Mobile Marketing: Uma estratégia indispensável para o seu negócio

Rate this post

Atualmente, os aparelhos celulares são indispensáveis na vida dos cidadãos. Já faz tempo que os smartphones não servem apenas para fazer ligações e enviar SMS. Hoje em dia, mais de 72 milhões de brasileiros usam diariamente seus smartphones para acessar a Internet.

Sabemos que o universo da internet é vasto. Podemos usá-la para pesquisar algo novo, realizar um pagamento, contatar um amigo, realizar uma compra e outras milhares de funcionalidades.

Dessa forma, é indispensável para uma empresa atual estar no meio digital e mobile. É nesse sentido que o Mobile Marketing atua. Entenda a sua importância e vantagens neste artigo!

Navegação

O que é Mobile Marketing?

O Mobile Marketing consiste em um conjunto de estratégias que tem como função influenciar, interagir e se relacionar com um determinado público por meio dos dispositivos móveis e suas funcionalidades.

A empresa que investe em Mobile Marketing está à frente das empresas que não investem na estratégia pelo fato da alta quantidade de utilização dos smartphones e tablets pelos consumidores – sendo os smartphones a maioria esmagadora.

Um excelente exemplo do sucesso de se investir em Mobile Marketing é o Instagram. Ter um perfil na rede social faz com que a sua empresa alcance um público gigantesco. Além disso, a própria plataforma traz meios de promover a sua organização e alavancar as vendas.

O Instagram, apesar de poder ser acessado pelo computador, é uma rede social que foi criada para ser utilizada pelo celular e tem diversas funções adicionais quando acessada pelo aplicativo disponível para smartphones. A sua função principal só é permitida via mobile: publicação de fotos e vídeos.

Quais são as principais estratégias do Mobile Marketing?

As estratégias de Mobile Marketing, apesar de serem bastante vastas, estão dentro de segmentos muito específicos, visto que abrangem apenas o universo contido dentro dos dispositivos móveis. Podemos aplicá-las em:

SMS

Já foi uma função muito utilizada para comunicação direta entre pessoas. Hoje em dia, pode-se dizer que o SMS é praticamente exclusivo do Mobile Marketing.

Faz quanto tempo que você recebeu um SMS de um amigo? E de uma empresa?

O envio de mensagens curtas e informativas sobre notícias da empresa, promoções e campanhas é uma excelente estratégia para clientes já fidelizados.

E-mails

É um ótimo canal para se comunicar com os seus clientes em potencial e com sua base de clientes já fidelizada. O cuidado que se deve tomar com essa estratégia é: onde eu conseguirei os e-mails para criar a minha lista de contatos?

É interessante conseguir os e-mails de forma orgânica, visto que, dessa forma, você atingirá o público correto, tornando a sua publicidade muito mais efetiva.

Pedir para as pessoas disponibilizarem o e-mail no momento da compra em sua loja online é um bom meio para iniciar a sua lista.

QR Code

O QR Code é interessante porque pode ser lido por qualquer câmera de qualquer dispositivo móvel e pode estar em qualquer lugar: seja virtual ou físico.

Citaremos dois exemplos simples, nos quais o QR Code apresenta duas utilidades diferentes:

  • Comerciais de televisão: empresas colocam o código do lado da tela permitindo que os telespectadores o escaneiem e acessem o site da empresa pelo aparelho celular.
  • Restaurantes: alguns estabelecimentos colocam o QR Code em suas mesas para que o cliente possa escaneá-lo e acessar o cardápio pelo smartphone. Essa estratégia além de prática é eco-friendly, pois descarta o uso de papeis para fabricar o menu.

Aplicativos

A estratégia pode não ser interessante para todas as empresas, mas, para empresas maiores que vendem um grande volume de produtos, criar um aplicativo da marca pode trazer diversos benefícios.

Ter um aplicativo permite que você customize o seu espaço do seu jeito, como acontece nos websites. Além disso, acessar um aplicativo é ainda mais fácil e confortável do que acessar os navegadores dos smartphones.

O seu app pode variar de funções de acordo com a intenção da sua marca. Pode ser um aplicativo próprio de vendas e/ou conter informações e dados da empresa que sejam importantes para o público.

Mídias sociais

Das 7,6 bilhões de pessoas no mundo, 3,1 bilhões (42%) são usuários ativos nas mídias sociais e 2,9 bilhões (39%) acessam essas mídias através de dispositivos móveis. Percebe o quão valioso é investir no Mobile Marketing de mídias sociais?

As mídias sociais permitem que a sua marca crie conteúdo exclusivo, se promova e interaja com os clientes de forma prática e rápida!

Ter um perfil consolidado nas redes sociais pode até mesmo dispensar qualquer outra estratégia de Mobile Marketing já citada.

Existem lojas, por exemplo, que só existem no Instagram e conseguem um volume de vendas excelente.

Quais são as vantagens de se investir em Mobile Marketing?

Além do fato de os usuários de smartphones comportarem a grande maioria do público consumidor mundial, podemos citar alguns pontos vantajosos da estratégia:

As compras mobile crescem a cada dia

O relatório WebShoppers afirma que as compras feitas em aparelhos móveis corresponderam a 14,3% de todos os pedidos. Isso representa um faturamento de mais de R$5 bilhões de reais.

A previsão é de que essa porcentagem suba ainda mais com o passar dos anos, o que acompanha o crescimento do público dos dispositivos mobile.

Não investir em estratégias de vendas via dispositivos móveis faz com que a sua empresa perca um bom faturamento visto o tamanho desse público.

Segmentação de anúncios

O Mobile Marketing permite o uso da ferramenta de GPS, embutida nos celulares e tablets. Com ela é possível fazer com que os anúncios sejam destinados para um público específico dependendo da região em que ele se encontra.

Dentro disso, existem outros tipos de segmentação possíveis de serem realizadas. As mídias sociais são capazes de identificar os seus mais diversos gostos. Seja por música, filmes, comidas, jogos, roupas. Tudo que se pode comprar! Vamos exemplificar:

Caso uma banda que você goste muito lance um novo álbum, é muito provável que um anúncio aparecerá em suas redes sociais independente do lugar do mundo que você esteja.

Entretanto, supondo que você goste de comida japonesa, é interessante apenas que os restaurantes da cidade que você se encontra te ofereçam propagandas. Não faz sentido receber um anúncio de um estabelecimento de São Paulo estando no Rio de Janeiro, concorda?

A localização auxilia o Mobile Marketing neste sentido.!

Comunicação rápida com o público

Pense no seu uso de ferramentas digitais. O que você responde primeiro: um e-mail ou uma mensagem do WhatsApp?

Não precisa nem pensar muito para responder, certo? As pessoas estão conectadas o tempo inteiro aos seus smartphones e a forma de contato é muito mais dinâmica quando se utiliza ferramentas pertencentes (quase que exclusivamente) ao meio mobile.

Por isso é interessante para a empresa estar presente nesse tipo de aplicativo. O mobile ajuda você a se relacionar de forma mais intima e eficiente com o seu cliente.

Dicas para colocar o Mobile Marketing em prática

Os canais de Mobile Marketing que citamos permite a aplicação das seguintes ações, interessantes para quem deseja criar uma boa marca no meio digital:

  • Cupons de desconto via SMS;
  • Informações de promoções e novos planos via SMS;
  • Interação com contatos por e-mail até o momento da compra;
  • Sugestões de produtos por e-mail, para contatos que demonstraram interesse;
  • Cupons de descontos exclusivos por QRCode;
  • Aplicativos de terceiros para divulgar ações;
  • Aplicativo para interagir com o público com conteúdo que não seja somente relacionado a vendas;
  • Campanhas de ADS dentro do Instagram e Facebook;
  • Ações exclusivas de WhatsApp para quem interage com a marca pelo canal.

O IPhone: case de sucesso de Mobile Marketing

O iPhone, o 3G e o Mobile Marketing andaram lado a lado em 2008, com o seu lançamento nos Estados Unidos.

A Apple investiu em lançar o primeiro celular com 3G do mundo, causando um alvoroço mesmo antes de sua estreia: a partir dali surgia uma nova era no mundo digital móvel.

A diferença do iPhone para os outros celulares era a sua potência e isso gerou uma explosão do Mobile Marketing em diversas empresas.

Houve um aumento gritante no número de sites criados adaptáveis para versão de dispositivos móveis. Mais especificamente para o Safari, navegador da Apple.

Além disso, uma grande oferta de aplicativos disponíveis para a plataforma foi lançada em um curto período mesmo, trazendo um montante de novas informações e possibilidades aos consumidores.

Avalie o seu Mobile Marketing

Você já possui uma empresa que utiliza o Mobile Marketing e deseja saber como melhorar esse segmento e aumentar a sua receita proveniente dessa estratégia?

A avaliação por cliente oculto é a solução perfeita para você!

Esse serviço irá oferecer à sua empresa uma análise criteriosa sobre seus pontos positivos e negativos do Mobile Marketing, além de indicar o que deve ser melhorado e quais as melhores estratégias a serem empregadas para alavancar suas vendas.

O Instituto Opus é especializado nesse tipo de avaliação! Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo