Televendas: O que é e como aplicar na sua empresa

O cliente moderno busca diversas formas de se relacionar com as empresas. Para corresponder a essa necessidade, o contact center abrange diversas maneiras de comunicação entre cliente-empresa.

Seja pessoalmente, pelo suporte do site da loja, ou mesmo pelas redes sociais ou telefone, é importante que a organização entenda como dialogar com o público independentemente do meio utilizado.

Neste artigo, abordaremos uma das partes que compõe o contact center: as televendas. Continue a leitura para entender a importância dessa estratégia e por que aplicá-la em seu negócio.

O que são televendas?

As televendas correspondem à parte do call center – o qual integra o contact center – que está relacionada ao setor de vendas da empresa.

O call center tem como função contatar clientes em potencial e clientes fidelizados utilizando chamadas telefônicas. As chamadas podem ser realizadas pelos mais diversos motivos, desde a promoção de vendas de produtos e/ou serviços até a realização de cobranças.

Além disso, o call center passivo também está disponível para que os próprios consumidores efetuem compras e realizem reclamações, por exemplo.

As televendas estão relacionadas apenas às vendas de produtos e serviços. Utilizar dessa estratégia permite que o cliente efetue uma compra por meio de uma simples chamada. Nesse sentido, o operador de televendas consegue guiar o consumidor desde a pesquisa de preço até a efetuação do pagamento.

Qual a diferença entre telemarketing e televendas?

O telemarketing tem um conceito um pouco mais amplo que a estratégia de televendas. Quando o setor de televendas contata um cliente ou é contatado por ele, a finalidade é apenas uma: realizar uma compra.

O setor de telemarketing também tem capacidade de guiar os clientes para o fim de uma compra, inclusive é esse é objetivo do marketing. Entretanto, sua função principal é de gerar interesse sobre os produtos da empresa.

Dessa forma, da mesma maneira que as televendas estão diretamente ligadas ao setor de vendas da organização, o telemarketing está ligado ao setor publicitário.

Por exemplo, quando a sua operadora de telefone te liga oferecendo um plano mais vantajoso do que o que você possui, essa ligação faz parte do telemarketing. Como resultado dessa ação, alguns consumidores irão se interessar pela proposta e, consequentemente, serão encaminhados para um atendente de televendas.

O que faz um atendente de televendas?

Um atendente de televendas é o profissional que irá entrar em contato com os clientes de forma direta por meio do telefone.

Como o seu foco principal é realizar vendas, esse profissional deve conhecer bem o produto/serviço que oferece, tal qual como todos os produtos que fazem parte da empresa.

Além disso, o operador de televendas deve estar bem alinhado à ideia de atendimento da instituição, prezando sempre por um atendimento humanizado, fazendo o consumidor se sentir acolhido.

Se preocupar em como tratar os clientes mostra um diferencial de marca. “A empresa não quer apenas vender para mim, ela se preocupa comigo” – deve pensar o comprador. Essa estratégia torna clientes em potencial em clientes reais e fidelizados!

Televendas ativas x receptivas

Ambos os meios de se realizar uma televenda têm a mesma finalidade: vender o produto. Entretanto, é preciso que o atendente saiba se portar da devida maneira tanto para realizar uma chamada para o cliente, quanto para receber uma ligação de um consumidor.

Atenção: cada situação exige que o profissional se comporte de uma forma diferente.

As televendas ativas correspondem às chamadas realizadas pela própria empresa para clientes em potencial.

No caso das televendas receptivas – aquelas nas quais o cliente liga para a empresa –a atenção deve ser dobrada.Pois vejamos, é o consumidor que está entrando em contato com a empresa. Ele já é um cliente em potencial altíssimo!

Dessa forma, em ambos os casos o operador deve demonstrar entusiasmo na venda e transparecer ao cliente os benefícios do produto/serviço no qual ele se mostra interessado.

Quais são os benefícios que as televendas trazem para a minha empresa?

Realizar vendas por telefone fará com que a sua empresa reduza custos financeiros e de tempo pela facilidade do processo. Por exemplo, a empresa deixa de gastar com uma equipe de vendas que precisaria viajar para outra cidade caso a estratégia de televendas não fosse possível de ser aplicada.

Desse modo, alguns benefícios trazidos pelo mecanismo, são:

  • Reduz de custos com viagens do setor de vendas;
  • Torna possível contatar diversos clientes em um único dia;
  • Cria uma imagem positiva da marca por meio de um atendimento humanizado;
  • Converte negócios em potencial em vendas concretas.

Quais são as desvantagens das televendas?

Apesar de ser uma boa estratégia, é importante salientar que existem desvantagens em utilizar o setor de televendas, como:

  • Utilizar apenas as televendas ou apenas o call center em geral é desvantajoso. Existem outros meios de se contatar um cliente que evoluíram junto com os processos de venda atuais. Os meios de comunicação provenientes da internet têm se mostrado mais eficazes e práticos na relação cliente-empresa e não podem de maneira alguma ser ignorados.
  • Investir em um grupo de televendas próprio trará custos para a empresa. Caso a empresa obtenha esse serviço de forma terceirizada, há o risco de os atendentes não corresponderem à ideia da marca e mancharem a imagem da organização com um atendimento de má qualidade.

Dicas para realizar as televendas

Para começar a realizar as televendas é necessário conhecer bem a sua empresa e as suas metas. Ter um plano específico de vendas é parte fundamental do processo.

Analise o mercado em que sua firma está inserida. Observe o perfil dos clientes que você deseja conquistar através da estratégia de vendas: eles gostariam da ideia de serem atendidos por telefone?

Além disso, é importante que a sua empresa teste o método em questão antes de começar a investir no setor de televendas. Após analisar esses aspectos, passe a oferecer os produtos aos seus clientes via telefone e veja se os resultados alcançaram as suas expectativas ou não.

Caso veja que realizar as televendas trará vantagens à sua instituição, treine sua equipe! É de suma importância que os atendentes sejam qualificados. Eles estarão em contato direto com o público. Portanto, a imagem da marca será passada por meio do atendente.

Como melhorar as minhas televendas?

A sua empresa já trabalha com televendas? Gostaria de entender melhor o que os seus clientes acham do seu atendimento? Tem interesse em identificar os pontos negativos e positivos do serviço oferecido aos seus consumidores?

A avaliação por Cliente Oculto pode ser a solução perfeita para você!

Com o serviço gerenciado pelo Instituto Opus, o cliente oculto poderá avaliar os mais diversos detalhes a respeito do atendimento que os seus funcionários têm proporcionado à sua clientela! Assim, será possível identificar com precisão quais aspectos de sua empresa devem ser melhorados. Consequentemente, também será possível fazê-lo conquistar ainda mais consumidores!

Para saber mais sobre esse serviço, entre em contato com um de nossos consultores. Ficaremos felizes em ajudá-lo!

Gostou do nosso conteúdo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo