Comportamento de compra do consumidor: Tudo o que você precisa saber!

Rate this post

Você sabe quais são os fatores que levam o consumidor a fechar um negócio?

São vários os aspectos envolvidos na decisão de compra e é de extrema importância que você aprenda a compreendê-los. Assim, será possível adotar estratégias mais efetivas para satisfazer seus clientes e impulsionar suas vendas.

Entender o comportamento do consumidor é ideal para definir o produto a ser vendido, sua qualidade e preço, para definir um plano de marketing bem-sucedido e para traçar objetivos a fim de alavancar as vendas e manter a marca em alta.

Acompanhe as dicas desse post e fique por dentro do assunto!

Fatores que influenciam no comportamento de compra do consumidor

O comportamento humano é extremamente diversificado. Porém, a partir da observação e da identificação de tendências nas ações dos indivíduos, é possível identificar os fatores que mais influenciam sobre as tomadas de decisão.

Podemos destacar cinco fatores importantes na hora de definir o comportamento de compra do consumidor. São eles:

Fatores culturais

Se pararmos para observar, podemos ver como os fatores culturais impactam nossa vida.

Em um país tão rico culturalmente como o Brasil, apenas alguns quilômetros de distância já são suficientes para perceber essa diferença.

Um bom exemplo disso é a culinária. O chimarrão, cultural do Sul do país, é vendido aos montes por lá. Tentar vender esse produto nos estados do Norte, muito provavelmente, já não seria tão vantajoso.

Portanto, é importante entender quais são os aspectos culturais mais proeminentes nas regiões em que seu público-alvo está localizado. Isso definitivamente irá afetar a forma como como compram e consomem.

Fatores sociais

É uma necessidade do ser humano se sentir integrado em grupos sociais. Por esse motivo, estes constantemente influenciam o indivíduo e suas ações.

Assim, o que está na “moda” ou vira uma “tendência” é facilmente replicado por muitos, movidos pelo desejo de se sentirem parte da sociedade que admiram.

Dessa forma, usar das novidades que estão em alta pode ser uma estratégia inteligente para captar clientes e realizar mais vendas.

Fatores pessoais

As características pessoais de cada indivíduo influenciam – e muito – na decisão de compra. Dentre elas, podemos citar:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Condição financeira;
  • Profissão;
  • Estilo de vida;
  • Família.

É de extrema importância que se estude bem o seu público-alvo, a fim de entender quais dessas características pessoais são mais frequentes. Dessa forma, é possível guiar suas estratégias de venda de forma a chamar mais a atenção de sua clientela.

Por exemplo, pessoas mais jovens tendem a buscar lugares mais modernos para frequentar – baladas, bares, locais para dançar e beber com os amigos. Também costumam ser mais atentos à tecnologia. Por isso, caso seu público seja mais novo, criar propagandas que mesclem esses elementos pode ser bastante eficaz!

Fatores psicológicos

Motivação pessoal, crenças e princípios são alguns dos fatores psicológicos envolvidos no comportamento de compra de um cliente.

Na hora de vender uma ideia ou um produto, é importante conhecer seu público e considerar esses aspectos para evitar ao máximo ofender, constranger ou incomodar.

Uma estratégia mal planejada pode trazer uma visão que não reflete os reais valores da empresa e gerar transtornos.

Além disso, também é necessário entender as dores de seu consumidor. Quais foram as experiências ruins com outros serviços que ele já teve? Qual a principal necessidade do seu cliente hoje?

Ter essas respostas o ajuda a adotar atitudes que coloquem sua empresa como a solucionadora de todas essas questões. Isso, com certeza, irá contribuir no processo de captação de clientes.

As redes sociais

Hoje, o mundo é conectado pelas redes sociais e influenciado por elas.

A partir do desenvolvimento dessa tecnologia, surgiu uma nova profissão, os digital influencers– pessoas que trabalham com a internet e, por meio de suas opiniões, definem incontáveis comportamentos de compra por meio de seus seguidores.

Essa oportunidade pode ser explorada em um negócio por meio de contratos de parceria.

É inegável a força de influência que essas pessoas possuem. Desse modo, elas podem ser uma excelente oportunidade para expor os produtos e serviços de uma empresa.

Como entender o comportamento de compra do consumidor

O neuromarketing une os estudos do marketing e da neurociência e contribui para entendermos melhor sobre o comportamento de compra dos indivíduos.

Assim, compreendendo as características e desejos do seu público-alvo, é possível trabalhar com o neuromarketing, adotando estratégias que façam o consumidor se envolver cada vez mais com o seu produto e serviço.

Mas, para dar esse passo, é necessário traçar o perfil de sua clientela. Ao mesmo tempo, também é interessante realizar, por exemplo, pesquisas de satisfação, para buscar entender o que os consumidores têm achado de seus produtos e atendimentos.

Outra maneira eficaz e segura de entender como o consumidor interage com a sua marca é por meio do serviço do Cliente Oculto. Através dele, um cliente anônimo, com o mesmo perfil socioeconômico de seu público-alvo, tem contato com a sua empresa e detalha a experiência que teve.

Com esses resultados, é possível observar as potencialidades que devem ser desenvolvidas para estimular o comportamento de compra, bem como identificar as partes negativas de seu negócio e melhorá-las.

Independentemente do tamanho da empresa, todas elas podem se beneficiar ao traçarem o comportamento de seus clientes.

Compreender os fatores que impulsionam a decisão de compra pode evitar prejuízos, possibilitar respostas mais rápidas a possíveis problemas, poupar o tempo da equipe de trabalho, desenvolver soluções eficazes e aumentar a qualidade do seu serviço.

Vantagens em decifrar o comportamento de compra do consumidor

Investir para traçar o comportamento de compra de seus clientes pode trazer várias vantagens para seu negócio. Acompanhe:

Aumentar a satisfação dos clientes

Com o entendimento das necessidades do público é possível criar estratégias sob medida para ele.

Com isso, será possível atender às demandas do consumidor de forma mais pontual, aumentando, cada vez mais, a taxa de satisfação da clientela!

Prever necessidades

Ter uma boa visão das necessidades de seus clientes, com certeza, o trará destaque no mercado.

Mostre que sua empresa sabe o que o consumidor quer! Assim, seu negócio desenvolverá uma excelente imagem e se tornará referência no que se propor a vender.

Fortalecer os lucros

Colocando os clientes como foco, cria-se a possibilidade de fidelizá-los. E, quanto mais clientes fiéis sua empresa tiver, maiores serão suas vendas!

Ao definir boas estratégias, a empresa também evita gastos desnecessários com ideias que não servem para o perfil de clientes que ela busca cultivar. Assim, passa a investir em ações mais bem direcionadas e estratégicas.

Para se manter competitivo no mercado, o empreendedor hoje precisa sempre se manter atualizado. Aplicar inovações na oferta de seus produtos e em seu atendimento, definitivamente, atrairá mais consumidores!

Saiba mais sobre o Cliente Oculto

Como mencionamos, a avaliação por cliente oculto é uma excelente forma para conhecer o comportamento de compra de sua clientela!

A partir desse serviço, você conhecerá a visão do consumidor sobre sua empresa e terá uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados nos diferentes setores da instituição.

Assim, é possível implementar as melhorias necessárias e estratégias ainda mais efetivas, com o objetivo de captar e fidelizar mais clientes!

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo