8 ferramentas para melhorar a sua gestão de campanha eleitoral

8 Ferramentas para montar e gerenciar um campanha eleitoral
5/5 - (3 votes)

Uma campanha eleitoral é sempre um desafio de organização e gerenciamento de pessoas. O tempo sempre joga contra os candidatos, e é fácil se perder no meio de tantas tarefas, reuniões, comícios e caminhadas. Para superar esses obstáculos, um bom planejamento de campanha eleitoral é fundamental.

Felizmente a tecnologia ajuda a melhorar a eficiência da equipe. Ferramentas intuitivas de compartilhamento de agenda, gerenciamento de tarefas e criação gráfica vieram para ficar na realidade eleitoral brasileira.

Na lista abaixo separamos 8 ferramentas para melhorar gestão da sua campanha política.

Leia Também: Como planejar uma campanha para deputado

Navegação

Planejamento de campanha eleitoral: Mind Meister

ferramenta camapanha eleitoral

O Mind Meister é uma plataforma para criação de mapas mentais. Os mapas são formas intuitivas de organizar ideias inicialmente difusas.

O mapa proporciona uma visão ampla e organizada das ideias de campanha e define as ações necessárias para o sucesso nas urnas. A ferramenta oferece uma versão grátis para até três mapas, o que costuma ser mais que suficiente par ao planejamento inicial da campanha eleitoral

Gestão de tarefas de campanha: Meister Task

ferramenta camapanha eleitoral 6

Dos mesmos desenvolvedores do MindMeister, o Meister Task é um gerenciador de tarefas para equipes. Você pode criar diversos projetos, como por exemplo logística, comícios, serviços gráficos e tarefas gerais e atribuir aos membros da sua equipe.

Através do aplicativo para celular, cada colaborador pode marcar as atividades realizadas, deixar comentários nas tarefas ou alterar a atribuição de determinada atividade. O coordenador de campanha pode acompanhar de perto a execução das tarefas críticas.

Para os que utilizam o MindMeister, ainda é possível importar as tarefas criadas nos mapas mentais.

Gestão de agenda de campanha eleitoral: Google Agenda

Como montar campanha política

Talvez a solução de gestão de agenda mais completa do aercado, através do Google Agenda é possível incluir compromissos nas agendas dos membros da equipe, gerenciar conflitos de horários e garantir que nenhum compromisso seja comprometido.

Gestão de arquivos de campanha: Google Drive

ferramenta camapanha eleitoral 3

Mais um aplicativo da suíte Google, o Drive permite o gerenciamento fácil de arquivos entre todos os envolvidos na campanha. Enviar links para download via e-mail ou mensagens e ter acesso a todas as alterações nos arquivos armazenados. Também é recuperar itens deletados.

Algumas alternativas ao serviço do Google incluem o Dropbox e o OneDrive, da Microsoft. Entretanto, caso a equipe opte por utilizar o Google Agenda e o Hangouts, a opção da gigante de buscas oferece melhores opções de integração.

Vídeo conferência: Hangouts

ferramenta campanha eleitoral 4

O aplicativo de comunicação do Google permite reuniões remotas de maneira fácil e rápida. É possível configurar em minutos um vídeo conferência com até 10 participantes.

Os usuários podem acessar a sala virtual através do celular, computador ou até mesmo compartilhar a tela. Uma boa opção para realizar apresentações de slides ou arquivos de texto.

Comunicação de campanha política: Slack

ferramenta campanha eleitoral 8

O Slack é uma alternativa ao WhatsApp. Durante a campanha eleitoral sabemos como a caixa de mensagens fica cheia. Muitas vezes perdemos uma mensagem importante simplesmente porque a mesma foi jogada para baixo por uma enxurrada de pedidos, santinhos virtuais e solicitações de eleitores.

No Slack é possível criar vários canais de comunicação, possivelmente com os mesmos integrantes dos projetos definidos no Meister Task, abrir chats individuas, buscar conversas com facilidade.

Também é possível integrar o Meister Task com o Slack. Assim, diretamente de um canal do Slack um usuário pode inserir uma tarefa em um projeto. Genial!

Envio de e-mail em massa: Mail Chimp

ferramenta campanha eleitoral 5

Caso a gestão de campanha possua uma lista de e-mails dos eleitores, o Mail Chimp é melhor forma de gerenciá-la. Através da plataforma é possível enviar mensagens em massa, visualizar estatísticas de abertura e classificar os contatos pelo nível de interação com o material recebido.

Na plataforma é possível utilizar modelos de mensagens pré-definidos, agendar envios e realizar testes A/B.

Criação Gráfica: Canva

ferramenta campanha eleitoral

Se a sua equipe não conta com um designer em tempo integral o Canva pode sem uma boa pedida. O site é uma plataforma de criação gráfica com vários modelos a disposição do usuário. Uma vez definida o estilo da arte, é só alterar os textos e selecionar as fotos e ilustrações.

A plataforma conta com um grande acervo gratuito. O suficiente para uma comunicação profissional a baixo custo.

Saiba mais

Para que sua campanha eleitoral seja ainda mais eficiente, recomendamos a realização de uma pesquisa eleitoral. Ela te fornecerá dados objetivos para que construa estratégias assertivas. Saiba mais clicando no botão abaixo.

Converse com um especialista em pesquisas de opinião pública e mercado do Instituto OPUS

Leia Também: Guia definitivo de pesquisas qualitativas e quantitativa

Gostou do nosso conteúdo?

3 Comentários

  • Sou candidato a prefeito e estou buscando gestão e pesquisa para minha campanha.

    Resposta
    • Bacana Júnior!

      A gestão de campanha é uma das etapas mais importantes. Um coordenador competente te libera para focar no que realmente importa: Pedir votos.

      Resposta
  • Estou ajudando a campanha para eleger um deputado federal, gostaria de algumas dicas e pesquisas

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo