Propósito Transformador Massivo: Por que empresas que o utilizam crescem tanto?

Rate this post

Navegação

O que é Propósito Transformador Massivo?

O propósito transformador massivo ou massive transformative purpose (MTP), em inglês, nada mais é do que uma declaração de objetivo da empresa. Se trata de um slogan ambicioso que apresenta um fator central de meta empresarial.

Por que a sua empresa foi criada? Qual é o propósito da organização? Corporações que sabem responder a essas questões demonstram ter um direcionamento. A meta não deve ser apenas focada nas vendas.

Criar um MTP para uma empresa ocasiona uma mudança cultural em toda a forma de trabalho da firma. A equipe passa a ser movida por esse propósito e o resultado disso é uma transformação interna e externa.

Uma organização com propósito sabe observar o cliente e entender o que ele deseja. Dessa forma, observa-se uma facilidade por parte dessas empresas de impactar o público positivamente.

Como surgiu o Propósito Transformador Massivo?

Diversas empresas bem-sucedidas já utilizavam os princípios do MTP antes mesmo desse conceito ser consolidado.

Entretanto, em 2014, foi lançado o livro “Organizações Exponenciais: Por que elas são 10 vezes melhores, mais rápidas e mais baratas que a sua (e o que fazer a respeito)”, de Salim Ismail. Nessa obra, o autor analisa as 100 organizações que mais cresceram nos últimos tempos e agrupa as suas características em comum.

A análise permitiu perceber que todas as empresas tinham em comum um slogan altamente ambicioso, que sintetizava o propósito da empresa. Assim, a este foi dado o nome de Propósito Massivo Transformador. A Google, por exemplo, tem como seu MTP: “Organizar as informações do mundo”.

Qual é a importância do Propósito Transformador Massivo?

Pessoas que conhecem a si mesmas e sabem o propósito de suas vidas passam mais segurança, não acha? No mundo empresarial o cenário não é diferente. Uma corporação que sabe seu objetivo central transmite confiança em suas propostas.

Fazer com que o corpo de funcionários tenha em mente o porquê da existência da empresa causa melhorias em todos os setores. O setor de vendas saberá passar para o consumidor o motivo pelo qual ele deve optar por aquele produto ou serviço, por exemplo. Já o atendimento ao consumidor estará ciente das necessidades do cliente e irá tratá-lo da melhor forma possível para atingir as metas determinadas.

Alguns dos benefícios que o MTP traz são:

  • Fidelização e prospecção de clientes;
  • Ambiente seguro para a equipe de trabalho;
  • Definição clara de estratégias;
  • Melhor visão para corrigir erros e tomar decisões;
  • Inovação.

Propósito Transformador Massivo e Organizações Exponenciais

O que são organizações exponenciais?

Para entender essa questão, é preciso relembrar como opera a função exponencial na matemática. Essa função é representada por f(x)= ax. Já uma função linear é escrita como f(x)=ax. Ao executar as funções e colocá-las em um gráfico, percebe-se que as funções exponenciais crescem a uma velocidade muito maior que as lineares.

Portanto, as organizações exponenciais correspondem às empresas que crescem muito mais rapidamente do que as outras no mercado.  

Mas o que alavanca o crescimento dessas organizações? Ismail, em sua obra, deixa claro que todas essas empresas possuem um propósito massivo transformador consolidado. Ou seja, elas reconhecem suas missões frente a indústria e o consumidor.  

As organizações exponenciais se destacam pela inovação e impacto no mercado. Elas costumam captar de maneira rápida e eficiente uma oportunidade para apresentar aos clientes uma solução inovadora, inédita.

A Uber é um exemplo de organização exponencial. A corporação conseguiu dar ao público uma maneira mais fácil, segura e barata de conseguir corridas em comparação com o antigo sistema de táxis.

Apesar de existirem diversos bancos digitais que funcionam via aplicativo, sem agências físicas e com cartões de crédito sem anuidade, a Nubank até hoje se destaca por ter sido a primeira a apresentar esse diferencial no Brasil, sendo também considerada uma organização exponencial.

Confira o slogan de MTP de algumas organizações exponenciais:

  • Google: Organização a informação do mundo;
  • TED: Encontrar ideias que merecem ser espalhadas;
  • Singularity University: Impactar positivamente um bilhão de pessoas.

É interessante perceber que no slogan da Singularity University é abordada uma meta muito bem definida. O MTP da organização não é uma ideia abstrata, possuindo o propósito concreto de impactar literalmente um bilhão de pessoas.

Como montar o Propósito Transformador Massivo?

Para que a sua empresa consiga montar um MTP, é necessário que ela passe por um processo de autoconhecimento. Por qual motivo essa empresa surgiu? Qual é a sua principal função? Qual é de fato seu propósito?

Uma boa estratégia para ajudá-lo a responder essas questões e, consequentemente, permiti-lo descobrir o MTP que melhor definirá sua firma é realizar uma avaliação por Cliente Oculto.

Esse serviço será capaz de analisar minuciosamente os pontos positivos e negativos dos serviços que sua empresa oferece. Ou seja, será possível medir a satisfação dos seus clientes e identificar a visão que possuem sobre a sua firma.

Para saber mais sobre esse serviço, entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo