Brand equity: como a imagem da empresa influencia no seu sucesso

Além de produtos e serviços que supram suas necessidades, os clientes desejam qualidade. Essa é uma das características essenciais que devem estar atreladas à imagem que a sua marca tem no mercado.

Existem marcas conhecidas por serem boas, marcas conhecidas pela má qualidade e marcas que não são conhecidas. Trabalhar o brand equity garante que a sua empresa seja caracterizada de forma positiva diante dos olhos do público.

Entenda mais sobre essa estratégia valorosa neste artigo!

O que é brand equity?

A tradução de brand equity, do inglês, é valor de marca e é exatamente isso que a estratégia representa.

O brand equity trabalha a visão que os clientes terão da sua marca. Nesse contexto, garantir que a sua organização seja conhecida de forma positiva faz com que a empresa tenha mais valor e aumente seus rendimentos.

Em suma, enquanto o branding tem a função de fortalecer a imagem da marca, o brand equity é o resultado final almejado por essa estratégia: a consolidação de uma marca forte no mercado.

Quanto mais forte a imagem da marca, maiores são os seus lucros!

Qual é a importância do brand equity?

Uma marca forte tende a conquistar a maior parcela de clientes da indústria em que atua. Ou seja, o brand equity impacta – e muito – nas vendas.

Alguns fatores importantes que são afetados pelo valor da marca são:

Poder de influência no mercado

Uma marca forte tende a lançar tendências no mercado em que atua.

Um exemplo claro dessa estratégia foi o lançamento da tecnologia de Touch ID. Esse mecanismo foi primeiramente divulgado pela Apple, ao criar o iPhone 5s. Como esta é a marca mais influente de smartphones do mundo, outras empresas também passaram a utilizar da mesma tecnologia. Já percebeu que todos os celulares lançados atualmente contam com o Touch ID?

Além disso, ter uma marca consolidada e conhecida faz com que esteja sempre um passo à frente dos concorrentes, uma vez que você, muito provavelmente, terá uma base fiel de consumidores. Ou seja, os clientes sempre preferirão escolher os seus produtos e serviços.

Percepção de valor dos clientes

Quanto maior a sua marca é, maior será o valor atribuído a ela pelos clientes.

Ter isso em mãos permite, por exemplo, que você cobre mais caro por um produto semelhante ou inferior ao do concorrente e ainda assim tenha a preferência.

Isso se dá pela confiança que o público tem em seu trabalho. A confiança ainda te permitirá tomar decisões e criar estratégias inovadoras com mais tranquilidade de se arriscar no mercado do que os concorrentes mais fracos. Pois, para eles, um mínimo erro custa muito mais caro do que para você.

Lealdade e fidelização

Uma das maiores vantagens do brand equity é a lealdade obtida dos clientes.

O professor americano Michael LeBoeuf dizia:

Um cliente satisfeito é a melhor estratégia de negócios de todas”.

O consumidor que retorna à sua empresa e é fidelizado com certeza se torna um embaixador da marca. Ele irá promover de forma orgânica o seu negócio, fazendo com que novos clientes possam surgir a partir dele.

Brand equity e o marketing digital

Atualmente, é impossível criar uma marca reconhecida sem utilizar do marketing digital nesse processo. As pessoas estão sempre conectadas e tem a oportunidade de conhecer novas empresas justamente pela internet.

Quantos restaurantes novos você conheceu usando o iFood e quantos por meio de panfletos nos últimos anos? Não existe nem a possibilidade de comparar. O ambiente digital é, sem dúvidas, o mais forte para o marketing nos dias de hoje.

Os aspectos que precisam ser trabalhados para criar uma marca forte no ambiente digital são:

A mensagem certa para o público

É necessário elaborar um planejamento de marketing de conteúdo. O que isso significa? Você deve conhecer o seu público e descobrir a melhor maneira de abordá-lo.

É preciso analisar: com qual linguagem o meu público mais se identificaria, formal ou informal? Quais plataformas online mais agradarão os meus consumidores e me ajudarão a conquistar novos clientes?

Exemplificando: faz sentido uma marca de fraldas ser patrocinadora de uma festa universitária? Claro que não! Mas e uma marca de cerveja?

A efetividade da estratégia consiste em saber onde divulgar a sua marca e em como conversar com o seu público.

O canal certo

Após elaborar a mensagem que você irá passar à sua clientela, é importante pensar em quais meios será realizada essa transmissão.

Será necessário utilizar redes sociais? Um blog? Um canal no YouTube?

É um grande mito pensar que todas as empresas devem estar em todas as redes sociais: você deve estar onde o seu cliente está.

Por exemplo, os usuários do Facebook ativos são completamente diferentes dos usuários do Twitter no Brasil. Logo, ao elaborar o seu plano de marketing digital, pode ser que a sua empresa tenha a necessidade de estar apenas em uma das duas redes.

Movimentação dos canais

Imagine uma empresa que poste conteúdo de 3 em 3 meses em sua página no Instagram. Essa atitude não gera engajamento!

É necessário sempre movimentar os canais que foram escolhidos para se comunicar com o público. Criar conteúdo de forma constante e regular faz com que a sua marca cresça de forma orgânica independente do canal utilizado.

A constância de conteúdos bem-produzidos desperta o interesse do público e os aproxima da marca.

Saber qual mensagem passar, qual canal utilizar e ser constante na movimentação dessas plataformas faz com que a sua marca cresça dentro do ambiente digital e caminhe para se tornar a primeira opção dos clientes daquele mercado.

Cases de sucesso: brand equity em grandes empresas

Empresas bem conhecidas são os maiores exemplos de brand equity, uma vez que já possuem suas marcas consolidadas. Veja estes exemplos:

Apple

A Apple é um grande exemplo de brand equity dentro do mercado de tecnologias.

O iPhone, por exemplo, é o celular mais desejado no mundo! Porém, comparado a outros smartphones existentes no mercado, o iPhone perde em diversas características, como memória RAM e processador.

Mas por que ele continua sendo o maior do mercado? Porque a marca Apple é gigante.

Além disso, note que o valor dos produtos da Apple quase nunca cai! É possível comprar um MacBook e repassá-lo por praticamente o mesmo preço que foi comprado mesmo após dois anos de uso. Isso também é consequência de se ter uma das marcas mais valiosas do mundo.

Coca-Cola

A Coca-Cola é, sem dúvidas, o maior refrigerante do mundo. A grande estratégia da empresa foi investir em promover o produto como algo além de um simples refrigerante.

Você provavelmente conhece as campanhas feitas no Natal pela Coca-Cola. As propagandas são repletas de cunho emotivo, que apelam para um importante aspecto do brand experience: o Feel. Este elemento diz respeito ao envolvimento dos sentimentos dos clientes.

“Abra a felicidade”, é o slogan da marca. Você está consumindo felicidade ao beber uma Coca-Cola. Essa ideia foi muito bem aceita pelos consumidores e a empresa se tornou a maior em seu ramo!

Passos para gerar brand equity

Para calcular o brand equity da sua marca é necessário se atentar aos três elementos seguintes:

  • Valor percebido: como o público percebe a marca;
  • Efeito provocado: como a percepção que o público gera sobre a marca o impacta;
  • Influência identificada: resultados gerados pelo valor percebido pelos clientes.

Analisando essas etapas é possível calcular o brand equity da sua empresa. Assim, nota-se a influência que as ações de branding realizadas têm sobre o consumidor, como o nível de fidelização.

Vale lembrar que: o valor de uma marca não é 100% tangível. Logo, existem diversas formas de saber o quão valiosa é sua empresa analisando outros dados, como o custo de aquisição de clientes (CAC) e demais métricas.

Analise o seu brand equity

Você já faz uso de estratégias de branding e deseja saber a percepção dos consumidores sobre a sua marca?

A avaliação por cliente oculto é a solução perfeita para você!

Esse serviço oferece à sua empresa uma análise criteriosa sobre os pontos positivos e negativos observados nos diferentes setores da instituição. Assim, é possível implantar as melhorias necessárias e estratégias ainda mais efetivas, com o objetivo de captar e fidelizar mais clientes!

Para saber mais, entre em contato com um de nossos especialistas. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo