Criação de personas: Entenda a importância dessa estratégia para o marketing de sua empresa

Imagine ser bombardeado em suas redes sociais por anúncios de lojas de brinquedos mesmo não tendo filhos e não tendo pesquisado nada sobre o assunto. Essas empresas conseguirão vender os seus produtos a você? Provavelmente não.

Saber o perfil das pessoas que compram em sua firma é um ponto importante para traçar estratégias de marketing especificas. Investir nesse direcionamento diminui custos e aumenta a receita da organização.

Criar personas é uma ideia que auxilia as empresas a entenderem quem são e como se comportam os seus clientes e os consumidores em potencial, aumentando a fidelização e a prospecção.

Entenda mais sobre a estratégia de criação de personas neste artigo!

O que é uma Persona?

Persona é a representação fictícia do seu público-alvo agrupada em uma pessoa só. Uma persona tem cor, sexo, idade, religião, naturalidade e diversas características importantes que uma pessoa real tem. A persona tem uma história de vida, objetivos, preocupações e motivações.

O perfil da persona deve ser criado com base na análise da sua base de clientes. Obviamente cada cliente tem características especificas, mas é possível notar um padrão em cada um deles e traçar a persona com base nessa observação.

Por exemplo, a indústria de livros jurídicos brasileiros tem um público bem específico: os graduados e graduandos em direito. Todos eles têm essa característica em comum. Logo, não faz sentido investir em um marketing destinado aos estudantes de medicina, certo?

 Persona x Público-Alvo?

Persona e Público-Alvo são conceitos comumente confundidos e é importante lembrar que eles não são a mesma coisa.

Enquanto o público-alvo está ligado ao grupo geral de clientes em potencial, a persona é um personagem criado considerando as características desse público. Para ficar mais claro, vejamos:

  • Público-alvo: pessoas de ambos os sexos, a partir de 18 anos, residentes em Salvador – Bahia, com renda mensal média de R$2000 e que tenham filhos de até 10 anos de idade.
  • Persona: João Pedro é um homem de 25 anos de idade, soteropolitano, formado em contabilidade. Casado a 8 anos com um filho de 5 e uma filha de 2 anos.

Percebemos que João Pedro é a representação do nosso cliente ideal, certo? Ele segue todos os requisitos do nosso público-alvo. A ideia da estratégia é humanizar e facilitar a análise do público. Assim, percebe-se que é mais fácil pensar em uma estratégia de marketing direcionada a João Pedro que ao público geral.

Vale lembrar que, dependendo do tamanho da sua empresa e do tipo de produtos e serviços que você oferece, é super válido criar mais de uma persona. Afinal, a organização pode estar interessada em atingir um público um pouco mais específico em determinada campanha.

Um dos maiores exemplos disso são as campanhas realizadas em junho, o mês do Orgulho LGBTQI+. Observa-se que diversas empresas realizam propagandas visando atingir o público LGBT durante esse mês. É uma publicidade com foco mais restrito, mas que vem dando bons resultados. Para isso, é ideal que se crie uma persona que se encaixa justamente nesse perfil de consumidor para auxiliar no fomento da estratégia.

Importância da criação de personas

Criar uma persona faz com que a empresa tenha mais facilidade em direcionar suas ideias ao seu público. Saber com quem você está falando e dizer o que deseja da forma correta é de extrema importância no marketing.

A persona garante que você não se perca em sua estratégia e acabe, por exemplo, oferecendo carne a vegetarianos.

Alguns dos motivos que demonstram a importância da criação de personas são:

  • Determinar o tipo de conteúdo necessário para o sucesso de uma campanha;
  • Definir a linguagem e o visual do seu conteúdo;
  • Apresentar o público que será o foco de suas estratégias;
  • Definir sobre o assunto que será abordado;
  • Entender onde os clientes em potencial buscam suas informações e como desejam adquiri-las.

Como realizar a criação de personas?

Para criar uma persona, é importante conhecer o seu público. Isso pode ser feito analisando a sua base de consumidores já fidelizada, uma vez que, muito provavelmente, os seus clientes em potencial possuem as mesmas características.

A entrevista

Essa análise pode ser feita por meio de entrevistas que irão coletar dados a respeitos dos seus consumidores. Essas entrevistas podem ser montadas apoiando-se nos seguintes passos:

  • Escolha as pessoas que serão entrevistadas: analise as pessoas mais ativas nas redes sociais da empresa e os clientes que mais consomem os seus produtos;
  • Monte o questionário: pense em perguntas básicas que coletarão informações importantes em um formato de conversa fluida. Além disso, o entrevistador deve ser livre e confiante para comentar sobre outros assuntos e obter todo o tipo de informação que será relevante para a construção de outros perfis;
  • Abordagem: a abordagem pode ser feita presencialmente, pelas redes sociais ou por telefone e você deve deixar claro para a pessoa o objetivo da entrevista. Se conveniente, ofereça algum benefício em troca da participação do usuário. 

A organização dos dados

Após obter os dados por meio da entrevista, é hora de unificar as informações em um personagem!

Algumas características que podem ser utilizadas para compor uma persona são:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Localidade;
  • Cargo;
  • Grau de instrução;
  • Hábitos;
  • Crenças;
  • Hobbies;
  • Estilo de vida;
  • Hábitos de consumo;
  • Tecnologias utilizadas;
  • Mídias utilizadas;
  • Influenciadores;
  • Critérios de decisão no momento da compra.

O objetivo da empresa ao traçar a persona é o que vai definir quantas características serão levadas em conta. Algumas organizações e estratégias de marketing necessitam de personas mais completas, enquanto outras não.

Para a criação de personas é preciso conhecer o cliente

Criar uma persona requer estratégia e conhecimento do cliente. Saber como anda o seu relacionamento direto com o consumidor em seus pontos de venda é um bom passo inicial para ajudá-lo a conhecer as características de sua clientela.

Para isso, a avaliação por cliente oculto é a solução perfeita para você!

Esse serviço oferece à sua empresa uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados nos diferentes setores da instituição pelos olhos dos próprios consumidores.

O Instituto Opus é especializado nesse tipo de avalição! Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo