Gestão de anúncios no Facebook para candidatos a deputado

anuncios no facebook para candidatos
5/5 - (6 votes)

A internet vem assumindo um papel cada vez importante na política e nas campanhas eleitorais. Eleição após eleição cresce o número de candidatos e partidos que utilizam as ferramentas digitais.

Com a reforma eleitoral, ficou liberado o uso de anúncios no Facebook para candidatos. E isso muda tudo. Agora, é possível realizar o impulsionamento com segmentação de público.

Quando utilizada com profissionalismo, essa combinação tem efeitos explosivos, como observado no Brexit e na eleição de Donald Trump.

Com a possibilidade de realizar publicidade paga, surge também a necessidade de métricas para acompanhar o desempenho dos anúncios e melhorar a eficiência por real gasto online.

Navegação

Quanto custa um anúncio no Facebook ou Instagram?

Não existe um valor tabelado para veicular um anúncio no Facebook ou Instagram. O custo exato para a exibição é definido por um leilão de anúncios.

Esse leilão leva em conta a quantidade de empresas ou políticos que desejam anunciar para aquela parcela da população. Quanto maior a concorrência, maior o custo de exibição.

Otimizar o gasto com anúncios no Facebook durante a campanha

O Facebook fez um trabalho notável em facilitar a inserção de anúncios na sua plataforma. Qualquer administrador de página consegue visualizar os botões de impulsionamento em sua timeline. Contudo, essa facilidade geralmente leva a resultados abaixo do esperado.

Para resultados efetivos, a segmentação é essencial. O marqueteiro deve conhecer o eleitorado do candidato, e direcionar o investimento para essa parcela da população. Uma das ferramentas para esse ajuste fino é o Facebook Power Editor.

Com essa ferramenta, é possível determinar com exatidão as pessoas que verão seu anúncio. Outra funcionalidade interessante é obter uma estimativa do custo unitário, com base no leilão de anúncios que explicamos acima.

Tenha um plano

Antes de colocar o primeiro R$ 1,00 no Facebook, desenhe uma estratégia básica. Coloque no papel o seu orçamento e os principais objetivos. Uma das vantagens do marketing digital é a facilidade de mensuração dos resultados.

Se você deseja gerar tráfego orgânico para o seu site, uma dica é instalar o Pixel do Facebook. Desta forma você consegue monitorar toda a tração gerada pelo Facebook e ainda coletar informações dos visitantes.

Realize testes A/B

Os testes A/B ajudam a entender como diferentes aspectos do seu anúncio influenciam nos resultados. Você pode testar duas versões de um mesmo anúncio, e ver qual apresenta o melhor resultado.

Desta forma você consegue mais impacto com um investimento em publicidade menor. No próprio Facebook Power Editor é possível configurar o teste.

Seja específico

Atinja seu público alvo em cheio. Seja específico. Use palavras chave que despertam sentimentos nos eleitores. Não adianta disputar a atenção de todos os eleitores potenciais com um único anúncio.

Impulsione diversas publicações simultaneamente, cada uma focada em uma fatia especifica do eleitorado. Essa técnica é chamada micro segmentação. E seja repetitivo. A velha máxima “A TV é arte da repetição” vale para o mundo online também.

Lembre-se, a eleição para deputado é Top of Mind. Ou seja, os mais lembrados pelos eleitores levam vantagem nas urnas. Ser visto, em especial nos últimos dias de campanha, é fundamental.

Saiba mais

Converse com um especialista em campanhas eleitorais e obtenha um direcionamento para sua estratégia política!

Converse com um especialista em pesquisas de opinião pública e mercado do Instituto OPUS

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo