Share of Mind: A importância de se ter um bom posicionamento de marca

O sonho de consumo de qualquer empresa é ser conhecida por todo o seu público-alvo. Quanto mais popular, mais irão comentar sobre o seu negócio. Consequentemente, analisar se a marca anda “na boca do povo” é um ótimo indicativo de como está o seu empreendimento.

O share of mind consegue medir, por meio de pesquisas, o quanto a sua marca é lembrada pelo público e o quanto ela é influente no mercado. Continue a leitura para entender mais sobre esse conceito.

O que é o Share of Mind?

O share of mind é uma estratégia de marketing que tem como função medir o quanto uma marca é lembrada e conhecida pelo público. A estratégia consiste em pesquisas que levantam informações sobre citações e menções do consumidor sobre algumas empresas.

Dessa forma, é possível determinar quais marcas são mais populares, além de descobrir ao que essas brands são associadas pelo público.

Por exemplo, no mercado de refrigerantes existem as marcas X e Y. Ao pensar em comprar um refrigerante para o meu almoço de domingo, eu me recordo imediatamente da marca Y e, assim, busco consumi-la. Isso significa que a marca Y tem um share of mind maior que a marca X.

Saber o quanto a sua marca é lembrada pela população é importante, pois te permite identificar se as estratégias de marketing aplicadas estão sendo eficientes. E caso não estejam, é possível averiguar quais os melhores caminhos a seguir.

A meta de toda marca é se tornar uma top of mind. Ou seja: estar entre as marcas mais memoráveis do mercado. E já que demos o exemplo dos refrigerantes, podemos citar a Coca-Cola como exemplo de top of mind.

Quais são as vantagens da pesquisa Share of Mind?

A pesquisa share of mind trará informações relevantes para a sua empresa. Veja algumas das vantagens que essa estratégia pode fornecer:

Conhecer sua posição no mercado

Se uma marca possui um share of mind elevado ou baixo, isso mostra a sua força ou fraqueza perante o mercado em que atua. Um produto que é lembrado e escolhido pelos consumidores no momento da compra é um indicativo de que eles confiam na empresa que o oferece.

Observado a credibilidade da sua firma, é possível melhorar o share of mind caso perceba que este esteja em um nível mais baixo do que gostaria.

Criar estratégias de marketing certeiras

A pesquisa do share of mind permitirá à empresa conhecer a sua posição no mercado. Tendo essas informações em mãos, a equipe de marketing é capaz de traçar campanhas mais assertivas ao identificar os pontos fortes e fracos de seus produtos/serviços ou até mesmo da publicidade da organização.

A ideia é levar ao consumidor a percepção de que os produtos daquela marca são os mais ideais para satisfazer as suas necessidades, trazendo os melhores benefícios e a melhor qualidade. Consequentemente, o share of mind contará com um crescimento.

Conhecer o cliente em potencial

As análises da pesquisa share of mind trazem a percepção do perfil de cliente que mais propicia retornos às campanhas e, consequentemente, acabam por consumir mais.

Dessa forma, é possível traçar um padrão: criar um perfil do seu cliente em potencial e ter uma prospecção mais rentável, visto que o público-alvo se torna mais específico.

Como alcançar um Share of Mind elevado?

Para alcançar um share of mind elevado é necessário se dedicar a alguns aspectos do marketing, principalmente às estratégias que tangem o marketing digital. Abaixo citamos algumas medidas que podem te ajudam a elevar o seu nível de share of mind:

Invista nas redes sociais

Investir em redes sociais é um ótimo passo para concretizar a sua marca. Você sabia que o Brasil é o segundo país que mais usa o Instagram, perdendo apenas para o seu país de origem, os Estados Unidos?

Ter uma marca que interaja com o público nas redes sociais é promissor! O cliente espera conhecer empresas que não apenas satisfaçam as suas necessidades, mas que se relacionem com o consumidor. Não existe ambiente melhor para isso do que as redes sociais.

Aposte em programas de fidelidade

Uma marca é lembrada e promovida por seus clientes fidelizados. Satisfazer o seu consumidor é uma estratégia de marketing importantíssima que, além de proporcionar que os consumidores gerem mais renda ao seu negócio, os tornam embaixadores da sua marca.

Esses embaixadores são responsáveis por divulgar gratuitamente a sua empresa para outros consumidores, atraindo novos clientes.

Programas de fidelidade são ótimos nesse aspecto. Invista em “mimar os seus clientes”.

Apoie as causas dos seus clientes

Apoiar causas que importam ao seu público faz com que a sua marca se torne mais humana diante dos olhos de seus consumidores. Portanto, busque descobrir e entender as causas que seus clientes validam e invista em apoiá-las. Isso incitará um pensamento positivo em relação à sua organização e irá gerar um sentimento de afeto na clientela.

Um grande exemplo disso são as marcas que apoiam a comunidade LGBTQIA+. O Burguer King, neste ano, lançou uma campanha para o mês de junho – mês do orgulho LGBT+ – contando a história de 20 colaboradores que integram a comunidade. Essa estratégia trouxe mídia à empresa e movimentou suas vendas de forma considerável.

Share of Mind x Share of Heart

Enquanto o share of mind está relacionado ao quanto o cliente pensa na sua marca e opta por ela visando a qualidade e a solução dos seus problemas, o share of heart está ligado ao quanto o cliente é ligado afetivamente à sua marca.

No share of heart, o consumidor ama a sua marca. O relacionamento com o cliente é tão intenso que ele se torna de fato um promotor assíduo dos seus produtos. Ele os defende e os promove.

É muito interessante ter um base de clientes apaixonados. Isso gera uma reação em cadeia: eles irão garantir a chegada de novos consumidores e a probabilidade dos novatos também se tornarem loucos pela sua marca é grande!

Marcas no topo do Share of Mind: o Top of Mind

Pesquisas de mercado permitem que se descubra quais são as marcas mais pensadas pelo público. O prêmio Top of Mind é uma premiação brasileira que reconhece as companhias de maior sucesso no país.

Uma pergunta muito simples é capaz de nos mostrar quais marcas são essas:

Qual a primeira marca que lhe vem à cabeça?

Essas marcas, em 2018, foram: Omo, Nike, Coca-Cola e Samsung.

Melhore o seu Share of Mind com o Cliente Oculto

Neste artigo, citamos algumas estratégias que ajudam a elevar o nível de share of mind de uma marca! Nesse contexto, percebe-se que o sucesso dessas táticas está baseado no quanto a instituição conhece a sua clientela.

Assim, é de extrema importância que o empreendedor entenda o seu consumidor e saiba o que seus clientes pensam sobre a sua marca.

Portanto, a avaliação por cliente oculto é uma excelente forma de desvendar todos esses aspectos!

Esse serviço oferece à sua empresa uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados nos diferentes setores da instituição. Com isso, é possível implantar as melhorias necessárias e estratégias ainda mais efetivas, com o objetivo de captar e fidelizar mais clientes!

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo