Benefícios de integrar uma ferramenta de CRM para toda a estrutura da sua empresa

Rate this post

Quem começa a trabalhar com uma ferramenta de CRM não consegue viver sem ela. É uma plataforma simples de usar e oferece diversos benefícios para empresas de diferentes portes. Por meio do CRM, um negócio tem a oportunidade de promover o melhor relacionamento com o cliente, de forma organizada e dinâmica.

O CRM é também uma ferramenta de marketing poderosa. Uma empresa, por mais que tenha um público com os mesmos interesses, sabe que esses clientes são muito diferentes entre si.

Uma indústria de calçados, por exemplo, entende que um grupo de pessoas estão dispostas a pagar até certo valor por determinado modelo, e outras preferem os pares mais caros.

São nesses detalhes que o valor do CRM aparece. Ao oferecer relatórios completos sobre vendas e sobre a jornada de compra dos clientes, ela favorece a estrutura de toda empresa. 

Abaixo, em destaque, estão alguns dos benefícios do CRM.

Navegação

CRM para captação de leads

O CRM é uma ferramenta para vendas. Com ele as empresas têm a oportunidade de conhecer melhor o cliente, e assim oferecer produtos e serviços sob medida. Entretanto, saber quem são esses consumidores não é o suficiente. É necessário atrair clientes em potencial, os chamados leads.

O CRM torna essa operação em algo simplificado. Basta realizar a integração da plataforma com as redes sociais e aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Facebook Messenger. Assim, sempre que um cliente em potencial enviar um contato por meio dessas plataformas, o CRM o cadastra automaticamente como um novo lead.

Esse contato recebe um card, e nele é possível cadastrar diversos dados relevantes para a prospecção, como telefone, e-mail e cargo em uma empresa, entre outros. A partir desse momento, todas as interações entre empresa e o cliente permanecem gravadas no sistema.

Para os setores de marketing e vendas, isso é muito relevante. Afinal, ao acessar essas informações, de maneira organizada, a empresa tem a possibilidade de saber o que mais agrada e o que mais desagrada o cliente.

Funil de vendas

Esse lead captado pelo CRM vai direto para o funil de vendas. No primeiro estágio, eles são chamados “leads de entrada”. Entretanto, nas ferramentas mais modernas, é possível alterar essa nomenclatura, e adaptá-la de acordo com as necessidades da empresa.

Na maioria dos casos, o funil de vendas é dividido em 4 estágios. Todos eles entram no chamado topo do funil. Nesse estágio, os leads ainda estão conhecendo as soluções da empresa. O próximo estágio é considerado o contato inicial. É quando a prospecção de vendas é iniciada.

Nesse momento, é possível ter uma noção de quais leads irão para a fase de negociação, e quais deles precisam de mais informações. A vantagem para as empresas que utilizam o CRM é a visualização de todo esse processo diretamente na ferramenta. Com isso, é muito mais simples organizar a gestão desses leads.

CRM como ferramenta de gestão

Outro benefício do CRM é a gestão da rotina de trabalho. Em uma empresa com diversos funcionários, isso é muito importante. Afinal, não é raro que as equipes acabem se atrapalhando com a agenda. Nesse sentido, o CRM é muito eficaz.

O gestor consegue, por exemplo, realizar a integração com o Google Calendar. Ao fazer alguma atualização na plataforma, todos os integrantes da equipe têm acesso a essa informação. Assim, é possível visualizar quais são as tarefas diárias, semanais e mensais.

Relatórios em tempo real

O CRM também é um software de gestão. Com ele, os profissionais em cargos de liderança têm a oportunidade de analisar o desempenho da equipe. Tudo em tempo real e com dados atualizados.

É possível, por exemplo, confirmar se todas as tarefas são realizadas no prazo. Para quem trabalha com vendas, é possível acompanhar o desempenho dos vendedores em relação ao funil de vendas. Assim, os gestores têm como saber quantos leads estão no topo do funil e quantos estão na base.

Outro relatório importante é sobre o número de vendas.  É possível acompanhar o desempenho de cada vendedor, e confirmar se a meta apresentada para eles foi alcançada.

Comunicação

Outro benefício do CRM relevante para qualquer empresa é a comunicação. Por meio dele é possível atender diversos clientes simultaneamente e com muito mais agilidade. Isso porque o CRM consegue realizar com facilidade a integração com plataformas como WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, entre outros.

Entretanto, independentemente da plataforma escolhida pelo cliente, todas essas mensagens seguem direto para uma caixa de entrada única. Com isso, é possível respondê-los diretamente do CRM, e sem a necessidade de utilizar diferentes aplicativos.

Para quem trabalha com atendimento ao público, essa é uma vantagem competitiva real. Os clientes, sobretudo os mais jovens, não querem esperar horas para serem atendidos por uma empresa.

Portanto, como visto nesse artigo, integrar uma ferramenta de CRM à rotina de uma empresa traz diversos benefícios para um negócio.

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo