Tipos de Voto: Útil, Estratégico, Ideológico, de Exclusão e de Cabresto

4.8/5 - (9 votes)

O voto é uma manifestação oficial, pela qual um eleitor declara a sua preferência em um processo eleitoral.

Ao longo da ciência política, diversos “tipos de voto” foram definidos. Essas facetas representam, em termos gerais, os mecanismos por trás da escolha de um eleitor.

Abaixo listamos os principais tipos de votos

Navegação

Voto útil

As eleições majoritárias no Brasil geralmente são marcadas por um número expressivo de postulantes. Nas eleições presidenciais de 1989, por exemplo, foram registradas 22 candidaturas.

Dado esse cenário pulverizado, o eleitor tente a concentrar suas escolhas em um pequeno grupo de candidatos que, na sua visão, são competitivos. A esse comportamento, damos o nome de voto útil.

Neste caso, antes de fazer sua escolha, o eleitor analisa a viabilidade eleitoral do candidato. Desta forma, ele garante que seu voto não será “desperdiçado” ao apoiar um candidato sem chances reais de vitória.

Voto de exclusão

O voto de exclusão se dá quando o eleitor escolhe um nome simplesmente pela maior rejeição à alternativa. Esse tipo de comportamento eleitoral é muito frequente no segundo turno de eleições majoritárias.

Esse comportamento de escolher o “menos pior” também é estudada em outras áreas da ciência. Na economia, o fenômeno é abordado na teoria dos jogos.

Voto Ideológico

Voto estratégico

Ocorre quando o eleitor não pensa apenas na sua preferência por determinado candidato, mas na eleição como um todo. Nesse caso, pode ser mais interessante impedir que determinado candidato seja eleito, do que eleger o seu candidato preferido.

Este é um comportamento eleitoral mais raro, uma vez que requer uma análise do panorama geral. Devem entrar nesta equação a análise de pesquisas, viabilidade eleitoral, propostas dos principais candidatos, entre outros fatores. Esse arcabouço de informações geralmente não está disponível para as grandes massas.

Imagine a seguinte situação: A corrida presidencial em dois turnos possui três candidatos, e o eleitor demonstra preferência pelo que está na liderança. Entretanto, ele avalia que o seu candidato possui mais chances de vencer o segundo turno caso enfrente o terceiro colocado nas pesquisas eleitorais. Após avaliar o cenário, o eleitor decide então votar no terceiro colocado, vislumbrando uma vitória mais fácil no segundo turno.

A esta delicada avaliação política, damos o nome de voto estratégico.

Voto ideológico

De todos os tipos de voto, o ideológico é o de mais fácil assimilação. Ele ocorre quando o eleitor escolhe o candidato puramente baseado em suas propostas e capacidade técnica.

Neste caso, a decisão do voto não leva em conta possibilidades de vitória, chances de formação de governo ou demais concorrentes. É puramente baseado na ideologia.

Esse é um tipo de sufrágio frequentemente atribuído a partidos e candidatos de extrema direita ou extrema esquerda.

Voto de cabresto

Voto de Cabresto

O voto de cabresto é uma forma de voto compulsório, muito comum na república velha e comunidades carentes. Geralmente, os detentores do poder local obrigam os eleitores a votaram em seus candidatos. Para isso, utilizam a máquina pública, capatazes ou fazem ameaças à população.

Por sua clara afronta a democracia, esse tipo de comportamento é ilegal. Entretanto, a fiscalização é complicada e ainda é possível encontrar “currais eleitorais” em rincões país afora.

Saiba mais

Deseja saber mais sobre o assunto? Entre em contato com um de nossos especialistas! A equipe Opus ficará feliz em ajudar!

Converse com um especialista em pesquisas de opinião pública e mercado do Instituto OPUS

Gostou do nosso conteúdo?

4 Comentários

  • Adorei, mas gostaria de incluir mais uma categoria: o voto de protesto: qdo o eleitor está insatisfeito com toda a politica vigente e quer deixar um “recado” p os politicos, votando num candidato, geralmente inviável e populista de um partido de extrema. Foi através do voto de protesto que o Hitler chegou ao poder…

    Resposta
  • Gostaria de acrescentar o Voto Venal. Que pode ser entendido pelo “voto comprado” seja diretamente, quando ele recebe para votar, seja indiretamente quando recebe benefícios (normalmente uma categoria de trabalhadores, por exemplo) no período eleitoral, para aumentar o eleitorado.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo