Comunicação 360º: Entenda o que é e sua importância

5/5 - (1 vote)

Definimos comunicação 360 graus como uma estratégia que busca integrar os variados canais que um negócio disponibiliza para interagir com seus diferentes públicos, internos ou externos.

O objetivo é fazer com que o público-alvo receba a mensagem fim da empresa e tenha uma experiência uniforme ao interagir com a marca em canais distintos.

Navegação

O que é comunicação 360 na prática?

Como próprio nome sugere, a comunicação 360 faz referência a um fluxo de conversação completo, que percorre todas as direções. Seu principal objetivo é garantir o máximo de interação e conquistar o grande público da empresa.

A comunicação 360 é um trabalho de gestão. Dessa forma, sua prerrogativa não é agir pontualmente em um formato de divulgação para promover um produto ou serviço e sim atingir um pensamento mais completo.

Esse pensamento leva a visualizar o mercado como um grande campo de oportunidades, enxergando mais claramente as ferramentas possíveis para ações de curto, médio ou longo prazo em prol do desenvolvimento da instituição.

Para que a comunicação seja fluida e alcance o público desejado, é preciso primeiramente entender qual o perfil de consumidor da empresa. A partir disso, é possível definir estratégias e processos de comunicação mais assertivos, para que as mensagens sejam devidamente compreendidas e todos tenham uma boa experiência com a marca.

É preciso também acrescentar a humanização de consumidores às estratégias de comunicação. Afinal, usuários e colaboradores são, inicialmente, seres humanos, e não números na receita.

Portanto, a comunicação 360 é uma forma de realizar uma gestão da comunicação como um todo, não investindo apenas na divulgação dos produtos e serviços, mas também na escuta do público e no estabelecimento de uma relação de longo prazo com clientes.

Ações da Comunicação 360°

As ações estratégicas dessa comunicação geralmente incluem:

  • Produção de conteúdo;
  • Comunicação interna;
  • Presença nas redes sociais;
  • Relacionamento com a imprensa;
  • Construção de reputação por meio da opinião pública.

Se elaboradas em conjunto e alinhadas dentro de uma estratégia, todas essas iniciativas podem resultar em maior credibilidade para a marca.

Esse é o segredo da comunicação, principalmente nas redes sociais: o engajamento do público.

O conteúdo qualificado traz a noção de referência e conhecimento especializado no tema, demonstrando segurança e apresentando aos consumidores que sua marca sabe do que está falando.

Como elaborar a estratégia da Comunicação 360°?

A melhor forma de elaborar uma estratégia assertiva é buscando profissionais ou agências especializadas em comunicação no mercado.

O trabalho estratégico deve ser realizado por algum especialista para que não haja falhas que passariam despercebidas a quem não tem essa experiência.

Realizando investimos nesse quesito, será possível construir uma boa reputação à empresa e garantir mais visibilidade e credibilidade perante seu público e o mercado.

Quais as vantagens da Comunicação 360?

Ao adotar as estratégias da comunicação 360º será possível direcionar os esforços de sua equipe de maneira inteligente.

Com seus atendentes devidamente treinados, será possível interagir com seus clientes, em qualquer meio de comunicação, com uma linguagem similar e em ritmos complementares, engajando o consumidor de maneira efetiva nas mais diversas circunstâncias.

Com certeza, isso ajudará a criar a imagem de sua empresa e a cativar devidamente o público-alvo do seu negócio!

Dicas de comunicação 360

  • Produza conteúdo que seja relevante, interativo e compartilhável.
  • Não seja uma empresa 1.0 em um mundo 4.0. É preciso se adequar ao que está acontecendo agora.
  • O conceito de omnichannel pode ser uma boa estratégia para a sua empresa. Basicamente, podemos defini-lo como: “uma estratégia de conteúdo entre canais que as organizações usam para melhorar sua experiência do usuário e conduzir melhores relacionamentos com seu público nos pontos de contato”.
  • Para ter sucesso é preciso atender bem, com excelência, e ter taxas de satisfação elevadas em todos os pontos que você se propor estar.

Exemplos de Comunicação 360

Um dos maiores exemplos de sucesso da comunicação 360, é a Magazine Luiza.

A varejista é bastante presente nas redes sociais e oferece para os seus consumidores uma experiência integrada em seus diferentes canais. Você consegue comprar qualquer produto por diversas plataformas e ainda possui a opção de retirar na loja, se preferir.

Outro bom exemplo são as Lojas Americanas, que possibilita a mesma acessibilidade que a Magazine e te traz a opção de atendimento pelo Whatsapp ou Instagram. Além disso, a empresa também busca interagir com os clientes pelos perfis das redes sociais, aumentando o engajamento e aproximando o consumidor da marca.

Avalie a comunicação com o cliente da sua empresa

Já pensou descobrir o que os seus clientes acham do atendimento da sua empresa?

Imagine entender a percepção dos consumidores a respeito de sua firma, a fim de analisar se seus investimentos e melhorias estão sendo realmente efetivos.

Isso tudo é possível através da avaliação por cliente oculto!

Esse serviço oferece à sua empresa uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados nos diferentes setores da instituição. Assim, é possível implantar as melhorias necessárias e estratégias ainda mais efetivas, com o objetivo de captar e fidelizar mais clientes!

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo