Como avaliar um funcionário? Aprenda a analisar o desempenho de seus colaboradores!

5/5 - (1 vote)

A avaliação de desempenho dos funcionários de uma empresa vai muito além de planilhas de resultados. É preciso entender quais estratégias devem ser aplicadas, a fim de melhorar ainda mais a atuação de seus colaboradores!

Acompanhar a performance dos trabalhadores de seu negócio de maneira correta definitivamente o levará a obter melhores resultados em suas vendas. Mas como medir o desempenho de todos em sua empresa?

Separamos algumas dicas que podem te ajudar a aprimorar a produção de seus servidores, o que, consequentemente, o trará um atendimento de mais qualidade e o permitirá captar mais clientes, expandindo seu negócio!

Navegação

O que é a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é usada para mensurar a performance dos colaboradores ou de áreas de uma empresa e pode ocorrer de acordo com as necessidades da organização.

Essa metodologia ajuda a entender se os funcionários estão tendo desempenhos abaixo ou acima do esperado.

A partir dessa análise é possível traçar um plano estratégico de acordo com a necessidade observada. Caso um funcionário esteja tendo bons rendimentos, é possível criar um programa de bonificação. Já se os resultados apresentados por ele desapontarem, pode-se pensar na possibilidade de desligamento ou na criação de treinamentos, a fim de aprimorar o desenvolvimento dos colaboradores em suas áreas.

Além disso, a avaliação de desempenho colabora para a geração de uma visão estratégica, evidenciando pontos fortes e pontos de melhoria da empresa e facilitando o aprimoramento de processos e resultados.

Quais são os objetivos da avaliação de desempenho?

O desenvolvimento e a melhoria das atividades de uma instituição geram cobranças diferentes ao colaborador. O mapeamento dessas questões ajuda a mensurar o progresso de cada funcionário e a auxiliar no direcionamento das equipes.

Dessa forma, os colaboradores passam a entender com mais clareza quais as prioridades da corporação e qual a melhor forma de executar suas demandas.

Separamos algumas dicas para te ajudar a avaliar o desempenho de sua equipe. Confira:

Nível de execução

O resultado é a parte final e mais importante do negócio.

É claro que o esperado é sempre o melhor resultado. Foque em construir uma equipe que tenha um relacionamento leve com o trabalho para que elas possam gostar do que fazem. Pessoas que gostam do que fazem tendem a executar melhor suas demandas.

Avaliação pelo superior

Trata-se de um dos métodos mais tradicionais usados para avaliar um funcionário: quando os superiores avaliam os seus colaboradores.

Assim, os responsáveis repassam as informações observadas direto para o funcionário avaliado, apontando tanto suas qualidades quanto o que deve ser aprimorado.

Avaliação por competências

Esse método se resume em avaliar o nível de conhecimento de um funcionário, suas habilidades e atitudes. Com isso, é possível definir as reais competências do colaborador.

Isso o incentiva a entender quais são as características exigidas em suas funções e a como desenvolver suas habilidades a fim de obter um melhor desempenho.

Nível de criatividade

A criatividade é um dos pontos mais importantes na avaliação do desempenho dos funcionários.

Se o trabalhador costuma se arriscar e a pensar fora da caixa significa que ele está confortável para agir com segurança e estratégia.

É hora de recompensar os colaboradores de alto desempenho!

Feedback de clientes

É importante ouvir o que o cliente tem a dizer sobre o seu atendimento. Somente a partir desse método será possível medir, com a devida efetividade, o impacto de sua empresa no mercado.

Os feedbacks negativos são ideais para te fazer enxergar algo não visto antes. Assim, novas estratégias são desenvolvidas com o objetivo de atender às demandas apontadas pelos clientes.

Verificação de produtividade

Uma forma de avaliar o desempenho de um funcionário no dia a dia é verificando sua produtividade.

Com isso, verifica-se se o colaborador está de acordo com a média esperada pelo gestor. Além disso, é uma maneira de estimular o funcionário a atuar cada vez melhor.

Um meio de se verificar essa questão é utilizando plataformas de gerenciamento, nas quais cada trabalhador registra a atividade que está realizando, as que foram iniciadas e finalizadas. Verificando o tempo gasto em cada uma, é fácil medir a produtividade.

Entrega no prazo e no orçamento

Observe se o colaborador está entregando a demanda dentro do prazo acordado. Acompanhe cada projeto e identifique se tudo está indo como o planejado.

Avaliação participativa por objetivos

A APPO, avaliação participativa por objetivos, se baseia na criação de um modelo de gestão mais democrático.

De acordo com Chiavenato, os pilares dessa análise são 5,

  1. Definição de objetivos consensuais entre gerente e colaborador;
  2. Negociação da disponibilização de recursos;
  3. Desempenho do profissional – ou seja: a estratégia e os meios empregados para alcançar o resultado desejado;
  4. Monitoramento dos resultados em auto avaliação ou com auxílio do gerente;
  5. Retroação intensiva com constante melhoria a partir das informações obtidas no monitoramento.

Feedback dos funcionário

Permitir que seus funcionários opinem e forneçam feedbacks sobre as atividades da empresa gera uma melhora intensa de seus desempenhos no trabalho.

É importante, por exemplo, que ocorra uma reunião mensal em que o gestor ouvirá as sugestões e alternativas propostas pelo colaborador. Isto o irá fazer se sentir parte da instituição.

O objetivo dessa abordagem é a aposta no maior comprometimento do profissional, pois, participando dos processos de decisão, espera-se que o colaborador se dedique ainda mais para alcançar as metas propostas.

Vantagens de avaliar um funcionário

Ao realizar avaliações de desempenho periodicamente, as empresas acumulam uma grande quantidade de informações, tanto sobre seus funcionários quanto sobre o ambiente organizacional.

Dessa forma, avaliar o desempenho dos colaboradores permite identificar oportunidades a serem desenvolvidas e desafios que devem ser solucionados.

Além disso, estar aberto a feedbacks permite que seu colaborador manifeste suas opiniões sobre o dia a dia de trabalho e identifique possíveis pontos de melhoria.

Conquistar profissionais engajados e comprometidos com grandes resultados é a busca constante de muitos líderes e organizações. Por isso, é fundamental que os gestores façam, regularmente, uma avaliação de desempenho para verificar se os comportamentos, atividades e resultados estão de acordo com as expectativas de toda a organização.

O cliente oculto e a avaliação dos funcionários

Uma excelente forma de analisar o desemprenho de seus funcionários, principalmente daqueles que lidam com a área comercial, é através de uma avaliação por cliente oculto.

Esse serviço oferece à sua empresa uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados através da perspectiva de sua própria clientela.

Assim, é possível implantar as melhorias necessárias e estratégias ainda mais efetivas, com o objetivo de captar e fidelizar mais clientes!

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo