, há necessidade de fazer um pré-teste?

    Resposta
    • Sim. Se você nunca trabalhou com o questionário ou possui pouca experiência com coleta de dados primários, sempre faça um pré-teste.

      Resposta
  • Bom dia aqui Ernesto Chichava tou a fazer um projeto de intervenção social e quer mas detalhes do pré teste e da implantação do projeto. Obrigado

    Resposta
  • Boa tarde.
    Como é feito os testes de questionários nas pesquisas? Sou servidor do IBGE e estou fazendo um Benchmarking sobre Institutos de Pesquisas em relação ao teste de questionário.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo