Como aumentar o faturamento da empresa? Dicas rápidas para você lucrar mais!

5/5 - (1 vote)

Ao abrir um novo negócio o objetivo é obter sucesso nas atividades e gerar lucro, mas isso não ocorre através de uma fórmula específica.

Aumentar esse indicador de faturamento exige alguns passos, isso porque tornar o negócio mais lucrativo envolve também reduzir custos.

Neste artigo, traremos estratégias para ajudar você a aumentar o faturamento da sua empresa!

Lucro e faturamento: qual a diferença?

Compreender a diferença entre faturamento e lucro de forma precisa é fundamental para administrar uma empresa e mantê-la.

Não adianta você ter um ótimo planejamento, prestar um excelente atendimento aos seus clientes e manter um bom relacionamento com fornecedores se não souber administrar o dinheiro.

O faturamento se dá pelo montante que sua empresa teve em certo período. Ou seja: o faturamento corresponde ao valor bruto, sem descontos de despesas ou gastos.

Já o lucro é o valor líquido restante após a retirada das despesas e custos de um período em relação ao valor total desse mesmo intervalo de tempo.

Portanto, se você somar tudo o que a sua empresa vendeu no último mês, descobrirá o faturamento mensal. Reduzindo os gastos com salários, água, luz e aluguel, por exemplo, descobrirá o lucro do período.

Para aumentar o lucro é preciso, assim, saber como aumentar o faturamento de uma empresa ou diminuir as despesas.

Receita vs faturamento

Na classificação contábil é chamado de receita todos os valores recebidos pela empresa. Ou seja, a receita faz parte do cálculo dos lucros, representando o lado positivo da conta, e pode determinar um acréscimo no patrimônio da empresa.

Em uma empresa de tênis a receita pode ser tanto proveniente da venda dos tênis em si, como o dinheiro ganho com a venda de uma máquina que foi substituída por outra melhor.

Como aumentar o faturamento da sua empresa?

O faturamento é a soma de toda a arrecadação do negócio ao prestar a sua atividade comercial em determinado período de tempo.

Assim, para aumentar o faturamento da sua empresa, não existe mistério: basta que você venda mais. Para isso, é preciso observar alguns fatores como mão de obra, produtos oferecidos, demanda do mercado, entre outros.

Para que o faturamento do seu negócio aumente, é preciso produzir mais e alavancar as vendas, arrecadando mais com a comercialização dos seus produtos e serviços.

Como aumentar o lucro da sua empresa?

Aumentar o faturamento não necessariamente implica o aumento dos lucros. Afinal, para que haja o aumento do faturamento você precisa aumentar a produção de determinado produto para comercializá-lo e terá que gastar mais com a compra de insumos e com as despesas de funcionários.

O lucro pode crescer junto ao crescimento do faturamento, desde que haja uma estratégia bem elaborada. Dessa forma, o aumento do lucro de uma empresa é resultado muito mais de medidas administrativas eficientes do que do aumento da produção ou do faturamento.

Compreender a diferença entre faturamento e lucro é fundamental para saber quanto o negócio está ganhando e programar expansões.

Dicas de como aumentar o faturamento da sua empresa

Compreender a diferença entre faturamento e lucro é um dos primeiros passos para quem está começando a compreender como funciona a gestão financeira de um negócio.

Embora uma infinidade de estratégias possa permitir que uma empresa alcance crescimento, separamos dicas que merecem consideração e implementação.

Tenha serviços complementares

A adição de serviços ou produtos complementares pode ajudá-lo a conquistar novos clientes e a manter os existentes.

Amplie sua área de atuação

Ampliando sua área de atuação você pode atingir um público cada vez mais interessado em seus produtos ou serviços, ajudando a aumentar o faturamento da sua empresa.

Aumente o gasto médio por cliente

Conquistar um novo cliente custa mais caro que manter um bom cliente. Portanto, agregue novas funcionalidades aos produtos já ofertados, aumente a diversidade de produtos ou marcas comercializadas na loja e estabeleça programas de fidelidade que estimulem a compra.

Dicas como essas podem te ajudar a manter a fidelidade de bons clientes e estimulá-los a consumir ainda mais.

Aumente a frequência de compra

A frequência de compra potencializa a rotação do seu caixa, aumentando seu poder de investimento.

Utilize algumas estratégias para manter um bom relacionamento com os consumidores, fornecendo informações e dicas sobre os seus produtos. O lançamento de e-mail marketing é uma ferramenta poderosa nesse caso.

Revise sua estratégia de preços

Descubra o que seus concorrentes estão cobrando e nunca fixe seu preço, altere-o de acordo com as condições do mercado ou os requisitos comerciais.

Ofereça produtos ou serviços complementares

A possibilidade de oferecer produtos ou serviços adicionais sem custos extras é um grande incentivo para as vendas.

Incentive sua equipe

Trabalhadores devidamente remunerados mostrarão sua gratidão trabalhando mais para alcançar os objetivos da empresa.

Estabeleça um programa de fidelidade

Adotar programas de fidelidade é uma forma de fidelizar seu cliente, fazendo-o retornar à sua loja diversas vezes.

Ofereça benefícios para que eles continuem realizando aquisições ao longo do tempo.

Busque por clientes antigos

Clientes antigos já conhecem sua empresa, o que você tem a oferecer e provavelmente estão no seu perfil de cliente ideal.

Fazer uma ação de vendas voltada a estes clientes pode trazer muito resultado.

Dicas como essas contribuem para a clareza e objetividade das tarefas. Desta forma, a empresa mantém o foco na atividade do negócio, podendo aplicar toda a sua energia no faturamento da empresa.

O cliente oculto em prol do aumento do faturamento

Você já implementa alguma estratégia para aumentar o faturamento de sua empresa? Deseja saber a percepção dos consumidores a respeito de sua firma, a fim de analisar se seu investimento está sendo efetivo ou, caso ainda não tenha adotado melhorias, se estas seriam, de fato, necessárias ao seu negócio?

A avaliação por cliente oculto é a solução perfeita para você!

Esse serviço oferece à sua empresa uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados nos diferentes setores da instituição. Assim, é possível implantar as melhorias necessárias e estratégias ainda mais efetivas, com o objetivo de captar e fidelizar mais clientes!

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo