Indicadores de venda: Conheça os principais e aprenda a usá-los

5/5 - (1 vote)

Para obter sucesso em seus negócios, é preciso medir o desempenho da empresa, visando a elaboração de estratégias que alavanquem suas vendas.

Os indicadores de vendas funcionam como base para a tomada de decisão e estar por dentro desses dados também irá ajudá-lo a otimizar processos e conquistar melhores resultados.

O que são os indicadores de venda?

Os indicadores de venda ou KPIs (Key Performance Indicators) são os meios pelos quais se mede o desempenho da equipe, fornecendo um panorama que permite a análise criteriosa do seu negócio.

Todas as informações captadas são valiosas para que os gestores de vendas possam otimizar os resultados do setor e refinar seus processos.

Os principais indicadores de vendas devem ser usados para averiguar uma ação que já ocorreu. Assim, é possível entender o que funcionou e o que não funcionou em sua estratégia para tomar decisões mais assertivas posteriormente.

Quis os principais indicadores de venda?

Para garantir o sucesso do seu negócio, se atente aos indicadores essenciais!

A seguir, confira quais são os indicadores de venda mais utilizados e como você pode aplicá-los no dia-a-dia da empresa.

Número de oportunidades abertas

É importante medir quantas oportunidades os vendedores tiveram para gerar vendas, afinal: sem oportunidade não há venda.

O processo comercial começa com a busca por oportunidades. Essas oportunidades são leads que chegaram em sua empresa, seja por ações ou por pesquisas de sua equipe de vendas.

Cuide para que seu time realize um atendimento de qualidade, buscando converter esses leads em clientes fiéis! Para isso, é preciso agir e atuar de acordo com o perfil de cada consumidor, buscando cativá-lo.

Número de oportunidades concluídas

É preciso acompanhar quantas oportunidades estão se tornando clientes. Portanto, esses indicadores tem o papel de mostrar quantos leads foram de fato convertidos em consumidores da marca.

Se o percentual obtido for baixo, quer dizer que poucas pessoas que possuem contato com sua empresa estão usufruindo de seus produtos e serviços. Dessa forma, é preciso investir na divulgação da marca, alinhando suas estratégias de acordo com o perfil de sua clientela.

Realizar a descrição de personas é uma boa forma de compreender seu consumidor e criar propagandas que chamem sua atenção!

Conversão por Canais de Venda

Identifique quais canais de venda te permitem gerar leads e convertê-los em clientes frequentes!

Também é importante identificar quais redes sociais e canais de venda tem sido pouco eficientes para seu negócio. Talvez você esteja investindo em plataformas que não estejam gerando nenhum consumidor para sua empresa!

Concentre seu foco nos canais que irão te permitir encontrar maiores oportunidades de clientes. Desse modo, você irá otimizar seus gastos e resultados!

Ticket médio

O ticket médio é o valor médio das transações já feitas historicamente ou em um período de tempo.

É um dos principais indicadores de venda, pois ele está diretamente ligado ao faturamento da empresa.

Assim, o ticket médio se torna um indicador de vendas crucial, uma vez que, feito a partir de uma profunda análise, pode impulsionar o planejamento e o plano de ação de sua empresa.

As funções desse índice podem ser várias, dependendo da tipologia do negócio. Confira algumas delas:

  • Identificar os melhores (e piores) vendedores;
  • Analisar os produtos ou serviços com maior aceitação por mercado;
  • Descobrir as regiões ou referências que necessitam de maior atenção com base no comportamento em vendas.

Para medir o ticket médio, basta dividir o faturamento total pelo número de pedidos gerados.

Custo de Aquisição por Cliente (CAC)

O custo de aquisição por cliente (CAC) é fundamental para ponderar os custos do consumidor até que ele se torne um cliente efetivo.

Levante todos os investimentos realizados desde as campanhas de marketing até o pós-venda, confira quantos clientes foram gerados neste tempo e divida o investimento total pelo número de novos clientes.

A partir desses dados você saberá se está compensando os valores gastos ou se será preciso uma nova estratégia para otimizar esse resultado.

Taxa de conversão

A taxa de conversão avalia a eficiência da sua equipe, relacionando a quantidade de leads obtidos com o número de clientes efetivados.

A conversão é o objetivo final do setor de vendas, por isso, é importante manter bons resultados dentro dessa métrica.

Para calcular a taxa, basta dividir o número de pedidos pelo número de oportunidades geradas (leads) – multiplica-se o valor encontrado por 100 para se obter o resultado em percentual.

Ciclo de Vendas

O ciclo de vendas determina o tempo que o consumidor leva para finalizar uma compra, considerando desde o dia de seu primeiro contato com a empresa.

Quanto menor o ciclo, maior o lucro!

A importância dos indicadores de venda

Ao analisar os dados obtidos através dos indicadores de venda é possível concentrar seus esforços e investimentos nas estratégias que mais geram resultados!

Acompanhando esses indicadores, você torna suas táticas de negócio ainda mais efetivas e passa a explorar melhor suas oportunidades de venda.

Além de incentivar a constante melhora, também possibilita que o vendedor consiga medir seu desempenho diariamente e tenha em mãos todas as informações necessárias para se tornar o melhor, otimizando sua performance!

Outras formas de analisar o desempenho de sua empresa

Você deseja saber a percepção dos consumidores a respeito de sua firma, a fim de analisar se seus investimentos para a captação de clientes têm sido efetivos?

A avaliação por cliente oculto é a solução perfeita para você!

Esse serviço oferece à sua empresa uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados nos diferentes setores da instituição. Assim, é possível implantar as melhorias necessárias e estratégias ainda mais efetivas, com o objetivo de captar e fidelizar mais clientes!

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo