×

Pesquisa Qualitativa

Pesquisa Qualitativa Grupo Focal Instituto OPUS

Pesquisa Qualitativa / Grupo Focal – Instituto OPUS

Pesquisa Qualitativa Grupo Focal Instituto OPUSA pesquisa qualitativa ou grupo focal é uma técnica exploratória. Os objetivos deste tipo de levantamento são: antever reações, compreender comportamentos, identificar hipóteses e descobrir opiniões e expectativas.

A pesquisa é realizada em um ambiente controlado. A sala do grupo focal conta com infraestrutura completa de áudio e vídeo. Todas as falas e sentimentos são capturadas e utilizadas na confecção do relatório.

Pesquisa qualitativa para políticos

Na realidade política, interessa ao candidato saber qual é a sua imagem como pessoa, e como político entre a população. Neste caso, o grupo focal fornece subsídios aos estrategistas de campanha sobre tais percepções.

O focus group não utiliza um questionário estruturado, como na pesquisa eleitoral. Os participantes seguem um roteiro, onde podem falar o que quiserem. O moderador e o contratante podem introduzir ou retirar questões em tempo real.

É exatamente essa possibilidade de explorar manifestações espontâneas – de uma maneira que não seria possível através da pesquisa quantitativa – que alça a pesquisa qualitativa a um patamar imprescindível na estratégia política.

Pesquisa qualitativa para empresas

Na realidade das empresas, a pesquisa qualitativa é utilizada no lançamento de novos produtos. Assim, é possível saber de antemão se o produto está de acordo com as expectativas do seu público alvo.

Um grupo focal para teste de produtos inclui discussão sobre concorrentes diretos e indiretos, análise sensorial e testes de uso contínuo. Os resultados são fundamentais para uma análise de viabilidade confiável.

Entre em contato com o Instituto OPUS.