×

Pré Teste de Questionários de Pesquisa

Pré Teste de Questionários de Pesquisa
4.5 (90%) 8 voto[s]

O pré-teste é a aplicação de questionário em sua versão preliminar. Ele é fundamental para que uma pesquisa seja realizada sem grandes dificuldades pelos aplicadores e compreendida pelos entrevistados, aumentando a eficiência e a eficácia da pesquisa.

Além disso, o pré-teste, evita que tempo e dinheiro sejam desperdiçados devido a um questionário mal estruturado e que não atinge os objetivos propostos.

Como realizar um Pré-Teste?

Para a aplicação do pré-teste é necessária uma pequena amostra de indivíduos do público alvo do universo a ser pesquisado.  Durante a entrevista, o contato com os entrevistados possibilita que erros de compreensão das questões sejam identificados. Também é importante que a pesquisa seja realizada em um ambiente no qual a atenção do entrevistado não seja prejudicada.

Pré-teste cognitivo

Outra possibilidade é o pré-teste cognitivo. Nele o entrevistador pergunta para o entrevistado qual foi a sua compreensão de cada questão apresentada. Diante da sua resposta é possível obter sua real percepção do questionário, a partir da possibilidade que o entrevistado pode fazer sua própria avaliação de termos e expressões da pesquisa. Assim é possível evitar respostas destoantes, ou influenciadas pelos próprios aplicadores, prevenindo resultados não eficazes.

O que identificar no Pré-teste?

Alguns dos principais quesitos que devem ser identificados em um pré-testes são: se há um claro entendimento da questão tanto pelos aplicadores quanto pelo entrevistado. A má compreensão da pergunta, pode ser causada por erros de ortografia ou por incoerência nas questões, dessa forma o pré-teste possibilita um ajuste das questões antes da aplicação da pesquisa completa.

Por fim, além de propiciar ajustes em questões já existentes, o pré-teste pode também indicar a necessidade de inclusão de novas questões, que possam surgir a partir de dúvidas não esclarecidas pelas respostas encontradas.

Leia também: Controle de qualidade em pesquisas quantitativas

Contato Instituto OPUS Pesquisa