Shopper Marketing: Entenda o que é e qual a sua importância para atrair clientes

Rate this post

Shopper é o agente responsável pela compra de um produto em seu ponto de venda (PDV). Assim, o Shopper Marketing visa desenvolver estímulos de marketing com a intenção de influenciar o consumidor no momento da compra.

A atração dos clientes no ato da compra é parte fundamental do processo de consumo. Entenda mais sobre essa ferramenta de marketing neste artigo!

Shopper e consumidor são a mesma coisa?

O shopper e o consumidor não são os mesmos agentes e não se comportam da mesma maneira.

O consumidor é responsável por fazer o uso do produto final e por criar relações com a marca após o consumo. Já o shopper é aquele que irá adquirir o produto no ponto de venda e não necessariamente é o consumidor final daquilo que compra.

Por exemplo, quando alguém pede para outra pessoa: “Compre uma cerveja para mim, te passo o valor pelo PIX”, aquele que se encontra no mercado e que irá realizar a compra é o shopper. Entretanto, o consumidor é quem irá consumir a cerveja.

O mesmo acontece quando pais compram roupas ou fraldas para os seus filhos ou quando se compra um presente para alguém.

Qual é a importância do Shopper Marketing?

Um shopper não deseja somente ir até um PDV para comprar. Ele deseja encontrar comodidade, resolução dos seus problemas e conforto.

É necessário fazer com que o shopper saboreie o momento da compra e se sinta da melhor forma possível. É nesse ponto que o Shopper Marketing atua.

Um ponto de venda com uma boa estratégia de Shopper Marketing tende a fortalecer a sua marca e influenciar o shopper a não realizar apenas uma compra e ir embora. É difícil não parar para olhar outros produtos de uma loja quando o Visual Merchandising dela é extremamente atrativo, por exemplo.

O Shopper Marketing faz com que as empresas conheçam bem os seus compradores, permitindo um diálogo mais eficiente com eles. Dessa forma, o momento e a decisão de compra serão impactados positivamente e os shoppers estarão propensos a consumir outros produtos e a retornarem ao local que os fez sentir confortáveis.

Como implementar a metodologia do Shopper Marketing?

A forma mais efetiva de implementar a metodologia do Shopper Marketing é conhecendo os compradores e para isso são necessárias pesquisas para identificar o perfil do shopper.

Quem compra? O que compra? A que preço? Todas essas informações e um estudo geral da jornada de compra são indispensáveis para traçar o perfil do comprador e utilizar táticas para estimular o consumo. Entrevistas, filmagens, observações do ponto de venda são métodos válidos para traçar a estratégia de Shopper Marketing do PDV.

Veja bem, não faz sentido e não é atrativo para os compradores que uma livraria esteja tocando uma música no último volume e tenha uma iluminação fraca. Esses recursos não são ideais para uma livraria, pois dispersariam a atenção do comprador do produto principal e não o faria se sentir confortável no local.

As pesquisas levam os varejistas a perceberem o que atrai e o que distancia os shoppers do seu ponto de venda.

Quais são as formas de Shopper Marketing?

Existem diversas formas de influenciar um shopper no ato da compra e essas estratégias de marketing vão desde a presença de um promotor de vendas dentro do PDV até ao posicionamento dos produtos e da sua organização por preços.

Promotor de Vendas

É interessante que tenham promotores de venda nos PVD para que os clientes se sintam próximos da marca.

O promotor tem como principal função realizar as estratégias de marketing planejadas pela empresa, aumentando os resultados de vendas e criando uma ponte entre a marca e o comprador.

Visual Merchandising

O Visual Merchandising tem como objetivo otimizar a apresentação dos produtos em um ponto de venda.

A todo momento, os compradores são influenciados pelo Visual Merchandising no ato da compra. Essa estratégia de Shopper Marketing existe para atrair e “persuadir” de maneira sutil o comprador à mercadoria.

As técnicas de Visual Merchandising são as mais variadas possíveis e, normalmente, se encontram juntas. Dentre elas, também podemos citar o layout do ponto de venda e a utilização de recursos, como: músicas, iluminação, odores, cores e vitrine digital.

Posicionamento dos produtos

O posicionamento dos produtos em um ponto de venda é de extrema importância para a experiência do comprador.

Imagine estar em um supermercado onde alguns produtos de limpeza se encontram na última prateleira, junto aos cereais, e os outros produtos de limpeza estão localizados na prateleira do meio, junto aos congelados. A organização desse ponto de venda é conflitante e influencia negativamente na experiência de compra do shopper.

Logo, é importante que o PDV siga um padrão de organização dos produtos, levando em conta suas características e preços. Dessa forma, o comprador conseguirá circular pelo ponto de venda de maneira fácil e não terá dificuldades para encontrar o que deseja.

O Shopper Marketing é necessário?

Diante de todos os pontos abordados sobre o Shopper Marketing, é perceptível que utilizar dessas estratégias e conhecer melhor o público que frequenta os seus pontos de venda, traz a oportunidade de otimizar os negócios e a relação com os compradores!

Assim, conclui-se que o Shopper Marketing é uma estratégia interessante de se aplicar nos locais de venda!

Como posso melhorar o meu Shopper Marketing?

Você já utiliza estratégias de Shopper Marketing no seu estabelecimento? Deseja entender se elas estão gerando os resultados esperados?

Uma ótima solução para analisar a experiência do cliente é por meio de pesquisas de satisfação.

Outra excelente sugestão é contratar um serviço de cliente oculto. Este irá fornecer uma análise criteriosa sobre todos os pontos do atendimento do seu estabelecimento. Definitivamente, é uma ótima forma de descobrir quais aspectos devem ser melhorados para, assim, atrair ainda mais consumidores!

Para saber mais sobre esse serviço, converse com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Rolar para o topo