Brand experience: Por que investir nessa estratégia?

Rate this post

Atualmente, o relacionamento com uma marca vai além do processo de compra. Os consumidores não buscam apenas produtos ou serviços, eles procuram vivenciar uma experiência marcante.

Mostrar para o cliente que você não deseja somente vender, mas se relacionar com ele e proporcioná-lo as melhores sensações durante toda a jornada do consumo agrega valor à marca. Dessa forma,investir em estratégias de brand experience, definitivamente, destaca uma empresa dentro do mercado.

Saiba mais sobre essa estratégia de marketing e porque se dedicar a ela neste artigo.

Navegação

O que é brand experience?

Experiência de marca é a tradução literal para brand experience. A ideia dessa estratégia de marketing é gerar valor e uma percepção emocional no cliente em torno de uma marca. Assim, o sucesso desse artifício se dá através de interações com os consumidores que os proporcione sensações e sentimentos memoráveis.

Hoje em dia, as pessoas não entendem mais os produtos e serviços como excelentes apenas pela sua qualidade. Ter um produto bom é visto como uma obrigação da empresa. Dessa forma, a preferência por uma marca se baseia nas sensações proporcionadas ao se consumir o produto ou serviço em questão. Nesse sentido, para além da qualidade, é necessário que a empresa exponha de forma precisa um diferencial para a clientela.

Os resultados desse processo são a satisfação e fidelização dos consumidores!

Gerar valor na experiência de interação em todas as etapas do consumo transforma compradores em verdadeiros embaixadores da marca.

Quais são as bases do brand experience?

Existem diversas maneiras de proporcionar experiência ao consumidor. Algumas marcas podem utilizar de apenas uma estratégia, outras utilizam inúmeras. Tudo depende da intenção da empresa e da sua real necessidade.

Os fundamentos essenciais do brand experience são:

Think

As marcas devem passar para os clientes quais são os seus propósitos centrais. Qual é a missão do seu produto? Qual foi a motivação que levou ao nascimento da marca e por que alguém deveria comprar em sua empresa e não em um concorrente?

É preciso deixar claro ao cliente qual a sua missão e que ela vai além de uma simples venda!

Um grande exemplo de case de sucesso nesse aspecto é o slogan da L’Oréal Paris. O “Porque você vale muito” foi criado há mais de 50 anos e continua agregando à marca e sendo propagado mundialmente pelas embaixadoras celebridades em diversos idiomas.

A frase passa para o cliente a sensação de que a L’Oréal Paris cria os produtos da melhor forma possível focada completamente na satisfação do público. Dessa forma, qual é a motivação da marca? O próprio consumidor, porque ele vale muito!

Sense

Esse pilar do brand experience está ligado às sensações humanas. As marcas podem explorar os cinco sentidos com a finalidade de dar aos clientes experiências mais imersivas e sensoriais.

Na maioria dos casos, é quase imperceptível que uma estratégia de marketing está sendo posta em ação. As percepções humanas são moldadas de acordo com o ambiente em que estamos. Por exemplo, não é preciso dizer para as pessoas que não se deve entrar em um tribunal de justiça usando roupa de banho. Por outro lado, é estranho que uma pessoa vá à praia de terno e gravata. Concorda?

O cheiro, o visual do ambiente, o sabor das comidas, as músicas e sons. Todos os pontos que mexem com os sentidos humanos são usados para ambientar uma marca e dá ao cliente gatilhos mentais subconscientes. Esse é o marketing sensorial.

Você já percebeu que as lojas de departamento têm um cheiro específico? É proposital! Esse cheiro desperta no consumidor uma sensação de prazer e conforto, o deixando com vontade de continuar na loja e a comprar mais. Essa é uma estratégia de marketing olfativo.

Outra empresa que utiliza dessa estratégia é a AVON, conhecida por colocar, em suas revistas de produtos, o cheiro dos cremes e perfumes, para o consumidor ter uma amostra realista do que gostaria de comprar.

Feel

Esse fundamento está relacionado às emoções. Criar um impacto emocional no público e o relacionar à marca cria memorias afetivas.

A Coca-Cola, por exemplo, cria campanhas natalinas há exatos 100 anos. Os comerciais da marca que são transmitidos em época de Natal buscam relacionar o período à empresa. Assim, as propagandas carregam um cunho emotivo ligado ao espírito natalino.

A música tema do comercial diz:

“Natal, natal, natal. Espalhe essa magia ao seu redor e contagie o mundo com o que você tem de melhor.”

O investimento da marca fez com que ela fosse automaticamente vinculada ao Natal, um momento prazeroso, de felicidade e ternura. Como consequência, neste período do ano as vendas da Coca-Cola disparam!

Do

A marca deve se mostrar disposta a solucionar problemas em todos os estágios do consumo e a agir de maneira prestativa em prol do cliente.

Nesse sentido, o foco deve ser o sucesso do cliente, proporcionando facilidade e conforto. Para isso, nota-se que uma estratégia interessante para a empresa é investir em táticas customer service em geral.

Connect

Se conectar com os clientes e fazer com que eles se sintam pertencentes à marca é algo positivo para a empresa. Ter uma empresa próxima ao público faz com que ela seja lembrada com frequência e valorizada.

As redes sociais são ótimos instrumentos para efetuar esse vínculo. Ter canais de contato abertos, compartilhar conteúdo (tweets, stories) e responder os clientes são excelentes formas de aproximar o consumidor.

A Magazine Luiza é um case de sucesso nesse aspecto. No Twitter (@magazineluiza), a atendente digital, Lu, está sempre interagindo com os internautas. A conta busca constantemente realizar novos tweets, respondendo os clientes. Para além do caráter descontraído e engraçado que a conta carrega, ela também soluciona problemas via direct message (mecanismo de conversa privada do Twitter) de maneira rápida e eficiente.

Quais vantagens o Brand Experience traz para minha empresa?

Fidelização

Proporcionar uma experiência inovadora que nenhuma outra marca ainda proporcionou para alguém o leva à fidelização. Um cliente fiel se torna um divulgador da marca e faz com que outros clientes e parceiros sejam atraídos.

Valor

O brand experience agrega valor à marca, uma vez que a empresa passa a ser reconhecida no mercado pelo seu diferencial.

Além disso, ter uma marca valorizada implica diretamente no valor do produto/serviço!

Brand awareness

O brand experience possibilita criar nos consumidores um reconhecimento da marca. A companhia passa a ser notada no mercado, reconhecida e diferenciada.

Dentro desse contexto, o brand awareness é a métrica que pode ser utilizada para medir o sucesso de uma marca nesse quesito.

Como começar a aplicar o Brand Experience na minha empresa?

Para começar o processo dessa estratégia de marketing é necessário ter um devido conhecimento e percepção da sua empresa. A imagem que uma marca passa ao seu público-alvo é fundamental para definir a relação de consumo.

Uma ótima solução para avaliar a marca é a utilização da pesquisa de mercado.

A ferramenta conta com diversas técnicas que visam avaliar situações e chegar a objetivos específicos.

Para saber mais sobre esse serviço, entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo