Cliente 4.0: Entenda as características desse consumidor e aprenda a conquistá-lo!

5/5 - (1 vote)

Entender a evolução do comportamento do consumidor é essencial para a sustentabilidade dos negócios. Afinal, o consumidor mudou e as maneiras de comprar também!

Mas como diferenciar esse cliente dos demais e como atraí-lo para sua empresa?

Neste artigo, explicaremos o que é o consumidor 4.0 e como o atendimento ao cliente desempenha um papel essencial para lidar com esse novo perfil!

Quem é o cliente 4.0?

O cliente 4.0 é baseado na total adaptação ao mundo digital, aos dados ultra tecnológicos, às redes sociais e ao acesso a tecnologias e informações.

Os consumidores desse perfil apresentam um nível de exigência bem alto por viverem totalmente alinhados à tecnologia e às novidades do mercado – resultado do refinamento das exigências de compra.

Nos dias atuais, não é suficiente apenas vender um produto interessante, é preciso atrair o consumidor através das plataformas corretas.

Além de exigir um maior dinamismo do mercado, assim como plataformas variadas e de fácil acesso para atendimento, o cliente 4.0 faz questão de que a marca esteja ativa nas redes sociais e, ainda, que se posicione frente a determinadas questões.

Esse posicionamento é cobrado visto que o cliente busca se identificar com as marcas que consome, procurando concordar com os princípios e com os valores manifestados pela empresa.

Para que você compreenda melhor o cliente 4.0, separamos algumas características que conquistam esse consumidor! Confira:  

  • Integração entre o varejo e o online;
  • Diferentes canais de interação;
  • Atendimento humanizado;
  • Soluções práticas e personalizadas;
  • Valores da marca e do cliente alinhados;
  • Empresa mais próxima do cliente, considerando-o parte do negócio;
  • Publicidade inovadora;
  • Demanda por agilidade e conectividade.

Para o consumidor 4.0, a experiência com a loja e o atendimento ao cliente são fatores muito importantes. Portanto, é essencial manter o engajamento nas redes, a fim de criar uma proximidade com a clientela, levando-a a fechar negócio!

Novos tipos de consumidor: o que antecede o cliente 4.0?

Quando falamos do cliente 4.0 compreendemos que houve uma evolução na forma de se consumir.

Para entender a diferença do consumidor 4.0 em relação aos demais, vamos fazer um pequeno resumo de suas características principais, acompanhe:

  • Consumidor 1.0: a demanda era por preço, não havia muita variedade e a compra era baseada no melhor custo-benefício;
  • Consumidor 2.0: as marcas começam a se tornar relevantes para o consumidor. Por isso, o marketing e as propagandas ganham muita influência sobre a decisão de compra;
  • Consumidor 3.0: os níveis de exigências foram aumentando e as marcas precisaram sair de sua zona de conforto para conquistar o público. Para isso, maiores investimentos em marketing passaram a ser feitos. As empesas começaram a compreender que a transformação digital iria alterar o marketing tradicional. 

A principal diferença entre o cliente 3.0 e o cliente 4.0 é que, enquanto o anterior se limitava em publicidade, posicionamento e marketing, o atual busca participar de todo o processo da experiência do consumidor.

O cliente 4.0 quer ser ouvido e atendido da melhor forma, pelos canais que escolher e na hora que precisar, desde a pré-venda até o processo posterior à compra.

Como atender às expectativas desse do cliente 4.0 e fidelizá-lo?

Uma das melhoras estratégias para se aproximar do consumidor 4.0 é ter um planejamento digital, que funcione de forma integrada e que esteja completamente adaptado ao acesso mobile.

Esse consumidor está conectado o tempo inteiro – ele carrega tudo na palma da mão. Confira a seguir algumas sugestões que podem ajudar a melhorar a experiência desse público.

Personalize o atendimento

Personalize o atendimento em busca de uma solução eficiente. Conheça seu cliente para fornecer exatamente o que ele precisa – desde qualidade do produto, condições de pagamento e entrega.

O atendimento personalizado favorece a confiabilidade na marca, produto ou serviço, além de elevar as chances de conquista e de retenção dos clientes.

Treine seus funcionários

Promova treinamentos para seus funcionários mostrando como lidar com o público por diferentes canais. Tenha um atendimento humanizado e o mais importante, tenha soluções! Cuide de todas as etapas da compra, inclusive do pós-venda.

Use multicanais para atendimento

Forneça seus produtos e serviços também no e-commerce e divulgue-o nas redes sociais!

Disponibilize diferentes opções para que seu cliente possa tirar dúvidas pelo telefone, e-mail, mensagem no Instagram ou qualquer outro canal.

Esteja atento ao que o cliente diz e seja solicito, em qualquer canal de atendimento. A agilidade na resposta também faz com que o consumidor se interesse ainda mais pela marca!

Cuide da imagem da sua empresa

O cliente tem grande facilidade com as redes e, antes de fechar qualquer negócio, provavelmente buscará por avaliações da empresa – seja para comparar a qualidade do produto, preço, atendimento ou até mesmo para recorrer a opiniões de clientes antigos.

O cliente 4.0 tende a confiar mais em avaliações dos usuários do que nas informações disponibilizadas pela própria marca. Ou seja, cuide da sua imagem para alcançar o máximo de avaliações positivas.

Interaja com o público

O consumidor 4.0 busca mais que uma simples relação de compra, ele busca se sentir acolhido durante todo o processo de contato com a instituição.

Esse cliente acredita que sua opinião importa para a empresa. Portanto, nada melhor que um profissional do marketing eficiente, que escutará as demandas da clientela e fornecerá aos consumidores exatamente o que procuram, suprindo suas expectativas.

Como criar oportunidades nessa realidade?

Com a ajuda de um profissional especializado, é possível acompanhar o desenvolvimento de tecnologias e a evolução das expectativas dos consumidores.

O passo mais importante é identificar o cliente e o que ele precisa para, assim, elaborar estratégias para atendê-lo.

É preciso estar por trás do pensamento de sua clientela para entregar exatamente o que ela deseja. Dessa forma, a sua loja poderá proporcionar uma experiência incrível ao consumidor 4.0.

O cliente oculto é uma excelente opção para você que deseja saber qual é a percepção dos consumidores a respeito de sua firma.

Esse serviço oferece à sua empresa uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados nos diferentes setores da instituição. Assim, é possível implantar as melhorias necessárias e estratégias ainda mais efetivas, com o objetivo de captar e fidelizar mais clientes!

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo