Endomarketing: A motivação que seu funcionário precisa

Rate this post

Toda empresa que deseja crescer precisa tomar decisões estratégicas em relação ao seu posicionamento no mercado. Para isso, é fundamental contar com colaboradores engajados e comprometidos com o crescimento do negócio.

É aí que surge a importância do Endomarketing, uma prática que visa melhorar a imagem da organização entre os seus funcionários.

O que é endomarketing?

Endormaketing nada mais é do que uma estratégia voltada para ações internas da empresa. O objetivo é melhorar a imagem da instituição entre os funcionários e reduzir o turnover (rotatividade). Com isso, é possível notar resultados, como: uma equipe mais motivada, melhora do valor de mercado da marca e conquista de mais clientes.

Essa estratégia também pode ser chamada de Marketing Interno, pois estuda as necessidades e desejos dos colaboradores, para transformá-los em facilitadores – os mais engajados ajudam a divulgar a cultura interna da companhia.

Por se tratar de uma estratégia que flui de dentro para fora da organização, deve ser planejado e executado em conjunto por duas áreas: o marketing, por saber planejar ações estratégicas que funcionam com os mais diferentes públicos, e o RH (Recursos Humanos), por ser uma área em contato constante com os funcionários e suas necessidades.

Dessa maneira, é possível trabalhar a interação do colaborador com a empresa e desenvolver atividades que resultem em uma maior motivação da equipe.

Por que utilizar o endomarketing?

O Marketing Interno trabalha dois pontos principais: a percepção do colaborador em relação a empresa e sua identificação com a cultura da organização.

 Os funcionários passam a ter suas opiniões consideradas e seus esforços reconhecidos, tornando-se promotores da imagem da instituição. A opinião e a visão do público interno podem influenciar na visão dos clientes externos. Dessa forma, o funcionário vende bem o produto quando conhece e acredita no que está vendendo.

Benefícios do endomarketing

Colaboradores felizes e motivados

A motivação dos funcionários aumenta quando se percebem inseridos em um ambiente que se preocupa com a qualidade de trabalho e bem-estar.

Uma equipe engajada será mais colaborativa e mais consciente sobre os desafios diários da empresa.  Isso acontece porque a instituição se mostra mais aberta às ideias e melhorias que os funcionários têm a oferecer.

Melhora do clima organizacional

O fluxo de atividades se ajusta e os processos passam a ser seguidos de forma mais precisa.

Isto influencia no desempenho do time e aumenta os resultados positivos, pois impacta diretamente na produtividade e nos rendimentos da empresa.

Menor rotatividade

A rotatividade tende a diminuir devido ao aumento da satisfação e compromisso que os funcionários têm com a organização.

Isto ocorre porque profissionais mais satisfeitos não desejam deixar seus empregos, já que não consideram apenas o ganho salarial, como também se sentem reconhecidos pelo tratamento conferido a eles.

Aumento de produtividade

A produtividade também se torna uma realidade dentro de empresas com boas estratégias de endomarketing.

Quando os colaboradores se sentem mais motivados e satisfeitos com seus trabalhos, executam as tarefas com qualidade, maior engajamento, proatividade e garantindo os melhores resultados para o negócio.

Marca mais forte

O oferecimento de capacitação e suporte contribui para que os funcionários estejam alinhados com os objetivos da organização.

Vale recordar que esse movimento interno passa a refletir externamente, gerando grandes resultados à empresa.

Atração de funcionários mais competentes e criativos

À medida que as ações da empresa são percebidas pela sociedade, passa-se a atrair bons colaboradores. Isso possibilita a procura de vários profissionais qualificados que podem contribuir para o desenvolvimento da empresa.

Qualidade de trabalho e bem-estar

O fato da instituição se preocupar com a satisfação de seus funcionários propicia um ambiente de trabalho mais agradável, sendo notória a melhora na saúde mental da equipe.

11 principais estratégias do endomarketing

1. Melhoria nos processos de comunicação interna

A comunicação interna é fundamental para a implementação de ações que melhoram o ambiente de trabalho.

Lugares onde os colaboradores possuem voz ativa para fornecer feedbacks e sugestões tendem a fortalecer a cultura do envolvimento na tomada de decisões importantes.

Assim, entende-se que a forma com que a diretoria se comunica com seus funcionários dita como percebem sua marca, razão pela qual a imagem projetada deve ser bem trabalhada.

2. Palestras motivacionais

Palestras acrescentam a formação pessoal e profissional dos colaboradores e promovem uma base maior de conhecimento e preparo para a realização de atividades.

3. Integração de equipes

As iniciativas de integração possibilitam a aproximação dos funcionários com a companhia.

A colaboração entre as pessoas é fundamental para o sucesso da organização. Isso afeta diretamente a produtividade, a qualidade e o atendimento ao cliente, favorecendo a efetividade dos projetos.

Entre as principais práticas de integração está a realização de eventos, como aniversários, happy hour e celebração de datas importantes.

4. Pesquisa de satisfação interna

Para que a empresa seja bem estruturada e garanta o bem-estar da equipe, é necessário realizar pesquisas que auxiliem no entendimento das necessidades e demandas de todos os funcionários. Dessa forma, é possível implementar atividades que melhorem o ambiente de trabalho.

Levar em consideração suas sugestões e aplicá-las faz com que os funcionários se sintam mais presentes e importantes nos processos internos da empresa.

5. Estabelecimento de plano de carreiras

Empresas que possuem plano de carreira passam uma imagem de valorização dos profissionais e despertam o interesse de novos funcionários nesse ambiente.

Como consequência, os colaboradores já existentes ficam mais motivados, pois enxergam possibilidades de crescimento e realizações profissionais.

Um exemplo é o oferecimento de cargos de maior nível aos colaboradores mais dedicados e capacitados.

6. Elogio e gratidão

O reconhecimento dos colaboradores deve ser divulgado no ambiente interno da empresa. Essa é uma forma de estimular e potencializar a cultura do reconhecimento profissional.

Além disso, exibir a qualidade do serviço individual ou de equipes é uma forma de influenciar o comportamento dos outros funcionários através de bons exemplos.

7. Treinamento e capacitação

A empresa conta com funcionários qualificados e preparados para novas soluções quando o profissional tem a chance de se especializar e desenvolver cada vez mais suas habilidades.

Essa estratégia ajuda a melhorar as práticas internas e eleva o nível de satisfação dos colaboradores.

8. Cultura inovadora

É importante manter as equipes em constante inovação. Novas ferramentas de trabalho e novas abordagens de processos, por exemplo, são soluções que criam uma cultura mais moderna.

9. Disseminação da Cultura Organizacional

A cultura da organização precisa ser comunicada constantemente para todos os funcionários, independente do cargo ou função realizada. Assim, a comunicação deve ser feita de forma atrativa para garantir que todos estejam alinhados e focados nas prioridades pautadas para o crescimento da empresa.

10. Fornecimento de feedbacks

Conversas com líderes devem ser momentos de aprendizados e troca. Por isso é importante o incentivo à cultura do feedback positivo. Nesse caso, o colaborador saberá identificar quais ações realizadas foram favoráveis, além de receber estímulos para melhorar cada vez mais.

11.  Alinhamento de estratégias

As empresas com os melhores resultados são as que contam com funcionários alinhados ao que foi planejado e com um alto nível de engajamento, o que maximiza a execução do planejamento estratégico.

É importante lembrar que esse planejamento deve ser divulgado e vivenciado no dia a dia da empresa.

O que é preciso para implementar o endomarketing?

Para a implantação do endomarketing é necessário fazer uma pesquisa interna com os colaboradores para saber suas opiniões e carências no trabalho. Os clientes externos só serão conquistados e mantidos pela empresa se os funcionários praticarem um bom serviço, o que geralmente ocorre quando estão satisfeitos.

Depois do levantamento dessas informações é importante começar a estruturar as ações de endomarketing, como as mencionadas anteriormente.

Implementadas todas as ações de marketing interno, será possível notar uma melhora considerável do clima no local de trabalho.

Funcionários felizes e motivados contribuem mais para o aumento e melhoria nos resultados da empresa!

Cases de sucesso para se inspira

VIVO

Um bom exemplo de organização que sabe se comunicar e engajar seus colaboradores é a Vivo. A empresa se beneficia de sua expertise em telecomunicações e promove interação com os funcionários por meio de games que são revertidos em pontos.

A recompensa, por meio de descontos em produtos ou em brindes, é outra técnica eficaz empregada pelo endomarketing.

Brandili

A Brandili é uma empresa de moda infantil. Sua principal ação de endomarketing é o programa “Valeu!”. A cada bimestre todos os funcionários recebem uma raspadinha com um dos valores da marca e devem indicar um colega que tenha práticas que ressaltam aquele valor.

A equipe responsável pela comunicação institucional coleta todos os votos e avalia se as justificativas são condizentes. Assim, os três colaboradores mais votados são reconhecidos em um evento com diretores, gestores e gerentes. Na cerimônia todos ganham camisetas que os reconhecem como “gente que faz a diferença”.

Esse tipo de estratégia incentiva a produtividade, ao reconhecer os funcionários que se dedicam, e também melhora o clima na organização, já que é uma oportunidade para os colegas trocarem boas impressões uns dos outros.

Fiat

Uma das estratégias mais simples da montadora para engajar seus funcionários é permitir que sejam os primeiros a fazer os teste-drives dos novos produtos.

A organização também oferece aos colaboradores festas de bodas de casamento e aniversários de quinze anos para suas filhas, além de contar com uma plataforma virtual com estatísticas e promoções.

Essas ações fazem com que os funcionários se sintam priorizados e por dentro do que acontece dentro da empresa.

Toyota

A cada nova contratação de colaborador é oferecido um treinamento pelo período de cinco meses antes do início do trabalho. No primeiro mês, apresenta-se ao funcionário a cultura da empresa; nos dois meses seguintes, é realizada uma visita na fábrica para entender como são montados os carros e por fim, nos meses restantes o funcionário passa em uma concessionária para ter contato com os clientes.

Além dos cinco meses iniciais, a empresa fornece vários outros cursos de capacitação e todos os empregados podem enviar novas propostas e ideias que são postas em prática frequentemente.

Analisando os resultados do Endomarketing

O endomarketing é a solução para diversos problemas empresariais, podendo ser aplicado das mais variadas formas. É interessante a implementação de tais práticas, considerando que se trata de uma estratégia que pode melhorar sua gestão de marca tanto no âmbito interno quanto no externo da sua empresa!

Uma ótima maneira de validar se as estratégias aplicadas através do endomarketing estão dando certo, é verificar qual é a visão que a clientela da empresa está tendo sobre seus serviços.

Para isso, a avaliação por cliente oculto pode ser uma excelente solução!

O Instituto Opus possui vasta experiência na realização desse serviço e se você ficou curioso para entender o que é e como funciona a análise por cliente oculto, clique no botão abaixo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo