×

Dicas para aumentar o lucro de um estacionamento

Autor:

Sobre:

Postagens: 27

Embora muitas pessoas acreditem que a administração de um estacionamento é uma tarefa fácil, nós, do Instituto OPUS, sabemos que não é.

A localização é determinante para o sucesso do empreendimento, e o terreno ideal geralmente possui um aluguel alto. Acrescente a concorrência, gastos com funcionários, impostos, contador, taxas… É fácil perder lucratividade com tantas variáveis envolvidas. Por isso selecionamos algumas dicas para melhorar as margens de lucro de um estacionamento.

Confira abaixo

Tenha funcionários uniformizados

Quando um cliente deixa seu veículo em um estacionamento, geralmente está confiando seu segundo bem mais valioso (atrás da residência) a um terceiro. Por tanto, transmitir uma imagem de segurança e profissionalismo é fundamental. Especialmente se o estacionamento retém a chave do carro.

É neste aspecto que uniformizar todos os funcionários faz diferença. Aqui entra o lema que deveria estar no cerne de todas as empresas: atender bem para atender sempre.

Ofereça café e lanches rápidos

Outra ação na linha da fidelização da clientela está na disponibilização de amenities para os motoristas, como café, água gelada e biscoitos.

O investimento é simbólico, e o poder de fidelização é grande. Ofereça produtos de boa qualidade. Apenas tenha o cuidado de orientar os colaboradores do estacionamento para que deixar os mimos para os clientes.

Utilize um CRM

Aumentar lucro estacionamento

As duas dicas anteriores estavam focadas na fidelização do cliente. Esta já é totalmente voltada para a profissionalização do negócio.

O customer relationship management (CRM) é um sistema no qual são imputados todos os dados referentes aos clientes. Todo carro que entra no estabelecimento deve ter sua placa inserida no CRM, assim é possível identificar padrões de consumo, clientes frequentes, lotação por horário e dia da semana.

Com esses dados em mãos, é possível conduzir ações de diferenciação de preços, fidelizar os clientes e aumentar significativamente a lucratividade do estabelecimento.

Conheça o perfil dos seus clientes

Conhecer o seu cliente é fundamental. Você deve ser capaz de entender o motiva o deslocamento até a região do seu estacionamento, a frequência com que o faz, a profissão, renda, método de pagamento preferido, entre outras informações.

A maneira de conseguir esses dados é através de uma pesquisa de opinião pública quantitativa. Com os dados em mãos, é possível traçar a melhor estratégia para a melhora dos resultados do estacionamento.

O Instituto OPUS realiza esse tipo de levantamento. Caso tenha interessa, entre em contato com a nossa equipe e teremos o prazer de enviar um orçamento sem compromisso.

Calcule a elasticidade e maximize seu lucro

A dica mais valiosa para melhorar a rentabilidade de um estacionamento está no cálculo da elasticidade da demanda.

A elasticidade é o estudo da variação da demanda dada uma alteração no preço. Por exemplo, caso o preço da hora do seu empreendimento suba 50%, o movimento cai mais ou menos de 50%? Ao identificar se a sua demanda é elástica ou inelástica, você abre caminho para a maximização do lucro do estacionamento.

O cálculo da elasticidade pode ser conduzido junto à pesquisa de perfil de clientes. Com essas duas ações de inteligência gerencial, você será capaz de melhorar o rendimento do seu estacionamento e expandir seu negócio.

Fale com um dos especialistas do Instituto OPUS e avalie a possibilidade de conduzir a pesquisa de perfil de consumo e cálculo de elasticidade. Entre em contato e solicite um orçamento.

Contato Instituto OPUS Pesquisa


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *