Por que utilizar um software de atendimento ao cliente?

Elevar o nível do atendimento da sua empresa pode resultar em diversos benefícios para seu negócio. Nos dias atuais, vivemos a era do relacionamento e, por isso, buscar formas de criar uma relação duradoura com o cliente é de extrema importância.

Nesse contexto, contar com um software de atendimento ao cliente pode interferir positivamente nesse processo, tanto no conforto da sua empresa, como na satisfação do cliente.

Neste artigo você vai conferir:

  • O que é a Era do relacionamento;
  • Por que ter um software de atendimento ao cliente?;
  • Estratégias de atendimento;
  • Como escolher um software de atendimento ao cliente.

A Era do Relacionamento

O relacionamento entre cliente e empresa foi evoluindo com o passar dos anos. Em gerações anteriores, essa relação acontecia unicamente quando uma compra era concretizada. Hoje, nós temos uma relação direta com a empresa em que fazemos compras, desde seguir nas redes sociais ou compartilhar os produtos que gostamos. Mas para que essa relação realmente aconteça é preciso que a empresa se esforce para buscar oferecer a melhor experiência ao cliente.

Durante a pandemia esse fato ficou ainda mais claro. O poder de compra de muitas pessoas diminuiu e elas se tornaram ainda mais criteriosas na hora de escolher um produto. Marcas que buscaram oferecer as melhores experiências ao cliente, durante toda sua jornada, se destacaram nesse período.

Além disso, o formato de compra mudou significativamente durante o período de isolamento. Um estudo realizado pelo Webshoppers 43 Ebit| Nielsen & Bexs Banco apontou um crescimento de 41% no comércio virtual em 2020. O número representou a maior alta desde 2007. Essa mudança fez com que muitos consumidores recorressem ao atendimento das empresas, nos mais diversos canais, buscando esclarecer suas dúvidas. As empresas que estavam preparadas para esse momento puderam aproveitar enquanto as outras tiveram que lidar com a insatisfação do cliente.

Por que ter um software de atendimento ao cliente?

Muitas empresas investem em grandes campanhas para captação de clientes. Porém, quando ele precisa de algum auxílio por parte do atendimento da empresa, termina extremamente insatisfeito. Assim, com o acesso a internet e as opiniões de usuários, se tornou mais simples descobrir qual empresa busca ou não a satisfação do consumidor.

Hoje em dia, para que uma empresa esteja dentro das possibilidades de compra dos potenciais clientes ela precisa, além de oferecer um bom produto, oferecer um atendimento de qualidade. Esse atendimento precisa ser funcional e agradável para o cliente. Ou seja, ele precisa reafirmar e fortalecer a relação do cliente com a empresa.

Os softwares de atendimento surgiram com o objetivo de simplificar essa relação, tornando o atendimento mais fluido. Eles facilitam tanto para a equipe de atendimento, quanto para o cliente. Existem alguns tipos de softwares e estratégias de atendimento. Eles se diferenciam, em resumo, por conta dos seus objetivos e funcionalidades. Conheça algumas estratégias.

Estratégias de atendimento

Multicanal não integrada: Nesse modelo o seu cliente pode entrar em contato com a sua empresa através de diversos canais. Entretanto, eles não estão integrados. Um atendimento realizado via telefone não estará disponível via WhatsApp.

Multicanal Integrada: Nessa estratégia os seus canais de atendimento estão integrados. Porém, os dados não são centralizados. Ou seja, as informações do cliente não estarão disponíveis através de uma única interface.

Omnichannel: Essa estratégia pode ser considerada a evolução de todas as outras. Ela oferece à empresa diversos canais unificados e dentro de uma plataforma unificada. Lembre-se que essa estratégia é a única que oferece todos os benefícios citados acima.

As plataformas de atendimento Omnichannel, por exemplo, oferecem as condições para que sua empresa consiga proporcionar a melhor experiência ao cliente. Confira alguns benefícios do Omnichannel:

  • Visão completa do histórico do cliente;
  • Centralização das informações;
  • Automação dos processos;
  • Atendimento rápido e unificado;
  • Plataforma inteligente;
  • Alto índice de customização;
  • Integração com outros sistemas.

São diversos benefícios que esse tipo de plataforma pode oferecer às empresas. Contar com uma plataforma inteligente afeta também na produtividade dos colaboradores. Isso porque, com a automação dos processos eles podem passar mais tempo dedicados a conhecer o perfil do cliente e oferecer um atendimento único.

Como escolher um software de atendimento ao cliente

Existem muitas opções de softwares de atendimento. Cada um possui suas funções e se encaixam nas classificações que contamos acima. Entender qual o tamanho da sua empresa e do time de atendimento são pontos relevantes. Além disso, identifique quais demandas que, se automatizadas, poderiam elevar o nível do atendimento do seu negócio.

O omnichannel se destaca dentre as estratégias já que está alinhada com as exigências atuais do mercado. Hoje já não é possível atender o cliente através de um único canal. Assim, uma ferramenta que unifique os processos pode sair na frente quando falamos de qualidade.

Contar com um software de atendimento faz com que sua empresa se relacione melhor com os clientes. Atualmente, com a diversidade de canais que estão disponíveis para atendimento, é natural que a equipe encontre algumas barreiras. Neste momento, o software pode auxiliar o seu time, automatizando processos e dando praticidade ao atendimento.

O atendimento é crucial para a construção de um relacionamento, por isso, encontre as ferramentas necessárias e certifique-se que sua empresa está oferecendo a melhor experiência ao cliente.

Este artigo foi escrito pela NeoAssist, uma solução omnichannel para otimizar o atendimento da sua empresa e melhorar o relacionamento com seus clientes.

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo