Carteira de clientes: O que é, como criar e gerenciar

5/5 - (1 vote)

Pensar em carteira de clientes é pensar em aumentar as vendas e o alcance do seu mercado. Essa organização deve ser pautada de forma ativa, acompanhando seus clientes e identificando suas necessidades.

Neste artigo, você aprenderá a como criar e gerenciar sua carteira de clientes da maneira mais efetiva e que irá lhe proporcionar os melhores retornos!

O que é carteira de clientes?

Pode ser designada como o conjunto de clientes costumeiros de uma empresa, com os quais houve algum tipo de contato em caráter comercial. Ou seja, a carteira de clientes reúne todos os consumidores que você já atendeu com algum nível de vínculo comercial.

Com esse acompanhamento você consegue identificar clientes ativos, que consomem seus produtos e serviços com regularidade, gerando lucro para o negócio.

Há também os clientes inativos, que não interagem com a marca há algum tempo. Neste processo, também encontramos clientes que interagem de forma mais espaçada e precisam de algum estímulo para se tornarem mais ativos. A partir deste ponto você consegue ter um plano de ação.

Como montar uma carteira de clientes?

Construir uma carteira de clientes ativa é uma das tarefas mais importantes dentro do negócio, uma vez que sua clientela é a verdadeira fonte de renda e lucros da sua empresa.

Podemos considerar várias estratégias a serem implementadas com o objetivo de alcançar melhores resultados, direcionando recursos e atenção, a fim de tornar ainda mais fiéis aqueles clientes que já consomem com frequência e de estimular os compradores que ainda não interagem tanto com sua firma.

Elaboramos as principais dicas de estratégias para você:

  • Defina o perfil de cliente ideal para seu negócio;
  • Identifique a necessidade de cada cliente;
  • Utilize redes para promover o networking;
  • Busque indicações com seus clientes;
  • Contrate um time de vendedores com a carteira já formada;
  • Busque pelos bons clientes antigos;
  • Treine sua equipe com excelência;
  • Inspire-se em grandes empresas.

Busque otimizar a relação da empresa com o consumidor, identificando suas necessidades e apresentando os grandes impactos que seu produto pode causar.

O grande segredo é fazer com que o cliente se sinta acolhido!

Como gerenciar a carteira de clientes?

Agora que você já aprendeu a montar sua carteira de clientes, é preciso saber como gerenciá-la, para que não perca os clientes que conquistou com tanto esforço.

Confira algumas etapas do processo de gerenciamento da carteira a seguir:

  • Estabeleça uma meta alcançável: essa definição deve ser de acordo com seu desempenho nos últimos meses. Assim, você terá dados consistentes para criar metas de acordo com o cenário atual de sua empresa.
  • Divida seus clientes em modalidades: é importante que haja a separação de clientes por localidade, preferências, renda, entre outros aspectos. Essa divisão facilita o processo de entendimento do consumidor, o que permite a adoção de estratégias mais efetivas para cada público.
  • Cuide da qualidade do serviço: o foco não deve ser somente aumentar a carteira de clientes, mas cuidar da qualidade do serviço para que o cliente satisfeito indique sua empresa aos amigos. Com isso, será possível expandir seu negócio com o networking e a qualidade necessários.
  • Use a tecnologia em seu benefício: use um sistema ERP para que todas as informações sobre sua firma sejam integradas. Dessa forma, se torna mais fácil delimitar e analisar os processos da empresa, sem sofrer com planilhas e e-mails.
  • Busque conhecimento: para atrair e manter sua rede de clientes, busque informações na concorrência para entender o que pode ser melhorado e o que não deve ser feito de forma alguma.
  • Lembre-se dos antigos clientes: um cliente antigo pode voltar a consumir seu produto ou até mesmo indicá-lo a algum amigo. Para que isso aconteça, seja gentil no processo de cancelamento e mantenha as portas abertas para caso ele decida retornar.
  • Contrate um analista de sucesso: esse profissional pode fazer toda a diferença para entender o comportamento do consumidor, identificar pontos de melhoria e manter contato após a prestação de serviços.

Após considerar todas essas dicas, lembre-se que toda a equipe deve ser treinada, de forma que o conhecimento das melhores práticas seja compartilhado.

Nesse sentido, será possível compreender a opinião dos consumidores sobre o serviço oferecido e estabelecer os pontos a serem melhorados com o objetivo de conquistar a fidelidade do cliente.

Como melhorar a experiência do cliente?

Saber como anda o seu relacionamento direto com o consumidor em seus pontos de venda é um bom passo inicial para ajudá-lo a conhecer as características de sua clientela. Dessa forma, é possível aplicar estratégias efetivas, a fim de conquistar ainda mais consumidores.

Para isso, a avaliação por cliente oculto é a solução perfeita para você!

Esse serviço oferece à sua empresa uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados nos diferentes setores da instituição pelos olhos dos próprios consumidores.

Instituto Opus é especializado nesse tipo de avalição! Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo