Pesquisa de tracking eleitoral

Pesquisa de Tracking Eleitoral
4.6/5 - (9 votes)

As pesquisas eleitorais ocupam espaço onipresente como ferramenta de marketing político. Elas assumiram uma importância tal na detecção de sentimentos, necessidades e opiniões dos eleitores que já não se concebe planejar uma campanha política sem pesquisas.

Das pesquisas eleitorais quantitativas, a que vem merecendo cada mais destaque é o Tracking Eleitoral. Esse modal de curta periodicidade possui o mesmo desenho metodológico de um survey tradicional. Entretanto oferece uma leitura dinâmica do panorama eleitoral, com resultados atualizados diariamente ou semanalmente.

Tracking eleitoral

O que é a pesquisa de tracking eleitoral

Vamos tomar como exemplo uma pesquisa hipotética com a seguinte arquitetura: 95% de certeza e 3% de margem de erro. Para atingir esses resultados, seriam necessárias cerca de 1.100 entrevistas. Em uma pesquisa tradicional, as entrevistas seriam conduzidas em dois ou três dias.

No tracking diário, seriam realizas exatas 367 entrevistas por dia, sendo no final do terceiro dia extraído o primeiro relatório. No quarto dia, seriam conduzidas mais 367 entrevistas e os dados referentes ao primeiro dia seriam retirados da amostra, mantendo assim a configuração inicial com 1.100 coletas.

O grande diferencial do tracking eleitoral em relação as pesquisas convencionais, é a adição periódica de novas entrevistas à amostra, concomitante ao descarte de dados mais antigos.

Essa técnica é conhecida como média móvel.

O tracking é um FILME, enquanto uma pesquisa eleitoral comum é uma RETRATO da situação.

Na imagem abaixo é possível observar uma pesquisa de tracking eleitoral com periodicidade diária para campanha eleitoral americana de 2008, na qual Obama foi eleito presidente.

Tracking eleitoral

Existem alternativas com novas coletas a cada 2 dias, 3 vezes por semana ou até mesmo apenas uma vez por semana. A situação eleitoral deve ser avaliada de forma cuidadosa para entender qual a melhor alternativa para a campanha.

Quando montar um tracking eleitoral

Essa modalidade de levantamento é altamente recomendada como dispositivo de medição de movimentos de curto prazo. Assim é possível intervenções rápidas e redirecionamentos estratégicos por parte do núcleo duro da campanha.

Uma pesquisa de tracking eleitoral tem eficácia garantida e importância ímpar na condução eleitoral dos grandes centros urbanos. Mas muitas vezes seu custo pode ser proibitivo para cidades de porte médio. Uma alternativa é a realização do tracking eleitoral semanal.

A modalidade semanal divide a amostra em partes iguais mas aplica cada fração em uma semana, por exemplo: toda terça feira é realizada uma etapa do processo, com apresentação dos primeiros resultados apenas duas ou três semanas depois do início do levantamento. Desta forma, os formuladores de estratégias teriam um novo panorama da situação semanalmente.

Essa última possibilidade é um verdadeiro salto de eficiência em relação aos concorrentes, que na maioria das vezes estão presos aos levantamentos comuns, que são mais caros e menos frequentes.

Como contratar uma pesquisa de tracking eleitoral?

O Instituto OPUS realiza pesquisas de tracking eleitoral em todo o Brasil, com metodologias de coleta face-a-face, ou telefônica (CATI). Entre em contato e converse com um especialista em pesquisa.

Converse com um especialista em pesquisas de opinião pública e mercado do Instituto OPUS

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo