4 insights para aplicar o endomarketing em sua empresa

Aprenda como o endomarketing pode empoderar seus funcionários, fortalecer o relacionamento entre eles e melhorar seus resultados!

Você já teve a sensação de que seus funcionários não estão tão motivados quanto estavam quando começaram a trabalhar em sua empresa?

Você sabia que essa motivação que está faltando não depende unicamente de seus colaboradores? A empresa possui um papel crucial na hora de melhorar a motivação de seu pessoal interno.

Então, se você deseja incentivar sua equipe e melhorar o funcionamento interno da sua empresa, precisa conhecer o endomarketing.

Não sabe o que é? Continue por aqui que a gente te conta!

O que é o endomarketing?

O endomarketing nada mais é do que uma estratégia de marketing motivacional que tem por objetivo empoderar seus funcionários e melhorar os resultados da empresa.

Para auxiliar você na valorização e engajamento de seus colaboradores, traremos os principais insights sobre endomarketing encontrados no livro “Sorria, você trabalha aqui!”, de Analisa de Medeiros Brum.

Referência nacional em endomarketing, tendo 9 livros publicados, a autora da obra  é pioneira no estudo de comunicação interna e também CEO da primeira e maior agência de endomarketing do Brasil.

Quer conhecer quais insights podem te ajudar a motivar seus funcionários? Acompanhe-nos nessa leitura e transforme seu pessoal em uma equipe modelo!

Torne a comunicação acessível!

Um ponto importante a ser desenvolvido para que os funcionários se sintam satisfeitos ao vestirem a camisa da empresa é facilitar a comunicação.

Sentir que está sendo escutado gera no funcionário um sentimento de pertencimento à empresa.

Então, desenvolva um canal interno de comunicação para que os funcionários possam se comunicar.

Mas atenção! Não crie canais de ouvidoria, esse tipo de plataforma acaba se tornando um meio para comunicar apenas reclamações.

Além de desenvolver um canal interno de comunicação, certifique-se que todos se sintam confortáveis para conversar diretamente com o líder, ele deve ser o “primeiro e principal canal de comunicação interna”.

Programe também um momento para que seus colaboradores possam expressar suas sugestões, sentimentos e insatisfações.

Uma outra dica é fazer uma reunião de alinhamento semanal para que seus funcionários possam comunicar o que tem sido feito e suas sugestões para melhora.

O importante é se certificar que todos estão sendo ouvidos e que todos estão cientes de que suas opiniões são essenciais para o crescimento da empresa.

Seja um líder disponível!

Estimule a união de seus funcionários através de confraternizações e comemore com eles os resultados obtidos.

Afinal, você se sentiria bem em falar sobre suas dificuldades na empresa e suas ideias com alguém que você não conhece bem e não tem a menor afinidade?

Então, não seja um líder inacessível!

Caminhe pelos corredores, coma onde eles comem, dessa forma, você passará a conhecê-los melhor.

Converse com seus funcionários, se aproxime da realidade deles. Faça-se presente nas atividades da empresa, desse modo, eles se sentirão mais próximos e conectados a você.

Não se esqueça de elogiar e agradecer. Mostre que você reconhece a contribuição de cada um e que entende a importância de seu trabalho.

Como resultado, eles se sentirão admirados e desenvolverão uma admiração por você!

Um bom relacionamento entre líder e equipe é essencial para o pleno funcionamento da empresa.

Lembre-se, um líder eficaz é fundamental para a empresa e ele deve ser o principal canal de comunicação interna. Então, faça com que seus colaboradores se sintam à vontade para se aproximar de você.

Seja transparente!

Você se sentiria satisfeito em trabalhar em uma empresa que não é transparente em relação aos objetivos, à importância dos funcionários e aos resultados obtidos?

Ser transparente faz com que seus funcionários percebam a importância que possuem para o pleno funcionamento da empresa.

Então, faça questão de que sua equipe conheça a história da empresa, as superações que se deram em sua trajetória, os objetivos que ainda serão alcançados e os resultados obtidos.

Como mencionado anteriormente, realize reuniões de alinhamento com a equipe para discutir os objetivos e os resultados, dessa forma todos se sentirão incluídos.

Não tenha vergonha de falar sobre os lucros, projetos futuros, relacionamento com colaboradores externos etc.

É essencial que todos conheçam a empresa em que estão trabalhando!

Desenvolva campanhas de incentivo!

Se você está pensando em dar bonificações para incentivar seus funcionários, pode ir parando por aí!

Criar uma campanha de incentivo não significa dar um bônus financeiro a quem mostrar melhores resultados.

A campanha de incentivo é uma forma de estimular os colaboradores. Essa prática faz o funcionário sentir que está recebendo um “benefício exclusivo’’ por trabalhar na empresa.

Portanto, crie um programa interno que possua o perfil da sua equipe.

Não adianta desenvolver um programa de incentivo super descolado e divertido se sua equipe possui comportamentos mais tradicionais.

Sem o delineamento de perfil, você não conseguirá formular ações que sejam estimuladoras para os seus funcionários.

Tenha em mente que ninguém deve ser obrigado a participar independente da premiação.

Seja sábio para implementar um programa que engaje seus funcionários e melhore o trabalho em equipe.

Endomarketing: motive a sua equipe!

Sua empresa pode até estar funcionando bem, mas se seus funcionários se encontram desmotivados é sua responsabilidade promover uma mudança.

A empresa que deseja ser bem-sucedida deve se transformar de dentro para fora.

Como vimos, transparência e comunicação são essenciais para aplicar o endomarketing  e, consequentemente, gerar melhores resultados para a sua empresa.

Uma equipe motivada é capaz de enxergar que os ganhos da empresa são também ganhos pessoais. Eles entendem que se a empresa for bem, suas chances de crescimento são maiores e se empenham para isso.

Logo, o endomarketing só trará benefícios para a sua empresa e para os que trabalham com você.

Aplique já o que você aprendeu aqui e veja a transformação positiva que irá acontecer!

Este post foi produzido pela equipe do Pocket Book4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo