×

Viés de Posição em Questionários de Pesquisa

Viés de Posição em Questionários de Pesquisa
5 (100%) 3 voto[s]

Existem diferentes métodos de montagem de questionários para a elaboração de uma pesquisa de opinião. Nessa elaboração, o pesquisador deve ficar atento a alguns pontos que possam gerar um resultado não desejado. Já falamos aqui no Blog OPUS sobre a influência da posição de uma pergunta no questionário. Hoje vamos tratar do Viés de Posição nas alternativas de uma pergunta.

O Viés de Posição é o comportamento no qual o entrevistado tende suas respostas a partir da posição de alternativas apresentadas em uma pergunta. Por exemplo, ele pode sempre escolher a primeira alternativa, alguma do meio ou a última. Isso pode ocorrer pela falta de atenção ou interesse do entrevistado, ou pela má elaboração do próprio questionário.

Como ocorre o Viés de Posição

Para entender como corre o Viés de Posição é preciso primeiramente entender a diferença do uso de perguntas fechadas em um questionário.

Em perguntas fechadas o entrevistado recebe opções específicas para responder à pergunta. Para que esse tipo de questão seja eficiente é necessário um bom conhecimento do público no qual o questionário será aplicado. Isso ocorre porque as opções apresentadas devem estar relacionadas com a realidade dos entrevistados. Além disso, esse tipo de questão tem dados mais fáceis de interpretar, comparar e copilar.

As pesquisas telefônicas são a forma de coleta mais suscetível a essa anomalia, uma vez que a gravação precisa passar por toda a lista de opções antes de permitir que o entrevistado escolha sua resposta. Assim, as respostas podem se concentrar mais nas últimas alternativas, por estarem mais “frescas”.

Maneiras de evitar o Viés de Posição

Para não induzir as respostas dos entrevistados é importante evitar questões com excesso de alternativas. A multiplicidade de opções de reposta faz com que o interrogado esqueça as primeiras alternativas, sendo induzido a escolher as últimas de cada questão.

Atenção especial deve ser dada a questionários que avaliam a preferência do entrevistado, tanto em relação a algum produto em pesquisas de opinião e mercado ou em relação a algum candidato em pesquisas eleitorais.  Para isso, uma solução é apresentar as escolhas em forma de um disco circular, ou seja, não hierarquizada, assim nenhuma opção aparece em primeiro ou último lugar, como na imagem abaixo.

Disco Candidato Viés de Posição

Por fim, recomenda-se a realização do pré-teste do questionário antes do início do trabalho de campo. Neste artigo abordamos com detalhes a forma correta de realizar um pré-teste. E nesta publicação explicamos todos os passos para uma pesquisa quantitativa de qualidade.

Contato Instituto OPUS Pesquisa