Como inovar na empresa: Dicas valiosas para vencer a concorrência!

5/5 - (1 vote)

O mercado está sempre em constante mudança e cada vez mais competitivo. Por isso, é imprescindível que o empreendedor esteja atento às novidades e consiga inovar dentro da sua empresa.

Nos últimos anos, as organizações vêm investindo em inovações nos diversos ramos, criando um diferencial competitivo para conseguirem se manter relevantes no mercado.

Estar atento às novidades e implementá-las no modelo de negócio é uma decisão estratégica para elevar o nível da empresa e transformá-la em uma grande potência.

O que é inovação empresarial?

A inovação empresarial é um processo de constante melhoria nos procedimentos de uma empresa. É guiada pelos líderes da instituição, que precisam estar comprometidos com essa missão, buscando e valorizando ideias da própria equipe, além de ter olhar atento ao que está acontecendo no mundo coorporativo.

De acordo com a pesquisa global realizada pela Rimini Street, 89% dos CEO’s acreditam que as organizações deveriam investir mais em inovação. Além disso, a pesquisa também aponta um aumento de 14% na receita anual e de 12% na redução dos custos das empresas que aderem constantemente a inovações.

Estratégias para inovar dentro da sua empresa

Já podemos perceber como os grandes executivos acreditam nas vantagens da inovação. Mas como tornar isso real e aplicável no dia-a-dia?

Ter organização é uma característica necessária para que uma ideia inovadora consiga ser aplicada de maneira eficiente. Por isso, os líderes devem estar de olho em suas equipes, sempre as motivando e as engajando.

Uma das maneiras de garantir que seus funcionários estejam realizando um bom trabalho é por meio da estratégia de “retorno para o colaborador”. O feedback é uma importante ferramenta para o crescimento pessoal e conjunto de toda a equipe!

Foque no cliente

Sabemos que, dentro de uma empresa, todas as partes são importantes, porém o cliente será sempre o fator que agregará mais valor a um negócio, movimentando-o constantemente.

É essencial focar na necessidade do público, observar quais são as suas vontades e suas demandas. Esteja atento e ouça a sua clientela – ela poderá trazer considerações preciosas, que podem ajudar a melhorar o seu serviço!

Crie um ambiente de empreendedorismo

Para promover a inovação é necessário que toda a equipe esteja engajada com um propósito em comum.

Criar um ambiente de empreendedorismo, no qual os funcionários comecem a pensar como inovadores, é uma boa tática para aumentar a produtividade da instituição.

Valorize as ideias do time

Estar atento às novas ideias que surgem nas áreas internas da empresa é extremamente importante para crescer seu negócio.

Muitas inovações podem ser pensadas em diálogos entre os funcionários, em momentos de troca de ideias e, muitas vezes, durante tentativas de solução de problemas.

Nesses momentos, os gestores precisam estar de um olho, acurado para filtrar o que é benéfico para a empresa e trabalhar para a implementação da estratégia pensada.

Planos de carreira, facilidades na jornada de trabalho e boa remuneração são excelentes formas de estimular o crescimento de cada colaborador e de sua criatividade na hora de propor ideias.

Invista no desenvolvimento interno

Atualmente, o mundo é comandado pela internet, que vai muito além de redes sociais.

Investir em softwares que acelerem os processos internos e garantam a segurança dos dados dos clientes é muito interessante para transmitir confiabilidade ao consumidor.

Uma infraestrutura de TI atualizada auxilia na contratação de pessoas por meio de banco de dados para o RH, otimiza resultados, organiza os dados da empresa, além de poder melhorar as rotinas de trabalho de home office, por exemplo.

Se manter atualizado no mercado é imprescindível para a sobrevivência do negócio!

Monitore seus resultados

Na hora de implementar inovações é preciso saber quais são os resultados desejados e entender qual o objetivo a ser traçado.

Quais os benefícios que a empresa terá caso essa nova ideia seja implementada?

É importante saber como monitorar os resultados obtidos. Se questione como eles serão analisados e qual parte da equipe será responsável por realizar esse diagnóstico.

Depois de delimitar essas premissas, é hora de aplicar efetivamente as inovações!

Principais desafios no momento de inovar

Inovar não é tarefa fácil. Várias barreiras podem surgir desde o momento da criação de uma ideia até sua implantação.

Confira, a seguir, dois principais desafios que podem dificultar o processo de inovação.

Falhas na estratégia

Antes de inserir qualquer ideia na empresa, a estratégia tem que ser muito bem pensada e delineada pelo time.

Uma inovação mal planejada e executada pode ser frustrante, podendo oferecer quase nenhum resultado.

Pouco interesse dos colaboradores

De acordo com os dados da pesquisa realizada pela MindMatters com 150 empresasem 2015 nos Estados Unidos, a maioria dos funcionários tendem a desacreditar em programas de inovação por acharem que estes não trarão nenhum ou pouco benefício para a organização.

Apesar dos líderes estarem cientes da necessidade de se gerar novas ideias constantemente, a força trabalhadora da empresa, muitas vezes, não está.

Por esse motivo, é de responsabilidade da gestão estimular seus colaboradores e mostrar as vantagens que poderão desfrutar caso contribuam para um processo de inovação.

Benefícios da inovação na empresa

Não existe fórmula secreta para inovar. É preciso conhecer seu próprio negócio e, a partir dele, analisar quais as melhores estratégias a serem tomadas.

Um processo de inovação traz inúmero benefício para uma empresa, como:

  • Aumento de produtividade;
  • Maior competitividade;
  • Rápida comercialização;
  • Crescimento da receita;
  • Diminuição dos custos;
  • Aumento na satisfação do cliente.

A mudança no mindset da empresa acontecerá à medida que as inovações forem aplicadas. Melhor serão as inovações, quanto mais os funcionários estiverem envolvidos e unidos em prol desse objetivo!

Avalie a percepção do cliente sobre sua empresa

Como vimos, ao fomentar o processo de inovação em sua empresa, novas estratégias serão implementadas com o objetivo de atrair cada vez mais clientes.

Mas como saber se essas mudanças estão de fato agradando os consumidores? Não seria ótimo entender o que sua clientela está achando de seu atendimento e de seus produtos?

Visando solucionar essas questões, o serviço de cliente oculto surge justamente para fornecer a você a percepção do público a respeito de seu negócio.

Assim, esse serviço oferece à sua empresa uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados nos diferentes setores da instituição. Com isso, é possível implantar as melhorias necessárias e estratégias ainda mais efetivas, com o objetivo de captar e fidelizar mais clientes!

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo