Estratégia de marca: Aprenda a investir na construção da imagem de sua empresa!

4/5 - (1 vote)

Uma estratégia de marca bem definida é o ponto de partida no desenvolvimento de uma identidade relevante para a sua empresa.

Dessa forma, realizar uma estratégia de marca é um passo fundamental para aqueles que querem se tornar autoridade em qualquer mercado.

Sabendo disso, separamos algumas dicas e valiosas informações para que você aprenda a aprimorar a percepção de valor do seu negócio.

Navegação

O que é marca?

A marca é a própria identidade da empresa. É ela que fará com que o consumidor associe um produto a seu fabricante.

Assim, uma marca permite que os consumidores atribuam responsabilidade, qualidade e outros valores aos mais diversos negócios. Essa associação possibilita que os compradores diferenciem empresas que vendam um mesmo produto.

Uma marca bem-sucedida, além de ter um bom alcance, também é capaz de agregar valor aos seus clientes.  A Nike, por exemplo, é uma empresa que se sobressai no mercado esportivo e no ramo de qualidade de vida. Poucas marcas são tão fortes a ponto de agregar tanto valor aos seus produtos.

Qual o papel da marca no cenário atual?

A revolução tecnológica transformou completamente a maneira de comunicação do público. O cliente agora tem voz para se manifestar sobre o produto, serviço ou marca. Em poucos cliques, o consumidor pode publicar sua experiência e compará-la com a experiência de outras pessoas.

Assim, um dos maiores objetivos das empresas tem sido gerar o melhor atendimento possível para que os compradores façam trocas positivas a respeito de seus negócios.

Essa nova forma de comunicação dos clientes é tão real que já existem nichos de mercado que visam defender a voz do consumidor. O Tripadvisor, que divulga a opinião dos consumidores sobre os mais diversos empreendimentos, é o exemplo perfeito.

O que é estratégia de marca?

Estratégia de marca é o plano elaborado, que alinha ferramentas e ações, com a finalidade de levar um negócio a atingir suas principais metas.

Para conquistar seu objetivo, a estratégia de marca precisa ser pensada e coordenada para atuar a longo prazo e deve contar com alguns requisitos. Confira:

  • Tenha um objetivo em que a empresa acredita e pelo qual a companhia deseja trabalhar para conquistar;
  • Desenvolva as ferramentas certas para levar sua marca ao público. Por exemplo: logotipo, site, slogan, identidade visual etc. Lembre-se de repetir o conceito da sua marca de forma flexível, para que o público comece a identificar e associar aquela ideia à sua empresa;
  • Crie um vínculo afetivo com seus consumidores e funcionários, de maneira a fazê-los se sentirem parte da construção de sua marca;
  • Conheça o mercado e estude seus concorrentes.

A estratégia de marca, em outras palavras, é toda a experiência que seus clientes, funcionários, parceiros e concorrentes têm com sua empresa. É com ela que será possível definir as personas, os valores, a missão, a história, o posicionamento, a mensagem e a voz do seu negócio!

Como criar uma estratégia de marca?

Sua marca deve envolver emoções e valores que você acredita. Será através dela que você poderá contar a sua história.

Quando as pessoas escutam histórias autênticas, elas se conectam de forma emocional. Para isso, crie uma boa narrativa! Comece se fazendo as seguintes perguntas:

  1. Qual é o seu propósito?
  2. O que sua marca representa?
  3. Quais são as diferentes soluções que sua marca oferece?
  4. Quais são seus pontos fortes aos olhos dos clientes?

Quando pensamos em estratégia de gestão de marca, devemos compreender que todos os processos conversam entre si. Ou seja, o próximo passo só será bem-sucedido se o anterior obtiver os dados e informações necessários para tal.

É importante definir os valores em que acredita e ser transparente com o consumidor. Para que não haja falhas na mensagem que será passada para o público, separamos sete componentes para uma estratégia de criação de marca.

  • Defina o público alvo: entenda seu público, isso irá interferir na criação dos produtos e em como eles serão apresentados;
  • Defina um posicionamento de marca: esclareça seus valores e apresente o que acredita. 77% dos consumidores compram de marcas que compartilham dos mesmos valores que eles;
  • Associe palavras: estabeleça palavras que estejam associadas à empresa e aplique-as nas divulgações de marketing;
  • Tenha consistência: foque no que faz sentido. Evite falar sobre o que não tem relação com a sua marca. Torne sua mensagem única e coerente;
  • Se preocupe com a satisfação do cliente: cuide da satisfação do cliente, afinal, a finalidade de todo processo é uma só: deixar o seu consumidor contente.
  • Envolva os funcionários: conscientize seu time a utilizar uma abordagem de atendimento que tenha a ver com a imagem da sua empresa, algo que faça sentido e que, de alguma forma, faça o cliente se sentir dentro do negócio.
  • Busque fidelidade: cultive a fidelidade do consumidor que tirou um tempinho para escrever algum comentário sobre o seu negócio ou até mesmo compartilhou algum produto ou ideia. Recompense o carinho!

Exemplos de posicionamento de marca

Para você entender melhor como essa estratégia funciona na prática, separamos aqui alguns exemplos de posicionamento de marca bem-sucedidos.

Pepsi

Ciente de que a Coca-Cola, sua maior rival, é a líder nesse segmento, a Pepsi incorporou essa percepção do público e lançou a campanha “Só tem Pepsi, pode ser?”. Souberam, da melhor forma, tirar vantagem do fato de ser a “segunda opção” dos brasileiros. A partir daí a Pepsi conseguiu impulsionar suas vendas e aumentar a lucratividade. 

Apple

A marca se posiciona com elegância, luxo e exclusividade. Notamos isso em todos os produtos e serviços. Um trabalho de excelência, com um atendimento à altura.

Amazon

Uma das maiores empresas de e-commerce do mundo é pautada no relacionamento com o cliente e na experiência da compra. Além de oferecer preço baixo e agilidade na entrega.

Avalie sua estratégia de marca

Você já faz uso de estratégias de marca e deseja saber a percepção dos consumidores sobre a imagem da sua empresa?

A avaliação por cliente oculto é a solução perfeita para você!

Esse serviço oferece ao seu negócio uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados nos diferentes setores da instituição. Assim, é possível implantar as melhorias necessárias e estratégias ainda mais efetivas, com o objetivo de captar e fidelizar mais clientes!

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo