Análise de mercado: O que é e como fazer?

5/5 - (1 vote)

A análise de mercado é uma das principais estratégias para compreender as necessidades do seu público alvo e das empresas que o cercam.

Por esse motivo, é preciso captar informações relevantes que representem a realidade do mercado em que uma organização está inserida.

Assim, para realizar a análise ideal, é preciso seguir alguns passos essenciais. Neste texto, você irá conferir dicas e estratégias que podem facilitar o seu caminho na hora de elaborar uma análise mercadológica!

Navegação

O que é análise de mercado?

A análise de mercado, ou análise mercadológica, pode ser definida como uma pesquisa que busca compreender o quão atrativo é um mercado específico para sua empresa. Ou seja, é o processo de obtenção de dados e informações relevantes sobre o mercado em que seu negócio está inserido.

Para que serve a análise de mercado?

Essa análise é fundamental para quem está iniciando uma empresa.

Para que um negócio saia do papel é preciso conhecer sua concorrência, os preços do mercado, a qualidade exigida por seu consumidor, entre outros fatores.

Portanto, para começar uma empresa bem preparado, é preciso saber informações, como:

  • Onde irá atuar;
  • Quais são seus concorrentes;
  • Qual é o perfil de seu público-alvo.

Organizações que já atuam há algum tempo também devem realizar uma análise mercadológica. Assim, é possível acompanhar as tendências ao longo dos anos e se manter sempre atualizado, a fim de buscar um diferencial para seu produto ou serviço.

Somente dessa forma é possível diagnosticar a melhor estratégia para sua empresa e tomar ações que sejam sempre vantajosas. Realizando análises de maneira contínua, sua empresa nunca ficará para trás!

Tudo isso fará com que seu produto ou serviço esteja mais bem posicionado no mercado.

Como fazer a análise de mercado?

Uma boa análise de mercado inclui uma avaliação dos principais fatores que influenciam o seu negócio. Nesse sentido, quanto mais aspectos forem abordados em seu estudo, mais assertivas serão suas conclusões.

É importante salientar que uma análise de mercado não deve ser algo pontual – que ocorre apenas no início ou durante o planejamento de negócio. Na verdade, ela precisa ser realizada de forma contínua para que a empresa esteja atualizada sobre cada movimento do setor em que está inserida, indicando novas oportunidades ou se protegendo de possíveis ameaças. 

O ponto fundamental para se fazer uma boa análise é reunir o máximo de informações confiáveis sobre o mercado em que o produto ou serviço será ofertado.

Além disso, uma análise de mercado bem-sucedida irá passar por diferentes etapas, como:

1)      Avaliação do contexto de atuação

O contexto de atuação refere-se aos aspectos externos à empresa e requer o entendimento de alguns fatores, como: o potencial do mercado, normas regulamentadoras, desenvolvimento do setor, contexto econômico, oferta e demanda etc.

É necessário avaliar todos os aspectos que possam interferir de alguma forma em seu negócio!

2)      Avaliação do mercado consumidor

O mercado consumidor deve ser sempre o principal foco de um negócio.

É através da análise de consumo dos clientes que uma empresa desenvolverá produtos mais adequados ao gosto do consumidor. Dessa forma, a empresa conseguirá obter um melhor posicionamento no nicho de vendas em que está inserida.

É de extrema importância estar sempre de acordo com o que os clientes necessitam e desejam. Portanto, não observar o seu próprio mercado consumidor, tornará seu negócio cada vez menos relevante aos olhos da clientela, o fazendo perder preciosas oportunidades.

3)      Avaliação dos concorrentes

Analisar sua concorrência é um dos aspectos mais importantes! Com isso, será possível compreender quais os melhores caminhos a serem explorados – quais produtos ou serviços fornecer, quais estratégias de marketing tomar etc – e quais devem ser evitados.

Por meio dessa avaliação, será possível obter uma visão mais clara sobre quais oportunidades do mercado devem ser aproveitadas por sua organização.

Além disso, é possível reconhecer ameaças à sua firma, como: uma empresa que está fornecendo produtos ou serviços a preços mais baixos ou até mesmo de maior qualidade.

4)      Estudo das projeções de mercado

É importante estar por dentro do mercado para conseguir alçar objetivos possíveis de serem concretizados. Ademais, você deve estar preparado para encarar os desafios apresentados!

A análise de projeções favorece a realização do planejamento de investimentos, apresentando quais os momentos mais oportunos para se realizar as aplicações monetárias.

Em um momento de crise, esse estudo se torna fundamental para que a empresa consiga ressurgir com novas possibilidades e caminhos fortalecidos.

Quais as ferramentas necessárias para a elaboração de uma análise de mercado?

Para que haja uma boa análise de mercado, é necessário o uso das ferramentas corretas, capazes de fornecer confiabilidade nos dados apresentados. As ferramentas incluem:

  • Coletores de dados: Existem softwares e aplicativos seguros e competentes por realizarem coletas de dados sobre determinado mercado, podendo até filtrar essa coleta por setor de atuação.
  • Plataforma de pesquisa: Essa plataforma é fundamental para a realização de uma análise de mercado. É possível encontrar empresas que servirão para sua análise determinando um intervalo para que se enquadrem dentro de um valor de mercado ou até mesmo as encontrando por meio da verificação dos interesses de um determinando público-alvo.
  • Analisadores sociais: Permite que a empresa tenha uma relação mais estruturada com o cliente. Dessa forma, é possível acompanhar as ações que mais geram engajamento, descobrir o que é mais procurado na internet por seus consumidores e o que oferece mais resultado!

A importância da análise de mercado

Compreendemos que a análise de mercado contribui no desenvolvimento do negócio e possibilita a geração de dados fundamentais para compreender se a sua ideia de negócio é viável ou não.

Além disso, outros benefícios também são observados, como:

  • Conhecimento do público alvo: a análise de mercado fornece o perfil do seu potencial público alvo, seja pela perspectiva quantitativa (tamanho de mercado, quantidade) ou pela qualitativa (estilo de vida, perfil de consumo, faixa etária, hábitos, entre outros).
  • Entendimento dos concorrentes: a partir desse estudo, é possível observar as estratégias utilizadas pela concorrência, compreendendo o que funciona ou não. Assim, você se torna capaz de adotar ações que o possibilitem diferenciar sua marca.
  • Rol de Fornecedores: a análise também facilita o desenvolvimento de uma relação de fornecedores que ajudarão a otimizar/potencializar o trabalho.

Opções complementares à análise de mercado

Como vimos, a análise de mercado traz inúmeras vantagens. Entretanto, é possível complementar a avaliação mercadológica adotando outras estratégicas, como por meio da contratação de um cliente oculto!

Esse serviço irá oferecer à sua empresa uma análise criteriosa sobre seus pontos positivos e negativos, além de indicar o que deve ser melhorado e quais as melhores estratégias a serem empregadas para alavancar suas vendas.

A partir disso, é possível utilizar os dados obtidos e compará-los com as demais empresas, ajudando-o a aprimorar ainda mais os processos de sua instituição!

Instituto Opus é especializado nesse tipo de avaliação! Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo