O volume de buscas no Google por um político ou candidato a deputado

5/5 - (8 votes)

Quando você quer informações sobre algum tema, você faz uma busca na internet, correto? Shows, biografias, notícias. Tudo está no Google. O mesmo ocorre com a política. Quando a curiosidade do eleitor é aguçada por uma matéria, propaganda ou comício, é natural que ocorra um aumento no volume de buscas no Google por um político ou candidato a deputado.

Quanto maior a visibilidade, maior o potencial eleitoral. E maior o volume de buscas online sobre o político. Mas como medir esse interesse da população pelo candidato?

Navegação

O volume de buscas no Google por um político ou candidato a deputado

Google Trends

De acordo com um levantamento da Statista, 97% das buscas brasileiras são feitas através do Google. Felizmente, o gigante digital disponibiliza uma ferramenta para identificar temas populares na rede, o Google Trends.

Vamos usar como exemplo um político discreto do Rio de Janeiro, que teve dificuldades para se reeleger para a câmara dos deputados em 2014. Com a renúncia do presidente da casa, Eduardo Cunha, nosso exemplo foi alçado ao cargo e ganhou visibilidade. Estamos falando de Rodrigo Maia. Mas como o volume de buscas por seu nome se comportou com a visibilidade repentina do parlamentar?

volume de buscas no Google por um político

Note o crescimento explosivo de buscas pelo termo após a sua eleição para a mesa diretora. É importante salientar que o Google não fornece o volume absoluto de pesquisas, mas uma estimativa que varia em uma escala de 0 a 100.

Detalhes das buscas

A ferramenta nos permite explorar os detalhes das buscas. Temos, por exemplo, a distribuição geográfica do interesse no assunto. Na imagem abaixo, temos a especificação por estado. É possível clicar em cada ente federado e observar como as buscas se distribuem entres as cidades.

volume de buscas no Google por um político

O presidente da Câmara dos Deputados é extremamente popular na Capital Federal, e no seu estado natal, o Rio de Janeiro.

Outra possibilidade é a visualização dos temas relacionados ao político pesquisado. Desta forma é possível identificar com quais termos os eleitores associam o candidato.

No caso de Maia, é possível notar sua alta associação com o Presidente da República, Michel Temer e com estrutura legislativa da Câmara dos Deputados.

volume de buscas no Google por um político

Comparação entre políticos

Outra excelente funcionalidade é a comparação de volume de buscas por um político. Assim é possível comparar o desempenho do candidato com os seus adversários.

Na imagem abaixo, inserimos no Trends o nome de três presidenciáveis do campo direita. João Dória, Alckmin e Bolsonaro disputam a mesma fatia do eleitorado. Podemos observar como as buscas por Bolsonaro são mais frequentes do que seus pares.

comparação doria alckmin bolsonaro

Saiba mais

Deseja saber mais sobre o assunto? Entre em contato com um de nossos especialistas! A equipe Opus ficará feliz em ajudar!

Converse com um especialista em pesquisas de opinião pública e mercado do Instituto OPUS

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo