Pesquisa de marketing: Saiba tudo sobre o setor

5/5 - (1 vote)

A pesquisa de marketing é uma estratégia bastante poderosa para as empresas, uma vez que ajuda no processo de captar dados e informações que vão contribuir para a tomada de decisões por parte dos gestores. 

Além disso, essa estratégia é essencial para a redução de riscos de problemas dentro da empresa, assim como no contato com o cliente. 

Por meio da pesquisa de marketing, é possível elaborar um plano de comunicação que seja eficiente e que contribua para o processo de criação de estratégias que atraiam o cliente, melhorem o clima de organização, assim como promova o fortalecimento da marca. 

Para conhecer mais sobre esse tema e saber como é possível utilizá-lo dentro da sua empresa, prossiga a leitura a seguir!

Mais a fundo na pesquisa de marketing

A pesquisa de marketing é uma estratégia muito importante para a empresa e gera diversos benefícios, como:

  • Traz novas oportunidades de negócio;
  • Gera novos clientes em potencial;
  • Agrega um diferencial competitivo; 
  • Agrega mais estratégias para as ações de marketing e de divulgação;
  • Auxilia na tomada de decisão por parte dos gestores.

Tudo isso é possível devido à coleta de dados a partir do mercado de atuação da empresa, que faz com que ela tenha conhecimento sobre ações importantes e relevantes para a estratégia de marketing. 

Diante disso, é possível aprimorar as ações voltadas ao marketing, assim como seu papel. 

Com o entendimento das estratégias, torna-se viável a criação de ações voltadas ao cliente e para a melhoria dos processos da instituição, levando em conta o aprimoramento dos seus resultados

Além disso, essa pesquisa contribui para cada etapa do marketing individualmente. Essas etapas são conhecidas como os 4 p’s do marketing. Entretanto, nos dias atuais, já lidamos com a ideia dos 5 p’s com a inserção do P de “pessoas” nesta estratégia.  

Para criar uma pesquisa de marketing, primeiro é necessário fazer um planejamento de como esta será aplicada e isso envolve a definição dos objetivos da pesquisa, assim como seus temas e problemas a serem solucionados com a investigação. 

Nessa etapa, é essencial que se escolha, de forma criteriosa, a abordagem a ser seguida e os profissionais que contribuirão para o desenvolvimento da pesquisa. Deve-se escolher aqueles que contemplem habilidades e competências específicas para realizarem boas coletas e extrações de dados

Outro ponto que merece destaque é a identificação de um orçamento destinado às pesquisas de marketing, assim como a criação de um cronograma para as ações. 

É importante ter um cronograma, pois isso auxilia no cumprimento das etapas e do passo a passo da pesquisa. 

A partir disso, é possível trabalhar em cima da criação de um formulário para o cliente, levando em conta a elaboração de perguntas que podem ser de múltipla escolha, assim como de resposta única ou por meio da escrita de um parágrafo. 

Conheça os 5 p’s do marketing 

Antes de lidar com a inovação tecnológica, trabalhávamos com 4 p’s para o marketing, levando em conta o produto, o preço, a praça e a promoção

Explicando de forma breve cada um desses itens: 

  1. Produto é o que será oferecido pela empresa;
  2. Preço é o valor que será disposto ao mercado (a partir do conhecimento dos custos de produção);
  3. Praça é onde o produto será vendido, sua logística de entrega e de disposição;
  4. Promoção se refere às estratégias de divulgação para o cliente. 

Com o avanço do marketing e das estratégias no ambiente digital, um novo P surgiu para o marketing e deve ser levado em conta no momento de criação de uma pesquisa nessa área. Estamos falando do “p” de “pessoas”. 

Essa grande mudança surge porque, antes, a grande preocupação era na compra de um produto ou serviço. Agora, existe a intenção de entender qual é o comportamento do consumidor. Portanto, muitas empresas se dedicam e investem para desenvolver uma persona, ou seja, um personagem que gere uma identificação com o público-alvo. 

A partir do entendimento de quem é o público de sua empresa, assim como do seu comportamento, gostos e preferências, seu negócio pode trabalhar em cima do desenvolvimento de uma pesquisa de marketing, além de desenvolver outras ações de comunicação que são importantes para uma estratégia no ambiente digital. 

Dessa forma, a identificação dos 5 p’s do marketing é importante pela relação direta com o plano de negócio, assim como para impactar as ações que sua empresa pretende realizar, além de estabelecer alguns padrões que são importantes para a marca. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Ideal Marketing, onde você encontra todas as plataformas que sua empresa precisa e pode entender muito mais sobre o marketing em um só lugar. 

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo